Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
rondee

Problema na fonte ou pode ser outra coisa?

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, meu pc ta dando uns probleminhas e tenho quase certeza que é a fonte, mas nao tenho 100% de certeza, queria saber opinião de vocês antes de trocar de fonte aqui.

Eu montei um pc com as seguintes configurações:
-Processador Core i7 3770k (sem nenhum overclock ou mudança)
-placa-mãe Gigabyte H77-DS3H
-Placa de Vídeo VGA EVGA GeForce GTX 970 4GB SC+ e Voltage Boost ACX2.0 DDR5 256 bits PCI-E 3.0 04G-P4-2977-KR
-Memória RAM 2x8GB Kingston (1333MHz)
-2 HD de 1TB 7200RPM
-Hydro Cooler Corsair H80i
-CD/DVD ROM básico
-Fonte Thermaltake 650W Smart Standart - SP-650PCBBZ, tem selo 80 plus bronze

O problema é o seguinte, quando eu abro algum jogo que demanda mt gráfico ou processamento o pc simplesmente desliga na mesma hora q eu abro o jogo. São jogos como GTA V, Star Wars Battlefront, Tombraider, dentre outros que teoricamente essa configuração aguenta bem tranquilamente. Eu tinha uma gtx 660 e nunca deu problema com ela, mas quando troquei pra gtx 970 começou a dar esse problema e foi piorando (no começo era só quando forçava mesmo, agora ja ta começando a desligar com coisas mais simples), por isso acho q é a fonte. Uma pessoa mais entendida que eu no assunto veio aqui em casa e me falou que as entrada 3.3V, 5V e 12V tão flutuando demais na tensão, mas nao tenho certeza disso... Mesmo porque o pc desliga mt rápido, ai n da pra ver se é por conta dessa flutuação que o pc desliga.

Teoricamente a fonte aguenta tranquilamente né? E se não, qual vocês recomendariam por volta de uns 400, 500 reais? E q q pode tar dando problema além da fonte? A placa de video acho q nao é porque o pc tb desliga com algumas coisas q não usam mt gráfico.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa Thermaltake é um Projeto da CWT, mesma OEM que fabrica a linha CX da Corsair por exemplo..
Não é uma Fonte que eu goste, mas acredito que não seja um Produto "Bomba"..
Ela pode ser a fonte do problema ? pode.
Mas não é por falta de "Potência", uma vez que ela possua um Projeto "Single Rail", e portanto apenas uma Linha de 12V com algo em torno de 50-52A se eu não me engano.. e sua Configuração não demanda tudo isso de energia..

Sobre esse alguém que fez a verificação, se as Tensões estiverem Oscilando demais, pode ser que a Fonte seja sim o real problema.
Sobre uma nova fonte, tens que ver uma Fonte bem dimensionada para o seu Hardware..
Uma boa opção é a Seasonic S12II 520W.. seu Sistema não chega nem perto de exigir essa potência, nem mesmo se for fazer Overclocking no CPU e na 970.. portanto, essa seria uma boa opção pois manteria uma melhor eficiência em Cargas mais elevadas..
Se comprar uma Fonte com Potência exagerada, seu Hardware vai consumir pouco do que ela pode oferecer.. e é bem complicado para uma Fonte manter um bom desempenho, uma Boa eficiência em Cargas Baixas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais