Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
BONADIA

Diagnóstico: mobo ou fonte? problema recorrente

Recommended Posts

Olá, amigos! Estou enfrentando um problema recorrente nos últimos meses. Por isso, preciso que me ajudem com informações e a experiencia de vocês.

É o seguinte, a alguns meses, meu PC* começou a não querer ligar. Eu apertava o botão POWER, ele acionava os coolers, os LEDS, dava uns 3 segundos e já morria. Sempre assim. Parecia que estava 'fraco'. Levei na assistência e o técnico disse que o chipset da placa (Gigabyte Z75-D3H) estava queimado.

Comprei então outra placa. Uma Gigabyte Z77M-D3H. Esta porém, usada. Percebi que as entradas USB 2.0 e o Áudio não estavam funcionando. Pra mim, até então, não haveria problema com isso. Tirando isso, usei 'normal' por cerca de 1 mês, até que, do nada, o PC parou de ligar. Tentei, tentei e nada. De vez em quando, os LEDs ligavam, mas os coolers não. Se da primeira vez o PC parecia estar fraco, agora ele parecia estar morto. Levei novamente na mesma assistência. O diagnóstico dessa vez foi problema na fonte. Uma Corsair 430CX V2. Ela não estava dando conta.

Comprei na Kabum uma outra fonte. Nova! Uma XFX 500W XT Bronze 80+. Levei para eles instalarem e mais um problema apareceu: a placa-mãe não estava suportando a fonte nova. O técnico disse que fez testes com fontes genéricas na mobo e ela funcionava. Quando colocava a fonte nova, o problema aparecia e o PC não ligava.

Não sei mais o que fazer. Parece que ando enxugando gelo e nada do meu computador funcionar.

Se alguém puder me dar uma luz, eu agradeceria demais!

*A configuração do meu PC é a seguinte:

Processador Core i7 2600k LGA 1155

placa-mãe Gigabyte Z75-D3H, substitúída por Gigabyte Z77M-D3H

Memória 8gb (2x4gb) Kingston 1333Mhz

Placa de vídeo Nvidia Quadro 600 1GB 128-Bits

Fonte Corsair 430CX V2, substitúída por XFX 500W XT Bronze 80+

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Começou errado comprando um MB usada e não ter devolvido quando constatou o defeito..... algumas placas, quando sofrem algum dano e algo nelas para de funcionar (no seu caso USBs e audio) possuem grandes chance de pararem de vez com o tempo.....

O fato da sua fonte nova não funcionar pode estar relacionado a alguma proteção que ela possui e as "genéricas" não...... então ela pode estar desarmando em razão disso......

Pelo que você relatou..... apostaria em defeito na sua nova (usada) MB....

Ps. Estranha essa sua assistência..... pois se o chipset da sua primeira MB tivesse, de fato, queimado ela sequer ligaria....

Editado por BiGMac

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelo comentário. Então, realmente falhei em não devolver a placa quando vi que o áudio não funcionava. Achei que fosse algo errado durante a instalação dos drivers. Instalei, desinstalei várias vezes e nada. Com isso, foi passando o tempo e já não pude mais devolver.

Agora estou com a pulga atrás da orelha se a primeira mobo realmente está com o chipset queimado. Outra coisa... Se a fonte está desarmando, o que pode se fazer quanto a isso? Trocar a placa-mãe mesmo? E pegando uma placa nova, há ainda chance da fonte continuar desarmando?

Compartilhar este post

Link para o post

Para tirar a dúvida, já que você tem uma fonte nova, você poderia usá-la na placa-mãe antiga e ver o que acontece, mas antes tire a placa de vídeo, já que essa placa-mãe tem vídeo onboard. Creio que a sua placa-mãe atual já estava na "meia vida" quando você comprou, agora ela já era.... eu compraria uma placa-mãe nova, mas nova mesmo :)

A sua fonte atual pelo o que eu tenho lido por aí, é uma fonte de qualidade, não teria problema nenhum com a nova placa-mãe, até a sua fonte antiga foi bem avaliada por aqui (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-corsair-cx430-v2/2273) Se eu fosse você, trocaria de assistência técnica ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, @CactusJack

Acontece que aqui na minha cidade é difícil achar uma assistência confiável. Essa que eu levo, está há 13 anos no mercado e já recebeu alguns prêmios de qualidade aqui na Baixada Santista. De resto, tudo fundo de quintal.

Compartilhar este post

Link para o post
40 minutos atrás, BONADIA disse:

Obrigado, @CactusJack

Acontece que aqui na minha cidade é difícil achar uma assistência confiável. Essa que eu levo, está há 13 anos no mercado e já recebeu alguns prêmios de qualidade aqui na Baixada Santista. De resto, tudo fundo de quintal.

[OFF Topic]

Não estou afirmando ser o caso pois não conheço sua assistência ou qualquer outra perto de você.....bem como não acho correto julgar o trabalho dos outros pelo "achomêtro"...... mas.....não se iluda.....

Prêmios de qualidade nos dias de hoje = Empresas lucrando vendendo troféus e afins....

Você por acaso já respondeu alguma pesquisa de alguma empresa do tipo "Top of Mind"?

Não se esqueça.... nome não é tudo......

[/OFF Topic]

Você teria como testar a MB velha com a fonte NOVA ?

Editado por BiGMac

Compartilhar este post

Link para o post

@BiGMac

Creio não ter conhecimento e aparelhagem suficiente para testá-las. Entendo e mexo o básico. Digamos que apenas os 'primeiros socorros'. O que dá pra fazer é levar a Mobo velha para que o técnico teste com a fonte nova, ou então procuro outra assistência e peço que façam o mesmo procedimento.

Queria ter certeza absoluta de qual é o problema para não ficar gastando dinheiro à toa comprando outras peças.

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisa equipamentos especiais..... bastaria colocar a MB antiga no lugar da sua nova......

Mas se não garante melhor mesmo levar para alguém habilitado........

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma ressalva: em nenhum momento denegri a imagem de ninguém, só sugeri ao Bonadia ter uma segunda opinião sobre o caso, mesma coisa quando você não está contente com o orçamento do conserto do carro, o que você faz? Vai em outra mecânica.... simples assim.....

Editado por CactusJack

Compartilhar este post

Link para o post

Tranquilo, sempre é bom deixar tudo bem esclarecido, porque as vezes alguém pode interpretar de uma forma diferente a minha resposta.

Boa sorte Bonadia ! Espero que você encontre a solução para o teu problema !

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais