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Projeto sensor temperatura diferente


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gente peguei eletrônica como um hobbie e agora nao consigo mais parar help!!!

 

bom quero ajuda de vocês pra mais um projeto,

quero montar um sensor de temperatura que funcionasse da seguinte forma:

 

quando chegar a uma determinada temperatura (determinado por trimpot e tal) ligasse um cooler com histeresis

e se mesmo assim continua se subindo a temperatura, ou quando o cooler chega se na velocidade maximiza com os 12v, ligasse um segundo cooler se possível também com histeresis;

e por fim um sistema de segurança que se a temperatura ficasse muito alta desligasse  um relé talvez que desativasse todo o sistema.

 

algum esquema com ntc ou o famoso lm35 ?

 

obrigado ajuda de todos

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@Mestre88

seguinte é que por falta de espaço tive que colocar dentro da minha estante confinados uma fonte atx, uma fonte chaveada 30A, um DVR, e um modulo de potencia pra um sub ativo q fiz pro home theater.

quando ligados geram algum calor que fica tudo neste espaço, as fontes tem seus coolers, mas não adianta retirar o calor das fontes e manter no ambiente fechado pois vai aquecer todo o resto.

queria um sistema que ativasse um cooler por vez, pra não gerar tanto ruído

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  • Membro VIP
20 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

não adianta retirar o calor das fontes e manter no ambiente fechado

Realmente tens razão. Portanto penso que nada que fizeres com eletrônica vai poder contornar isso. Cogite 1ªmente fazer furos na traseira da tua estante com ventiladores das fontes jogando ar quente pra fora, um exaustor ou algo do gênero, etc

Pra efeito de acionar um cooler a cada temperatura por curiosidade, você pode usar um lm35 com vários estágios de comparação p.ex. num lm324. E implementar uma histerese também é possível.

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  • Membro VIP

o Moris é bom em pornográfico (!).

O "desliga tudo" dá a impressão que os coolers devem se desligar. Uma descrição mais apropriada (termicamente falando) seria "desliga tudo exceto os cooler´s por 5 minutos" ou algo do gênero. É que tem a tal de inércia térmica. Se desligar os coolers, há de aquecer ainda mais devido à ela. O circuito, claro, vai ser menos simples... Detalhe quase bobo mas me deu vontade registrar. Fique a vontade em ignorar...

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@MOR é exatamente isso,me entendeu perfeitamente, se tiver como fazer esse tempo extra nos coolers beleza, se não tranquilo, 

já abusando um pouco, se puder me passar o esquema ficaria muito agradecido,

pois montar o esquema e barbada, só fazer os cálculos de componentes que não sei fazer

origado

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59 minutos atrás, MOR disse:

O registro da Isadora é válido e, conforme ela informou, utilizando o tempo para desligar o cooler depois, aí complica um pouco.

Me dá um tempo para pensar.....

MOR_AL

tive pensando aqui e acho não ser necessário pelo seguinte:

basta eu alimentar o circuito com uma fonte12v independente e usar um relé 12v  pra chavear 220V que alimenta todo o resto, dai os cooler continuariam ligado resfriando o sistema que depois voltariam a operar normalmente quando a temperatura baixar.outra coisa isso é só uma medida de segurança pra se caso os coolers não funcionar, dias muito quentes, etc,até porque não quero  esse equipamentos super aquecendo a toda hora.

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Estou com problemas na minha internet. Amanhã terei que me deslocar de minha cidade para outra cidade à 120km, para resolver.

Vamos lá. Responda às seguintes perguntas:

1 - Sua fonte é de 12v de um PC? Caso negativo, informe o valor dela.

2 - Qual é a temperatura que o cooler1 deve iniciar a funcionar?

3 - Qual é a tensão do cooler1?

4 - Qual é a corrente no cooler1?

5 - Qual é a temperatura que o cooler2 deve iniciar a funcionar?

6 - Qual é a tensão do cooler1?

7 - Qual é a corrente no cooler1?

8 - Não acho legal que os coolers continuem funcionando durante um período preestabelecido. Eles vão desligar, cada um ao cair a temperatura um pouco abaixo para o qual foram projetados para ligar. Caso você deseje, pode desligar tudo, se os coolers continuarem ligados, mas seus desligamentos seriam automáticos.

MOR_AL

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@MORa fonte de pc alimenta outros circuitos , leds e cftv, eu usaria uma fonte 12v 3a pra alimentar o circuito e os coolers. os cooler são 12v  com 200ma

quanto a temperatura não tenho muita certeza de quanto aquece tudo junto, acho que o cooler um deveria acionar aos 35º e o segundo perto dos 50º penso eu...

se eu usar uma fonte independente (12v 3a) os cooler continuariam ligados até que cair a temperatura mesmo q desligase todo o resto.

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agora, MOR disse:

Não é necessário outra fonte de 12v. Acho que a do PC deve dar para o gasto.

Em princípio use apenas a do PC, caso der problemas, acrescente outra.

Você saberia qual o consumo total na fonte de 12V do PC?

As outras tensões que a fonte de PC fornece estão sendo usadas?

MOR_AL

eu modifiquei ela e deixei só 12v e 5v, agora o consumo não saberia te dizer com certeza, tem 8 câmeras ligadas nela de 1A cada (8a total) e uma fita de led que não tenho certeza do consumo, e um circuito pequeno que aciona essa fita de led, coisa pouca.

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Pois éééééééééé ....

 

Um simples Arduíno Nano faz isso tudo.... um pouquinho de software, alguns sensores de temperatura ( Ptc ou Ntc .... ) , e duas saídas em PWM e o problema está resolvido .....

 

São estes tipos de problema que os microcontroladores foram feitos para solucionarem. O custo da eletrônica analógica que possa fazer a mesma coisa vai ficar mais caro..... E os ajustes finos ficam bem mais difíceis de serem feitos do que usando um Arduíno Nano.

 

Claro que o amigo que fez o post inicial está pretendendo resolver de maneira analógica, mas fica aqui o registro da possibilidade.

 

Paulo

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agora, aphawk disse:

Pois éééééééééé ....

 

Um simples Arduíno Nano faz isso tudo.... um pouquinho de software, alguns sensores de temperatura ( Ptc ou Ntc .... ) , e duas saídas em PWM e o problema está resolvido .....

 

São estes tipos de problema que os microcontroladores foram feitos para solucionarem. O custo da eletrônica analógica que possa fazer a mesma coisa vai ficar mais caro..... E os ajustes finos ficam bem mais difíceis de serem feitos do que usando um Arduíno Nano.

 

Claro que o amigo que fez o post inicial está pretendendo resolver de maneira analógica, mas fica aqui o registro da possibilidade.

 

Paulo

é ai que o bicho pega...entendo pouco de eletrônica como disse gosto bastante, mas só como hobbie ,e eletrônica digital então...até já fiz um projeto com porta lógica mas com muita ajuda daqui do fórum...

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Sim. Pode.

Na verdade projetei com o LM324 mesmo.

Acabei de simular o circuito e parece que está tudo ok.

Meu simulador (Simetrix) é free, então ele coloca limitações no tamanho do circuito. Por isso é que não deu para completar o circuito.

Vamos às informações no diagrama em anexo:

1 - VA simula a tensão fornecida pelo LM35. Em um segundo diagrama eu coloco como substituir VA pelo circuito do LM35.

2 - X4 é o primeiro operacional dos 4 que tem dentro do chip LM324. Ele fornece um ganho de tensão. É necessário para multiplicar a baixa tensão fornecida pelo LM35, para valores maiores (mais fáceis de trabalhar com os comparadores). Chamei a tensão de saída de VB. Estes nomes de tensões e corrente são importante para entender o gráfico que o diagrama produz na simulação.

3 - VB alimenta os três operacionais que restam no LM324. Cada um é um comparador com histerese. A histerese evita que nas saídas a tensão ficar comutando aleatoriamente, quando a tensão de comutação estiver chegando em suas entradas. Você vai observar no gráfico, que as saídas ligam com uma tensão e desligam com outra um pouco menor. Se fossem iguais a saída apresentaria as tais comutações.

4 - V03 comuta (liga o cooler1) quando VB alcança a tensão de 4,45V, que corresponde à tensão, quando a temperatura junto ao LM35, alcança 35ºC.

5 - V02 comuta (liga o cooler2) quando VB alcança a tensão de 6,37V, que corresponde à tensão, quando a temperatura junto ao LM35, alcança 50ºC.

6 - V01 comuta (desliga o som) quando VB alcança a tensão de 7,64V, que corresponde à tensão, quando a temperatura junto ao LM35, alcança 60ºC.

7 - É importante que o LM35 fique (fora da placa de circuito impresso?) localizado bem junto ao ponto em que o calor estiver sendo gerado. Caso contrário, o ponto que gera calor vai ficar mais quente que o projetado.

8 - Devido à limitação da minha versão free do simulador, só deu para colocar duas das três saídas, acopladas nas saídas de X3 e de X2. O simulador reclamou quando eu incluí a saída em X1. Mas coloque o mesmo circuito na saída de X1.

9 - Cada transistor (Q1, Q2 e Q3 em X1) foi projetado para comutar facilmente uma carga de 200mA, mais que suficiente para os coolers e para acionar um relê. Este último em substituição a R19. R22 simula o cooler2. O cooler1 vai na saída de X1 com a inclusão do transistor.

 

Vamos às informações no Gráfico em anexo:

1 - No gráfico tem as representações das tensões na saída do LM35 (VA), na saída do estágio de ganho de X4 (VB) e das saídas de X1 (V03), X2 (V02) e X3 (V01). 

Tem também a representação da corrente no coletor de Q1 (IQ1).

2 - Observe que as saídas X1, X2 e X3 comutam (vão de zero para 10,5V) quando a tensão VB passa pelos valores de tensão que correspondem a 35ºC, 50ºC e 60ºC.

3 - A corrente IQ1 mostra que o transistor pode comutar 200mA com esse circuito. Na verdade ele pode comutar até mais que isso. Apenas é garantido para os 200mA.

4 - No lugar de R19 vai entrar a bobina de um relê para 12V. A carga, que deve ser o seu aparelho de som e afins (exceção dos 12V que alimenta este circuito), vai ser conectada ao contato normalmente fechado (NF) do relê. Com 60ºC o relê aciona e o que estava NF passa a desconectar.

5 - Tem que haver uma chave geral que comuta a energia para todo o circuito.

6 - Observe que se a temperatura chegar aos 60ºC, o relê desliga a carga, porém os coolers permanecem ligados, reduzindo a temperatura. Quando a temperatura baixar um pouco abaixo dos 60ºC, o relê liga a carga novamente. É um sistema cíclico, que não deve causar maiores problemas.

Posteriormente tentarei colocar o circuito todo.

Qualquer dúvida, poste aí.

MOR_AL

 

 

Seguem o circuito e o detalhe.

 

Termostato_Diagrama1 de 2.jpg

Termostato_Gráficos.jpg

Termostato_Diagrama2.jpg

Termostato3.jpg

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@MOR

simplesmente incrível seu circuito, e não é puxa saquismo , é fácil de entender , até pros hobista como eu...

tenho só uma duvida , no seu circuito tem como substituir o resistor que controla a temperatura de acionamento por trimpot pra ajuste fino caso não acione nas temperatura desejada.

ou a temperatura de acionamento depende de mais de um componente?

 a maioria dos componentes já tenho, um ou outro resistor que terei de comprar

 

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Acredito que as temperaturas de comutação estejam bem próximas do projetado.

O maior problema, a meu ver, é você posicionar o LM35 junto a fonte de calor. Para as temperaturas ambientes desejadas (35 e 50ºC), são temperaturas no LM35. Dependendo da localização, as temperaturas dentro dos equipamentos podem e provavelmente serão superiores. Mas é isso mesmo. Estas temperaturas são ambientes e não nos geradores de calor.

Você pode colocar um potenciômetro de 10k ohms, por exemplo, para cada entrada negativa de X1, X2 e de X3. Saem os resistores R4, R11, R12, R13, R14, R15 e R16. Mas aí você terá que usar um termômetro junto ao LM35 para calibrar os potenciômetros.

Em tempo.

Para que os comparadores não comutem com ruído da fonte de 12V, acrescente um capacitor eletrolítico de 100uF (ou até 47uF) da entrada negativa de X3 até o terra. O mesmo seria válido, caso você use potenciômetros, mas aí seriam necessários um capacitor para cada conector móvel do potenciômetro.

MOR_AL

 

 

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