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Projeto sensor temperatura diferente


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valeu @MOR , penso q só seria necessário em x3 pra caso acabe desligando tudo sem atingir uma temperatura " perigosa"

outra coisa pra efeitos de medidas e testes no lm 35 seria 0,01 ou 0,10 v correspondente a 1º ?

outra coisa qual o valor de c1 , não aparece direito na imagem.

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20 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

valeu @MOR , penso q só seria necessário em x3 pra caso acabe desligando tudo sem atingir uma temperatura " perigosa"

Não entendi. O quê seria necessário em X3? X3 evitaria aumentar a temperatura além de 60ºC, mesmo que cooler1 e cooler2 estivessem funcionando sem sucesso. Desligaria apenas o equipamento de som (ou que estivesse na carga). Aí então, os coolers conseguiriam reduzir a temperatura.

outra coisa pra efeitos de medidas e testes no lm 35 seria 0,01 ou 0,10 v correspondente a 1º ?

O LM35 produz 0,01V (ou 10mV) para cada incremento de um grau célcius, à partir de zero grau.

outra coisa qual o valor de c1 , não aparece direito na imagem.

É um capacitor eletrolítico de 100uF ou até mais. Sua finalidade é de ficar na placa do circuito para evitar ruídos.

 

Se for montar o circuito, monte-o ANTES em protoboard (matriz de contatos). Uma vez confirmado o seu funcionamento, aí então seria válido confeccionar a placa.

MOR_AL

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Como assim 2 Cis?

O LM324 tem 4 AmpOp em um único encapulsamento DIP de 14 pinos.

LM741 tem apenas um e o LM358 apenas dois.

No circuito proposto pelo @MOR são necessários os 4 AmpOp do LM324.

Se for trocar vai precisar de quatro LM741 ou dois LM358, o que vai gerar mais trabalho na hora da montagem.

 

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1 minuto atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@Mestre88

sim o importante é se funciona, pois se não , não consio fazer o pcb da placa. se funcionar não faz mal que fique pinos sobrando no lm324

 

Olha que se fosse eu já teria perdido a paciência e estava fazendo uma PCI a mão livre.   :lol:

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O proteus coloca 4 operacionais LM324.

Selecione o LM324 da lista de componentes e insira 4 vezes, que vão aparecer 4 operacionais LM324 com as pinagens diferentes para entradas e saída.

Eu recomendei uma montagem preliminar em matriz de contatos (Protoboard ou similar).

Apesar de eu ter boa experiência com eletrônica (algumas décadas), digo que eletrônica segue a lei de Murphy. "Se algo puder dar errado, dará".

MOR_AL

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@MOR realmente, mas ao converter no ARES ele coloca dois CIS  dip14 ao invés de um só.

quanto a montagem eu pulei a parte da protoboard  por hora, fui para a parte mais difícil que é a confecção da placa, caso eu consiga,antes da impressão farei os testes na protoboard.

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Uma dica aqui meio por fora: instalei um DVR para um cliente estes tempos atrás, com o mesmo problema que o seu: falta de espaço! Eu o alertei sobre os riscos, mas o mesmo ignorou. O que aconteceu foi que vários capacitores do DVR estufaram e a fonte queimou o PWM, além dos capacitores também estufados (provavelmente queimou o pwm por ripple). O seu projeto é bom e pode sim salvar seus aparelhos, mas EU colocaria um cooler para empurrar ar frio e outro para remover ar quente do lugar! Não adianta simplesmente instalar um cooler soprando ou puxando ar, sendo que o mesmo não é bem direcionado.

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4 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@Mestre88 pior que não, eu escolhi um so lm324, os pinos correspondem certinho mas na hora de criar o pcb ele  coloca 2 cis , o primeiro tem o nome u2a e os outros 3 de u3b, u3c, u3d, já mudei o nome mas não adianta.

 

É  exatamente o que eu pensei, está usando dois CIs. Tente eliminar esse CI marcado como U2A e escolha o AMPOP que está faltando do U3. Só renomear não adianta.

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Olha que é possível estar comutando corretamente com a temperatura NO LM35. Ou os 12V não estejam corretos.

Mas você pode fazer o seguinte:

1 - Retire o resistor R11 de 1k2. Claro que você deve trocá-lo por um curto.

2 - Interrompa a conexão entre R12 e R13//R14 e a que vai à entrada negativa de X3

3 - Insira um lado de um resistor de 180 ohms na junção R13//R14. No outro extremo deste resistor, insira um dos extremos de um potenciômetro de 1K ohms. O outro extremo do potenciômetro deve ser conectado a R12. O meio do potenciômetro deve ser conectado à entrada negativa de X3.

 

Fazendo assim, a soma dos valores dos resistores desde os 12V até o terra não é alterada. Isso é imperativo para que as outras entradas negativas mantenham as tensões corretas.

Tais tensões podem ser observadas no gráfico entre os diagramas, na minha postagem #23. É a intercessão entre as retas vermelhas com as outras.

MOR_AL

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  • 1 ano depois...

Primeiro peço desculpas por levantar um tópico tão antigo, mas estou procurando algo parecido com isso, só que mais simples, apenas um fan, para usar num gabinete também com pouco espaço, para um amplificador LM4780.

 

Como esse amp já tem internamente um esquema bem eficiente de desligamento caso a temperatura chegue a 150 graus (que a National chama de SPiKe), também não precisaria da parte que desliga o sistema todo. Como eu disse, o espaço é pequeno e o dissipador recomendado pelo fabricante é enorme. Então pensei em usar um dissipador desses de CPU, que já tem inclusive a fixação para o fan.

 

Em uso normal, sei lá... ouvindo música ambiente, esse chip fica por volta dos 60 graus. Mas basta que a música aumente ou que tenha muito baixo (música eletrônica alta com forte bate-estaca) que a temperatura sobe rapidinho. Então normalmente o fan pode ficar desligado, até para que não faça barulho.

 

Bem... o que eu gostaria é que o fan fosse acionado aos, digamos, 120 graus fixos mas que não fosse desligado entes dos, supondo, uns 80 graus. Se a histerese for pequena - e dissipador de CPU quando ventilada esfria rapidinho - o fan vai ficar liga-desliga-liga-desliga. Na verdade se tivesse como usar um trimpot para calibrar não a temperatura de disparo do TP35 mas sim a histerese seria o ideal.

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@rmlazzari58

 

http://www.clubedaeletronica.com.br/Eletronica/HTML/Circuitos comparadores.htm

 Olhe o texto Medição e controle de temperatura

image020.jpg

 

no lugar dos resistores 4k e 8k você pode colocar valores diferentes para atingir a tensão adequada para temperatura ou usar um trimpot para ajustar. Sobre tamanho você pode usar componentes smd para ficar tudo bem pequeno e/ou pcb com dupla face de cobre.

 

Eu fiz um mais simples que isso, mas era o sensor de luz...

 

na saída desse circuito que é saída do lm339 você pode colocar um resistor indo para a base de um mosfet de potencia e ligar a tua carga que no caso é o ventoinha.

 

 você ligaria aos 80º que já é uma temperatura muito alta para um Ci e tá de boa. Se você quer algo como você falou, além disso, vai ser preciso de uma lógica maior que aumentaria o circuito ou talvez fosse necessário o uso de algum micro controlador o que encarece e deixa o circuito maior.

 

 

 

Corrigindo: a temperatura de 120º é muito alta para um Ci mais ainda... não faz sentido a não ser que no manual fale que 120º é a temperatura de trabalho normal...

adicionado 9 minutos depois

 

ah! claro você vai ter que passar pasta térmica no medidor de temperatura a achar um jeito de grudar ele ou estender ele (fios soldados saindo da placa de circuito) até o objeto que você quer medir... se você colocar muito distante ele não vai variar igual ao que você está querendo medir e sim as imediações que são fáceis de variar por ser ar. Se você me entende...

adicionado 12 minutos depois

Acabei de olhar o datasheet

"-20°C≤TA≤+85°C"

 

No máximo 85.. então como você quer trabalhar em 120 vai danificar com o tempo mais rápido

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  • 2 semanas depois...

Obrigado, Bommu.

 

Quanto à temperatura de operação, agora que você me mostrou, fiquei confuso. No cabeçalho do datasheet realmente diz que ele opera entre 20oC e 85oC. Mas no corpo do datasheet, na seção "Thermal Protection", página 15, diz que a proteção desliga o CI quando o "die" (que creio ser aquela parte de metal, atrás do CI) atinge 150oC, e que religa quando a temperatura fica abaixo de 145oC. Olha lá:

 

THERMAL PROTECTION
The LM4780 has a sophisticated thermal protection scheme
to prevent long-term thermal stress of the device. When the
temperature on the die exceeds 150˚C, the LM4780 shuts
down. It starts operating again when the die temperature
drops to about 145˚C, but if the temperature again begins to
rise, shutdown will occur again above 150˚C. Therefore, the
device is allowed to heat up to a relatively high temperature
if the fault condition is temporary, but a sustained fault will
cause the device to cycle in a Schmitt Trigger fashion be-
tween the thermal shutdown temperature limits of 150˚C and
145˚C. This greatly reduces the stress imposed on the IC by
thermal cycling, which in turn improves its reliability under
sustained fault conditions.

 

O problema de startar o fan aos, digamos, 80oC e desligá-lo aos 60oC é que talvez essa faixa seja alcançada com muita frequência.

 

Quanto ao circuito, eu teria muita dificuldade em ficar experimentando troca R4 e R8, ainda mais porque não tenho instrumento nenhum exceto um bom e velho Minipa analógico. E li aqui ( http://electronics-diy.com/electronic_schematic.php?id=1043 ) que o melhor é um trimpot, e que para ajustar não precisa aquecer o LM35, basta medir ir mexendo no trimpot até que a tensão no comparador seja correspondente à temperatura desejada na seguinte proporção:

 

Exemplo: quero que o fan ligue aos 70oC, ajusto o trimpot até que a entrada (ou saída?) no comparador seja 700 milivolts (que é o que o LM35 entregará quando perceber 70oC).

 

O que você acha do projeto linkado? Pergunto porque, sabe como é... projetos encontrados na Internet, fora de fóruns, tem muitos e nem sempre bons. Como sou leigo sempre fico com um pé atrás... e pergunto a quem sabe.

 

Bem... também sobre esse projeto, o autor diz que a histerese (o intervalo abaixo da temperatura de disparo e até que o fan seja desligado) pode ser alterado, mas não fala nada sobre em que temperatura esse desligamento ocorrerá. Fala só a que temperatura o relé fecha. Poderia me ajudar com isso?

 

Nesse projeto o autor não usa um MOSFET, usa um transistor. O MOSFET seria melhor, o que você acha? E se for melhor, seria apenas trocar o transistor pelo MOSFET? Teria um código para esse MOSFET? Parece que MOSFETs não têm EBC, como os transístores... E por último, como não vou colocar led, poderia eliminar R5, colocar uma linha direta entre o B do transistor e a saída do LM358, ou esse resistor nessa saída tem também outras finalidades?

 

Bem... tudo isso se esse projeto estiver certo...

lm4780.pdf

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46 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Exemplo: quero que o fan ligue aos 70oC, ajusto o trimpot até que a entrada (ou saída?) no comparador seja 700 milivolts (que é o que o LM35 entregará quando perceber 70oC).

 

Ajusta no trimpot... você pode fazer um teste em um protoboard quanto a temperatura e usar um multimetro para saber quanto fica a resistência real e no circuito. Ou simplesmente faz como ele disse no tutorial

Citação

Connect a precision digital volt meter or multimeter across the test points "TP1" & "GND". Slowly Adjust VR1 until you get a exact reading of 700 mV ( or 0.7V) on your voltmeter or multimeter.
 

Vai com um multimetro na escala de medir tensão ... e vê se está em 700mV ou seja se tiver essa tensão ele vai tar em 70graus setado para o LM35... se você for usar outro sensor os valores podem mudar.

 

56 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

O que você acha do projeto linkado?

Achei bom, ele se preocupou com overvoltagem com o zener ZD1 e o resistor R6. Pelo menos uma proteção tem. Ele usou um amplificador operacional duplo para economizar espaço e linhas de circuito (fazendo um buffer e outro comparador). Colocou soquetes e estendeu o sensor. Está bom o circuito ao meu ver ^^

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Bem... também sobre esse projeto, o autor diz que a histerese (o intervalo abaixo da temperatura de disparo e até que o fan seja desligado) pode ser alterado, mas não fala nada sobre em que temperatura esse desligamento ocorrerá. Fala só a que temperatura o relé fecha. Poderia me ajudar com isso?

O desligamento ocorre quando a tensão (no caso de de 70°C )  for abaixo de 700mV... ele vai desligar ... enquanto a tensão for acima disso o relé vai ligar o normalmente aberto dele; Então se a temperatura for maior que 70ºC o negócio liga e se for menor e o negócio desliga... Basicamente.

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Nesse projeto o autor não usa um MOSFET, usa um transistor. O MOSFET seria melhor, o que você acha? E se for melhor, seria apenas trocar o transistor pelo MOSFET? Teria um código para esse MOSFET? Parece que MOSFETs não têm EBC, como os transístores...

Depende de qual relé você vai usar... qual o consumo dele... mas normalmente é baixo. Os mosfets, como uma colega aqui da comunidade puxou minha orelha é do tipo P ou do tipo N são bem parecidos com transistor neste sentido. Como um transistor de uso comum é mais barato do que um mosfet é preferível se usar se o mesmo aguenta o "tranco".

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

E por último, como não vou colocar led, poderia eliminar R5, colocar uma linha direta entre o B do transistor e a saída do LM358, ou esse resistor nessa saída tem também outras finalidades?

você pode tirar o led, mas vai ter que colocar um curto no lugar dele e recalcular o resistor R5... mas como o povo coloca isso por alto talvez o resistor de 1k sirva do mesmo jeito...

adicionado 0 minutos depois

Ufa...

adicionado 6 minutos depois

ah... espero que esse teu amplificador tenha dissipador metálico ^^ se não tiver coloca ^^

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Tem muitas formas de se descascar um abacaxi. No caso do som, penso ser não seria melhor uma função proporcional ao invés de um liga-desliga por histerese. Teremos então uma baixa rotação na temperatura de entrada, inaudível, que irá crescendo se a temperatura crescer também. Como a corrente desses fans costuma ser baixa, recorri ao controle linear. Na proposta abaixo o motor começa a girar aos 82ºC e atinge rotação máxima aos 92ºC.

Variando R1 ou R2 altera-se a temperatura de entrada.

Variando R3, altera-se a faixa de 0-100% de velocidade do motor, 1M para cada 10ºC, mas isso também acaba alterando um pouco a temperatura de entrada. Se aumentar para 2M a temperatura de entrada cai em 5ºC.

O transistor de saida pode ser tanto bipolar quanto mosfet, use o que tiver na sua gaveta. Ele deverá aguentar a corrente nominal do seu motor. Para a potencia de dissipação, vai ser os 12V x Inominal do motor dividido por 2.

Quanto a localização física do LM35, sugiro prender ao dissipador logo acima do chip amplificador conforme na figura. Se o sensor que achar for do tipo TO92,.cate um pedaço de lata de  conserva de alimento e improvise um grampo usando os mesmos parafusos que prendem o amplificador ao dissipador. Se essas latas de conserva aguentam água salgada então não irão enferrujar na sua montagem.

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