Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de tensão no circuito


Posts recomendados

 

Olá a todos,

 

Inicialmente quero dizer que sou iniciante em fazer placas PCI e em aletrônica. Fiz uma placa de circuito impresso para servir de auxiliar no controle de uma bombinha d'água controlada por um sensor de umidade de solo. O que acontece é que nessa plaquinha entra uma tensão de 5V e que deveria também sair 5V após receber o sinal do sensor de umidade, porém está saindo pouco menos de 3V. Abaixo segue o esquema elétrico da plaquinha auxiliar.

 

X1-1 e X1-2 são as entradas 5V e GND respectivamente; VCC_OUT e GND_OUT servem para alimentar o sensor de solo; SINAL é o sinal enviado pelo referido sensor; X3-1 e X3-2 é a saída para ligar a bombinha d'água que deveria ser de 5V.

 

Realmente não sei onde está o problema, por isso venho recorrer ao colegas do GDH para chegar a uma solução desse problema.

 

Agradeço qualquer sugestão, dica ou ajuda.

Circuito auxiliar do sensor de umidade do solo.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não funciona porque o circuito está errado. O transistor está ligado invertido, entre os terminais coletor e emissor.

O sensor de umidade não precisa de 3 fios, apenas o "VCC" e o "sinal" já funciona. Em R1 coloca um resistor de 10K aí.

E que tipo de transistor você vai usar?

Pois dependendo do tipo, não terá corrente suficiente para ligar a bombinha. Sendo assim vai precisar de um segundo transistor maior ou de um relé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretendo usar o transistor 2N2222. Mas a função do transistor não é deixar passar corrente do coletor para o emissor quando recebe tensão na base? Ou seja, não deve ser ligado entre o coletor e o emissor? No caso "sinal" são os 5V que o sensor de umidade libera assim que o solo ficar abaixo de um determinado limiar de umidade, acredito que este realmente precise do VCC e do GND para ser ligado.