Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transferência de arquivos lenta na rede


Posts recomendados

Bom dia pessoal.

 

Estou com um problema bem curioso em uma empresa que comecei a atender e queria a ajuda de vocês para desvendar esse mistério antes de começar a mexer em tudo aqui.

 

Bom vamos lá. 

Se você copiar algum arquivo pela rede de uma máquina para outra a cópia é normal, porém se você executar algum aplicativo pela rede ou tentar abrir o arquivo em algum mapeamento ocorre lentidão. Explicando melhor se eu copiar um arquivo do word para a máquina que eu utilizo na hora que eu abrir o arquivo ele vai abrir rápido, agora se eu abrir esse arquivo do word via rede ela vai demorar para abrir.

 

A rede é composta por 4 switchs de modelos diferentes mais modem e roteador (Tplink R470+) esse roteador realizei alguns testes de ping no ip dele e dependo da aplicação utilizada ele chega a dar time out simplesmente travando e parando de responder.

 

O problema maior são os backps que serão feitos via rede para um storage da Iomega. Quando realizo algum backup via rede a rede oscila gerando lentidão no ERP utilizado.

 

Para tentar explicar melhor criei esse esqueminha básico.

 

Ia esquecendo cada switch se encontra em um departamento, então pensei em melhorar a logística ,remanejando os switchs giga para os setores que demandam mais processamento.

Esquema Rede.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se todos os teus hardwares de rede estiverem ok, muito provavelmente a bronca é no teu cabeamento... começa verificando (com testador de cabos) nos patchcords que interligam os aparelhos... provavelmente um deles entre os 2 switches mais próximos do routes estão com problema.

Eu particularmente ligaria os dois switches mais próximos um em cada porta Lan do router... e os dois mais distantes um de cada swicth (mais próximo) pela porta 24 (padrão meu).

estruturalmente tua rede tá muito sobrecarregada no Dell... caso o cabeamento esteja ok sugiro voltar as atenções para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jackson boa tarde,

 

Realize um teste, retirando este roteador da rede, o mesmo pode estar dando gargalo na mesma, faça um teste ligando os equipamentos direto, a principio você pode imaginar que não tem nada a ver, mas todos os pacotes vão passar pelo router, ele que ira os direcionar para os demais dispositivos, os switchs estão apenas fazendo a ponte.

Poste o resultado posteriormente, vamos lhe ajudar a resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rodrigo e João, Obrigado pela atenção que tiveram.

 

Para atualizar o caso vou passar mais alguns detalhes.

 

- Rodrigo, seguindo a sequencia dos switchs o primeiro esta em um prédio e o segundo em outro (do outro lado da rua) os dois cabos mostrados na imagem é que fazem a comunicação entre os dois prédios, um desses cabos esta desconectado do segundo switch (pela lógica é um cabo de backup, caso  rompa um deles). Ai vem mais uma pergunta: Consigo otimizar a rede utilizando os dois cabos simultaneamente?? Ligados no segundo switch?

 

- João, pensei em retirar esse roteador da rede e colocar um dlink que achei parado aqui (já que ainda não contrataram a segunda internet) não tem necessidade desse dual Wan, que por sinal é ruim de mais ( esse R470+ não aguenta downloads simultâneos - estava baixando 3 arquivos via torrent a + ou - 2 megas de down e ele simplesmente travou a rede). Vou fazer a troca do roteador e os testes de cabeamento, mas isso só vai ser possível adivinha que dia???? No final de semana.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jackson BPS disse:

Olá Rodrigo e João, Obrigado pela atenção que tiveram.

 

Para atualizar o caso vou passar mais alguns detalhes.

 

- Rodrigo, seguindo a sequencia dos switchs o primeiro esta em um prédio e o segundo em outro (do outro lado da rua) os dois cabos mostrados na imagem é que fazem a comunicação entre os dois prédios, um desses cabos esta desconectado do segundo switch (pela lógica é um cabo de backup, caso  rompa um deles). Ai vem mais uma pergunta: Consigo otimizar a rede utilizando os dois cabos simultaneamente?? Ligados no segundo switch?

 

- João, pensei em retirar esse roteador da rede e colocar um dlink que achei parado aqui (já que ainda não contrataram a segunda internet) não tem necessidade desse dual Wan, que por sinal é ruim de mais ( esse R470+ não aguenta downloads simultâneos - estava baixando 3 arquivos via torrent a + ou - 2 megas de down e ele simplesmente travou a rede). Vou fazer a troca do roteador e os testes de cabeamento, mas isso só vai ser possível adivinha que dia???? No final de semana.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

  

Você otimiza a rede ligando os switches diretamente ao router e não um no outro pois aí existem vários modos de dispor switches... cascata, paralelos e por aí vai. Verificou se os cabos que ligam os switches estão ok? Como o colega acima falou pode ser problema no router mas já vi switches gargalando rede... segue o passo a passo que te dei que você acha o nó defeituoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Rodrigo.

 

Como eu mencionei anteriormente seguindo a sequencia dos switchs o segundo, terceiro e quarto estão em outro prédio (do outro lado da rua) a conexão dos equipamentos é feita do primeiro switch com dois cabos (cat6) que atravessam a rua (estivo varalzão...rsrs) sendo que um desses cabos esta desplugado no segundo switch. Pensei em descer o cabo desplugado para o terceiro switch, porém a tubulação não passa mais nada....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...