Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor marca de placa de vídeo para linux


DarkLotus

Posts recomendados

Qual fabricante é melhor para quem usa Linux? Eu tenho uma Radeon HD 6800, bem velhinha, to pensando em trocar por uma R7, um modelo não muito caro, mas que faz 4k. Será que eu deveria adquirir uma GeForce ao invés disso? Falo em questão de compatibilidade geral. Já tive problemas tentando instalar os drivers proprietários da AMD num Linux Mint.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por mais que o futuro pareça promissor para a AMD no Linux, com o possível Triunfo da API Gráfica Vulkan, no atual momento as Placas da NVidia ainda possuem um suporte superior..
Sobre os drivers, o último Driver lançado para Linux foi o AMD Radeon Crimson 15.11 ou 15.12, que foi logo após o Catalyst sair de cena.. enquanto que no Windows já se encontra na versão 16.7.1..
Ao que parece a AMD está mais focada no Driver Open Source, vulgo AMDGPU, que já vem junto ao Kernel.. só não sei dizer se a performance dele está tão decente quanto a do Crimson..
Estou aguardando a chegada de minhas memórias para testar e assim que possível deixo aqui o meu parecer, de acordo com a minha configuração..
Mas pelo pouco que li, para o uso geral não está apresentando problemas não.. tudo correndo perfeitamente, seja no Open Source, seja no Proprietário..
Agora quando digo que as Placas da NVidia são melhores no Linux é no quesito de Performance em Jogos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei comprando esta gracinha pro meu PC

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-778132575-placa-de-video-gigabyte-geforce-gtx750-1gb-gddr5-128-bits-4k-_JM

 

Não é top, mas o preço está muito bom, tem duas saídas HDMI e faz 4k, achava um desperdício ter uma TV 4k mas não uma placa de vídeo capaz desta resolução,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma placa modesta que não faz feio não..
Mas o preço, com todo respeito, não está bom !
450 Reais tu encontra 750 TI de 2 GB por ai.. de 1 GB também.
E se o foco nem fosse jogar, fosse apenas aproveitar a resolução 3840x2160 (4K) em aplicações multimídia, a R7 360 também lhe serviria sem problemas, não deixaria a desejar em Jogos (Alguns) e no Windows iria ser melhor do que a 750.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

uso o conjunto da assinatura com o ubuntu 1604, posso afirmar que o driver Nvidia dá um banho na AMD. talvez agora com essa geração mais nova de gpus possa ser que ela dê um pouco de carinho para o pinguim...mas a diferença de uma para outra é  grande, ao menos para games e folding, Nividia não tem grandes problemas, é pegar e usar numa boa, a AMD penei uns meses tentando deixar o catalyst no mais atual e poder rodar os jogos e o folding e depois de tentar tudo, desisti.

 

 

11 minutos atrás, Hoosh disse:

450 Reais tu encontra 750 TI de 2 GB por ai.. de 1 GB também.

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-de-video/placa-de-video-asus-geforce-gtx-750-ti-oc-2gb-128bits-gtx750ti-oc-2gd5-box 450..nem tanto, mas 499 pega uma placa muito boa....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogos tem uns que ficam interessantes, como os da Valve por exemplo..
Outros como Dying Light foram um fiasco no que diz respeito ao desempenho !

No caso eu pude testar uma AMD Radeon R9 380 MSI Gaming 2G e há alguns meses atrás estava usando a NVidia GeForce GTX 970 Asus Strix.. sem dúvidas a 970 tinha um desempenho geral muito superior nos jogos, sem os imprevistos que eu tive na R9 380, de rodar bem um jogo e depois rodar super mal o outro..
Agora estou na AMD Radeon R9 390 PowerColor PCS+ mas ainda não tive a oportunidade de testá-la pelo fato de ainda faltar as memórias para poder fazer uso da nova build.

R$499,00 com Frete Incluso..
Versão de 2 GiB da EVGA.. (3 Anos de Garantia ;) )
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-779625369-geforce-evga-gtx-750ti-2gb-ddr5-128bits-5400mhz-1020-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

O novo kernel está trazendo muito melhor suporte, principalmente com o OpenGL e o famoso Vulkan:

https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Win10-Linux-Vulkan-Early

Nvidia fazendo bonito no linux:

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=nv-linux-gtx1060&num=1

E já há uma nova versão do Mesa, trazendo suporte vários drivers:

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=nv-linux-gtx1060&num=1

E uma comparação do vulkan com o opengl:

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=dota2-vulkan-redux&num=3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DarkLotus A AMD está se revolucionando no Linux. Antigamente o FGLRX lançava sempre atrasado e sem suporte para os Xorg recentes, por exemplo, mas hoje em dia tudo isso mudou. A AMD trabalha com 3 drivers no Linux atualmente: Radeon (super maduro e OpenSource), ADMGPU-PRO (que trás elementos OpenSource e proprietários, e que inclusive consegue desempenho melhor que o Catalyst rodando no Windows 10 em alguns jogos), e o AMDGPU (que é completamente OpenSource e que ainda precisa amadurecer mais).

 

Com a minha placa eu rodo CSGO a 250-300 FPS no Windows, e a uns 200 no Linux (as vezes cai pra 60). Eu estou usando o driver Radeon, que ainda não traz tantas melhorias para a minha série de placa (GCN 1.0). Mas algumas placas mais novas (GCN 1.1 ou 2.0) possuem desempenho muito bom.

 

TF2 roda a mesma coisa no Windows e Linux: 250-300 FPS, assim como o Left 4 Dead 2.

 

X-Plane também roda igual ao Windows, com algumas vantagens no Linux (como o FPS dentro do menu "Select Location", que não cái). Isso com um driver que os caras nem suportam! ;)

 

A NVIDIA traz drivers bons para Linux e a qualidade é quase igual entre Windows e Linux, só que ela não é nada amiga de OpenSource. Algumas placas mais maduras (como a GTX 680) possuem um bom desempenho com o driver Nouveau, que é 100% OpenSource e mantido pela comunidade, mas as placas mais novas não, porque a NVIDIA é uma M quando o assunto é drivers OpenSource (pergunte aos usuários de Notebook quem fez os drivers BumbleBee deles. Pergunte também quem faz 99.9999% do código do Nouveau ;) Você só vai ter driver OpenSource por causa da comunidade, pois se dependesse dessa empresa você estaria preso aos drivers proprietários, acorrentado e dizendo "Sim mestre, me alimente com mais código desconhecido, eu me sujeito a ser seu escravo" hehehehee). Outra coisa é os módulos de Kernel necessários para rodar os drivers proprietários da NVIDIA. Procure por "Tainted Kernel Module NVIDIA" para saber mais.

 

Eu acabei de criar um tutorial de como testar os drivers amdgpu-si, mas como ainda estou testando umas coisas não consegui traduzir, mas deve sair hoje aqui no CdH: https://www.wilderssecurity.com/threads/tutorial-running-linux-4-8.387441/

 

Resumindo: A AMD está melhorando muito e no futuro só vai ter drivers OpenSource, com suporte a Vulkan, OpenCL, etc.

A NVIDIA traz sim drivers muito bons, mas são todos proprietários. Fica a seu critério usá-los ou não, é uma questão de filosofia na minha opinião.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...