Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leitor ótico falsificado?


Posts recomendados

 Acho que estou em uma maré de azar! Estou com este Sharp CMS-R260CDX que chegou sem funcionar nada. Troquei kit correia, corrigi o defeito, que era solda fria, e até consegui lavar o leitor, porém o mesmo não achava foco de forma alguma! Apenas tentava, tentava e nada. Pois bem, comprei um leitor novo (Sharp H8137AF) que veio bem embalado com antiestática e tudo mais, mas de cara não quis ler! Apenas tentava e não achava foco. Mexi um pouco (beem pouco) no potenciometro do foco, marcando com uma caneta antes para não perder os valores iniciais e ele começou a ler, mas parava na 7/8 faixa, sem contar que demorava para ler a próxima, em torno de uns 5 segundos!!! Fiz todos os ajustes possíveis, sempre tomando cuidado e nada faz com que ele funcione!! Já limpei os motores, testei com multímetro analógico (deu 186ohms) e nada! O motor está perfeito, tudo aparenta estar ok e nada de funcionar. Quais as chances de ter comprado um leitor falsificado ou com defeito? Tem alguma forma de testes ou alguém já passou por isso com estes rádios? Este defeito está me deixando maluco.

PS: ele leu coisa de dois cds até a faixa 7 e um até a 8 e só! Agora não lê mais nada, apenas tenta, tenta e aparece Err no display. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Bcpetronzio, esta unidade não usa flat, mas sim fios soldados na placa e com conectores para o leitor. Já conferi todos com multímetro e refiz soldas, mas nada! Uma coisa que fiz foi ressoldar o C29 de 15p (seria 15pF não?) e ele voltou a ler, mas ainda está estranho! Nenhum CD gravado eu consegui que o mesmo lesse, no mínimo risco o leitor parece sofrer muito para conseguir ler o disco (e as vezes sequer lê!) e, por último, o drive esquenta bastante conforme o uso do CD! Acredito que por ser um ci LA ele esquente mesmo, já que os motores estão com as escovas em ordem e lubrificados. 
 Ainda aposto que a unidade seja falsa! A serigrafia da pequena placa dos conectores não é tão bem feita quanto da unidade original, apesar do CI não me parecer duvidoso, mas lembro de ter problemas com duas unidades que não liam DVD's roxos ou de cores diferentes em um dvd player sony, o que é meio que ''parecido'' e as unidades eram falsas (SQNY e não SONY).
 Já adiantando: já mexi no trimpot de ajuste de intensidade do laser, mas está tudo ok! O laser está forte e com muito fôlego (trimpot pela metade) mas tudo aponta um erro no foco, pois o leitor fica tentando achar a posição e demora para pular musicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Pois bem, o vendedor me enviou outro leitor óptico que aparenta estar pior que o primeiro! Este detecta as faixas (de alguns poucos CD's 100% limpos e originais), mas não toca nada! Novamente, tentei mexer no trimpot de intensidade mas não parece ser problema com o laser.

 Mesmos detalhes: SHARP um pouco borrado, a etiqueta diferente do original do aparelho e a tampa plástica aparentemente colada (quando no original era apenas encaixada). Será que estes leitores são tão ruins ou mal feitos assim? Seria recondicionada (duvido, pois até o trimpot do original é diferente!) ou falsificada mesmo? Um leitor com defeito tudo bem, mas dois? Estou desconfiado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Uma ruim é normal! Agora, duas com o mesmo defeito, já não é tão normal!...

Experimente trocar o motor que gira o CD antes de condenar essa nova unidade!...

 

Se você tiver como, tire uma foto dessa unidade e coloque aqui para averiguarmos... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motor está bom! Lubrifiquei ele e testei com outro aqui e mesma coisa, ele gira bem livre! Assim que puder posto fotos detalhadas

adicionado 1 minuto depois

O mais estranho é que as duas não tem o mesmo sintoma! Uma sequer lê, a outra lê um cd ou outro, mas não todos. É como se uma estivesse fraca e a outra condenada mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei algumas fotos com meu celular, espero que dê para ver com detalhes o leitor. Prestem atenção na serigrafia da marca SHARP onde o S aparece menor e esta parece um pouco borrada, com uma fonte diferente da original. Também há o detalhe do potenciômetro soldado torto e dos pontos de cola laterais da tampa da lente. Esta é a embalagem que acompanha este leitor.

P_20160720_224804.jpg

P_20160720_224826.jpg

P_20160720_224844.jpg

P_20160720_224911.jpg

P_20160720_224925.jpg

P_20160720_225003.jpg

P_20160720_225031.jpg

P_20160720_225121.jpg

P_20160720_225135.jpg

P_20160720_225142.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK! A original que você disse (H8137AF) eu também não encontrei, só retorna as H8147AF que é essa que você adquiriu... 

São bastante semelhantes inclusive, eu ainda não tinha visto uma unidade óptica com CI de controle junto!!!

Vou dar uma sugestão que parece estranha! mas verifique os capacitores de filtro que alimentam a placa de controle do CD...

Essa unidade me pareceu bastante crítica a ripples de tensão da alimentação!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio a original também é H8147AF! Acabei me enganando quando escrevi o tópico. Enfim, tirei mais algumas fotos, desta vez mostrando a antiga original à direita e a supostamente falsificada à esquerda. Troquei os eletrolíticos, mas estou pensando seriamente em pedir reembolso, pois de fato, duvido muito que seja original! Note que:
-As ligações do canhão são totalmente diferentes, a tampa da lente parece estar um pouco fora de nível na nova, a serigrafia da placa, conforme tinha dito, não é do logo SHARP, mas sim uma letra comum, além de pequenas diferenças até no tamanho da lente, onde da original parece ser um pouco menor e mais alta.

P_20160721_133341[1].jpg

P_20160721_133349.jpg

P_20160721_133405.jpg

P_20160721_133441.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

este pingo de cola quente que está ali na unidade falsificada é muito estranho (uma vez comprei uma unidade de CD que não usava parafusos, e sim pingos de cola (parecidos com cola quente) resultado não durou uma semana...

 

Quanto ao seu problema, uma vez consertei um CD-rom, baixando um pouco aquele pratinho preto do spindle que segura o CD, e com isso a mídia ficou mais perto do leitor, mas não o suficiente para tocar na lente quando esta sobe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 O prato está alinhado! Nesta unidade, ao contrário de vários toca cd Samsung e Philips, fica bem próxima ao CD mesmo. Estou pensando em retirar o CI da unidade antiga para passar para a nova (que provavelmente usa um falsificado), vai que resolve o problema não é mesmo? Rsrsrs. Vou tentar reparar esta unidade e, caso tenha sucesso, volto com fotos aqui! Por favor, não fechem o tópico ainda.
 Já adiantando, são unidades falsas! Vendedor devolveu o dinheiro e sequer as quis de volta. Essa unidade original vem com um trimpot azul que é regulado apenas com chave de fenda (conforme mostrei em foto), além do canhão possuir pinagem em um circulo e não reta conforme os falsificados. Essa unidade em questão é bem copiada pelos chineses por servir no raríssimo NeoGeo CD, um videogame da década de 90.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz alguns testes, mas infelizmente não estão em bom estado! Resumindo: não compra ou perca tempo com estas unidades, são falsas! Há várias em sites chineses por pouco menos de 15 dólares com frete incluso, ou seja, não valem nada. Que fique a dica com as fotos para que, na hora de comprar esta unidade, verifique se a mesma é original Sharp ou não. 
Pode fechar o tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...