Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medição de potência ativa do lado ac das fontes chaveadas sem estágio pfc


Posts recomendados

Olá
Tenho uma dúvida referente a medição de potência em fontes com retificadores comuns (retificador + filtro eletrolítico), estas que tem fator de potência próximo de 0,55.

 

É possível aferir corretamente a potência ativa com o uso de amperímetro TRUE RMS?
Tenho visto na literatura técnica que é possível demonstrar através de análise com séries de Fourier, o aparecimento da potência reativa, advindo das componentes harmônicas (3a, 5a, 7a,...) que tal retificador apresenta.

 

Sendo assim me ocorreu que não seria possível aferir corretamente a potência ativa usando um amperímetro TRUE RMS, pois eu estaria medindo tanto as correntes elétricas reativas, quanto a corrente ativa. Correto?
O mais correto seria usar um wattímetro certo?

 

Segunda dúvida:

Vejam o Power meter a seguir: 

http://pt.aliexpress.com/item/Digital-LCD-Micro-Power-Meter-Analyzer-Monitor-220V-10Am-AU-Plug-GM86-Tester-Measuring-Power-Factor/32629735171.html?spm=2114.30010508.3.9.0FQZjv&ws_ab_test=searchweb201556_8,searchweb201602_4_10057_10056_10055_10049_10017_405_404_10059_407_10058_10040,searchweb201603_2&btsid=48c4daaa-f5b6-4d74-9844-c4f25635b541

 

O que um aparelho destes levam em conta na hora de mensurar a potência em fontes com retificadores comuns (retificador + filtro eletrolítico)? Leva em conta a defasagem? 

 

Meus questionamentos se dão pelos seguintes motivos:

1º - Não tem meios de um retificador retornar potência reativa para rede. Numa maquina indutiva isso ocorre. Mas em retificador não existe meios disso ocorrer, pois os diodos só permitem passagem de corrente num único sentido. Como pode haver energia reativa num retificador? 

 

2ª Fico desconfiado com o fato de todos os circuitos eletrônicos que não possuem etapa PFC no retificador de entrada terem aproximadamente o mesmo fator de potência.

Geralmente de 0.55 a 0.60 de PFC.  

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Multimetro true RMs medirà a potencia aparente.... Eu ja tinha lhe dito uma vez....

 

a potencia ativa só com medidor de potencia ou com osciloscopio.

Potencia reativa nisso nao existe, pelo fato de que nao retorna nada pra rede, porém é como uma deducao, ja que a potencia aparente sempre é maior que a ativa mesmo que nao retorne nada pra rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...