Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Mateus A. Saggin

Rede local entre dois roteadores + servidor linux

Recommended Posts

Boa noite pessoal!

8fd6d00b10b92b0cdfad7aa63652cb42

Legenda:

• Azul: conexão wifi
  • Verde: conexão cabo
  • Vermelho conexão cabo entre roteadores
  • Roteador da esquerda = roteador1
  • Roteador da direita = roteador2
  • Desktop da esquerda = Servidor Linux (CentOS)

Minha rede é semelhante a da imagem acima, o único detalhe é que depois do servidor linux (o qual mencionei ser o da esquerda) eu tenho um cabo que sai do servidor e liga a um switch que liga outros 15 desktops via cabo. Esse servidor distribui internet e gerencia a rede local através do samba. O servidor possui IP 192.168.254.254 para a rede local ligada no switch, e IP 192.168.15.2 para a ligação com o roteador1, que recebe a internet. O roteador2 está configurado apenas para replicar o sinal do roteador1 e está com o dhcp desligado, portando quem fornece e gerencia os ips é o roteador1. O problema é que não consigo acessar meu servidor através de computadores ligados no roteador2. Porém se conecto no roteador1, tanto por wifi ou cabo, e acesso o servidor através do ip 192.168.15.2 eu consigo acesso ao servidor normalmente. O problema está quando estou conectado através do roteador2, não consigo acessar o servidor através do ip 192.168.15.2. 

Alguem poderia me ajudar com esse problema? O que está faltando configurar?

Obs.: conectado através do roteador2 consigo pingar o servidor normalmente, só não funciona o acesso aos arquivos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 18/07/2016 às 20:51, Interside disse:

@mateus_zorba O cabo que sai do roteador1, está ligado na porta WAN do roteador2?

@Interside desculpe pela demora na resposta. Tive de viajar. Sim o cabo que sai do roteador 1 está ligado na porta WAN. Pois o roteador 2 também replica o sinal da internet que vem do roteador 1.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais