Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel graphics - turboboost


Posts recomendados

Olá, sou novo aqui no forum e gostaria de compartilhar com vocês minha minha experiencia com o jogo GTA V rodando na Intel HD4400 (sei que é ruim, mas é o que tem. kkk)

 

Bom, primeiro minhas configurações
Core i5 4210U
Intel HD4400
8gb ram (2x4gb)
HD 1Tb
Windows 10

 

Ao iniciar o jogo ele roda normal (para as configurações), com 30 fps em média. Depois de alguns minutos jogando o GTA V entra em uma espécie de looping infinito, ou seja, de 30 fps cai para 10~9 fps durante alguns segundos e volta ao normal, repetidamente assim.

 

Considerações: Vi em muitos forums gringos e até em Br's que isso se caracterizava como "Memory Leak", por isso fiz todos os tipos de tutoriais para sanar esse problema, mas nada adiantou

 

Após isso, eu instalei um monitor de uso de hardware no computador para atentar ao funcionamento dos componentes durante o funcionamento do jogo e notei algumas características interessantes que até então eu não tinha lido em lugar algum.

 

O grande problema (acredito eu) é como o Windows está gerenciando o clock da Intel Graphics. Com o TurboBoost, a minha Intel HD4400 aumenta o clock em até 1000MHz (nas especificações é 1100MHz, mas eu nunca consegui usá-la assim), que é quando o jogo fica jogável, mas no monitor pude perceber que quando esse looping infinito começa a acontecer, o valor do clock da Intel HD4400 fica em 200MHz (por alguns segundos) e depois volta ao normal. Configurando o looping entre o travamento e o bom funcionamento, se repetindo durante todo o tempo que o jogo continuar aberto.

 

Portanto, acredito que um dos problemas, pelo menos para quem joga com as Intel Graphics, seja isso.

Existe alguma forma de fixar o clock da Intel Graphics para que ela não "caia" e matenha o jogo sempre em clock alto?

 

NOTAS:

*Observei que isso acontece também em outros jogos.

*Todas as configurações de energia, tanto do Windows quanto da intel graphics, estão no modo desempenho máximo, assim como também as configurações 3d.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


@Thales Damasceno

 

Monitorou as temperaturas do PC? Esse "Loop Infinito" tem cara de Thermal throttling.. Outra coisa

 

9 horas atrás, Thales Damasceno disse:

*Todas as configurações de energia, tanto do Windows quanto da intel graphics, estão no modo desempenho máximo, assim como também as configurações 3d

Volte com essas configurações para "padrão".. Parte da culpa da performance baixa, pode estar relacionada, justamente com isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido, ao monitorar as  temperaturas, percebi que o GTA V faz o notebook esquentar muito, o clock da hd4400 diminuía toda vez que a temperatura do processador chegava a seus 70ºC, depois que a temperatura dava uma diminuida, o clock voltava a aumentar.

 

Meu notebook tem pouco mais de um ano de uso e encontra-se com boa limpeza e o cooler está rodando em boa rotação.

 

Aqui na minha cidade faz calor pra ***** todos os dias, o que não ajuda em nada.

Pra tentar resolver o problema eu pensei em comprar uma base cooler pra usar nele, pensei nessa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-740249005-cooler-para-notebook-multilaser-hexa-cooler-ate-17-ac282-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...