Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Júlio_SI

Mb fritando processador depois de ter ligado conector auxiliar eatx invertido

Recommended Posts

Boa tarde pessoal. 

 

Possuo uma placa-mãe ASUS P5B Deluxe que possui o conector auxiliar de 12V (que alimenta o processador) no padrão EATX (8 pinos).

 

overview.jpg

 

Passei essa placa para um amigo e quando fui ligar a fonte dele na placa cometi um terrível engano. A fonte tinha 2 cabos distintos, 1 com o conector de 4 pinos, e um com  o conector de 8 pinos. Sem pensar já fui pegando o de 8 pinos e ligando na placa. Resultado: Não ligou e deu um cheirinho de queimado T_T

 

17f6120180a0cd454eadc646ba556a4b

 

Ao retirar o conector de 8 pinos do conector auxiliar EATX, e comparar com o de 4 pinos, vi que as cores estavam completamente invertidas. No conector de 4 pinos, os 2 fios do lado da travinha do conector são amarelos e os outros 2 fios do outro lado são pretos. E no conector de 8 pinos, os 2 fios do lado da travinha do conector são pretos e os outros 4 fios do outro lado são amarelos. Ou seja, onde era pra ser neutro foi 12V e onde era pra ir 12V ficou neutro. Acredito que esse conector de 8 pinos que liguei no conector EATX era pra uso em alimentação de Placas de Vídeo PCI-E. O conector encaixou normalmente sem forçar a barra, por isso achei que estava tudo certo.

 

Depois que fiz a ligação correta com o conector de 4 pinos, percebi que assim que ligo o PC o processador já se encontra em 100 graus. E vai aumentando muito rápido e depois de alguns segundos, ao chegar em 120 graus o pc desliga. Coloquei outro processador e a mesmíssima coisa acontece.

Será que zicou os reguladores de tensão do processador? Na bios aparentemente essas tensões estão ok (3,3 e 5V se não me engano).

 

Alguem tem ideia do que possa ser? Será que tem como reparar?

 

Obs: Conheço alguma coisa básica de eletrônica e consigo facilmente trocar algum componente caso seja necessário.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Júlio_SI

 

Possivelmente os componentes eletrônicos de sua placa-mãe podem ter danificado. Tem laboratórios que fazem esse tipo de reparo, o difícil é encontrar algum dependendo da região onde você mora, ainda tem o risco de não ter reparo e claro nem sempre o custo compensa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×