Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com memórias (8gb instalados, 6gb reconhecidos, 4gb utilizáveis)


Posts recomendados

Estou com um grande problema no computador da minha namorada, pois bem, ela tem 2x4gb DDR3 1333Mhz kingston de mesmo modelo em dual channel em uma mobo GA-78LMT-S2P, ela esta usando o Windows 7 Ultimate 64 bits.

 

O PC dela liga 50% das vezes com o Windows reconhecendo apenas 6gb dos 8gb instalados, e setando como utilizável apenas 4gb.

Já tentei mudar em configurações do sistema -> inicialização -> opções avançadas -> alterar o valor de memória máxima diversas vezes, nenhuma ocasionou sucesso no problema.

Já desativei o compartilhamento de video na bios pois ela usa uma placa de video offboard.

Já atualizei a bios para versão mais recente.

Já realizei a formatação.

Já executei teste com as memórias e tudo ok, testei elas alguns dias em outro computador e nenhum problema.

Utilizei as minhas duplas de memórias no computador dela e funcionaram perfeitamente.

Não acredito que seja mal contato nos slots pois outras memórias funcionam perfeitamente.

Também tenho a impressão de que quando esse problema ocorre, o pc com 4gb de ram utilizáveis fica mais lento que com 4gb dos meus pentes instalados corretamente.

 

Não sei mais o que fazer para acabar com o problema. Se alguém souber qual pode ser, ficaria muito grato pela ajuda.

OBS: não troco minhas duplas de memórias pela dela pois tenho 4x2gb e ela 2x4gb sendo que a mobo dela só tem dois slots.

13714432_1230160183662885_1783745232_n.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entre no msconfig (no campo de pesquisa do menu iniciar) > inicialização do sistema > opções avançadas, marque a caixa de processador (coloque o total de núcleos do seu processador) e marque a caixa memória máxima, coloque a quantidade total de tens instalado. 

 

Sem título.png

 

 E Faça um teste nos pentes e nos slots da placa-mãe.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Esqueci de relatar a solução. (Caso alguém veja o post e tenha algum problema parecido)

 

O problema estava na fonte, de alguma forma ela fornecia voltagens erradas, mas nem sempre, por isso esse erro estava acontecendo. Troquei a fonte e o problema acabou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...