Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calculo componetes chave 1 toque com ci 555


Posts recomendados

Bom. 

Em princípio você deve alterar o relê para um com bobina para 12V.

R5 deve passar para 1k.

R1 para 2k2.

Não conheço o transistor 2N3904, mas deve suportar 12 V.

O resto deve permanecer como está. 

Eu acrescentaria um capacitor de 10nF do pino 5 ao terra e um eletrolítico de 10 a 100 uF com tensão para 25V, do pino 8 ao terra.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:


será subsistituido por bc548

 

 

Eu fiz umas correções na minha postagem anterior. Dê uma nova lida.

Eu usaria o transistor BC337. Ele suporta 8 vezes mais corrente que o BC548 e tem o mesmo encapsulamento. Também é fácil de se encontrar.

O 2N3904 aguenta 200mA.

O BC548 aguenta 100mA.

O BC337 aguenta 800mA.

Todos são pequenos.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só a título de curiosidade:

Sim, como você mesmo diz o pino 8 é a alimentação do 555.

O pino 4 (conhecido como Reset), serve para desativar o 555, isto é,  este quando ligado ao pino 1 a sua saída (pino 3) fica desligada.

Em circuitos mais complexos se usa essa entrada para desligar a carga através de outro comṕonente, como um botão, algum tipo de sensor, ou até mesmo outro ci 555.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 16/07/2016 às 19:06, MOR disse:

Eu fiz umas correções na minha postagem anterior. Dê uma nova lida.

Eu usaria o transistor BC337. Ele suporta 8 vezes mais corrente que o BC548 e tem o mesmo encapsulamento. Também é fácil de se encontrar.

O 2N3904 aguenta 200mA.

O BC548 aguenta 100mA.

O BC337 aguenta 800mA.

Todos são pequenos.

MOR_AL

fui na eletrônica e eles estão em falta com o bc337, posso usar o 2n2222(já tenho em casa por sinal) que é p/ até 1A de corrente, tanto nesse quanto no outro projeto de temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Mestre88 você q me ajuda bastante pode me ajudar mais uma vez?

como juntar esses 2 circuitos?

tipo assim..o ldr aciona e desaciona o relé mas quando eu quiser desacionar a carga do rele através do circuito 1 toque...

resumindo LDR liga e desliga, chave 1 toque liga e desliga a carga independente da situação do LDR

a1a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Mestre88 disse:

Deixa ver se eu entendi:

 

É algo tipo os sistemas residenciais do tipo paralelo, certo?

Algo como:

Se o LDR  liga o relé eu posso desligar. E se o LDR está desligando a carga eu posso ligar.

É isso?

quase...o botão eu precisava somente pra desligar mas se tiver como fazer como você falou ,beleza.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí o 555 passaria a alimentar o circuito do LDR através do 555, ia sobrecarregá-lo.

O 555 fornece apenas alguns miliampères em sua saída, logo o relé seria alimentado por ele também.

Existem outras maneiras de fazer isso sim, mas o 555 deve ter sempre um transistor amplificando o sinal de sua saída.

No caso de querer inverter o estado inicial do 555, retire o fio que está ligado ao pino 7 e ligue ao coletor do Q3. Em outras palavras é ligar o coletor do Q3 ao LDR/R1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...