Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de tensão no circuito


Posts recomendados

 

Olá a todos,

 

Inicialmente quero dizer que sou iniciante em fazer placas PCI e em aletrônica. Fiz uma placa de circuito impresso para servir de auxiliar no controle de uma bombinha d'água controlada por um sensor de umidade de solo. O que acontece é que nessa plaquinha entra uma tensão de 5V e que deveria também sair 5V após receber o sinal do sensor de umidade, porém está saindo pouco menos de 3V. Abaixo segue o esquema elétrico da plaquinha auxiliar.

 

X1-1 e X1-2 são as entradas 5V e GND respectivamente; VCC_OUT e GND_OUT servem para alimentar o sensor de solo; SINAL é o sinal enviado pelo referido sensor; X3-1 e X3-2 é a saída para ligar a bombinha d'água que deveria ser de 5V.

 

Realmente não sei onde está o problema, por isso venho recorrer ao colegas do GDH para chegar a uma solução desse problema.

 

Agradeço qualquer sugestão, dica ou ajuda.

Circuito auxiliar do sensor de umidade do solo.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não funciona porque o circuito está errado. O transistor está ligado invertido, entre os terminais coletor e emissor.

O sensor de umidade não precisa de 3 fios, apenas o "VCC" e o "sinal" já funciona. Em R1 coloca um resistor de 10K aí.

E que tipo de transistor você vai usar?

Pois dependendo do tipo, não terá corrente suficiente para ligar a bombinha. Sendo assim vai precisar de um segundo transistor maior ou de um relé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pretendo usar o transistor 2N2222. Mas a função do transistor não é deixar passar corrente do coletor para o emissor quando recebe tensão na base? Ou seja, não deve ser ligado entre o coletor e o emissor? No caso "sinal" são os 5V que o sensor de umidade libera assim que o solo ficar abaixo de um determinado limiar de umidade, acredito que este realmente precise do VCC e do GND para ser ligado.

Com relação à corrente: pelo que pesquisei o transistor 2N2222 suporta uma corrente de ate 600mA enquanto que a bombinha necessita apenas de 180mA, sendo assim o transistor será suficiente.

Segue abaixo uma imagem do referido sensor que estou usando.

Sensor de umidade de solo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é um trigger.

Nesse site explica direitinho como a plaquinha funciona:

http://www.automalabs.com.br/modulo-sensor-de-chuva-umidade-com-saidas-digital-e-analogica/

 

Pelo que entendi nesses 4 terminais tem o VCC, o GND, uma saída digital (que é acionada através da regulagem do potenciômetro) e a outra é analógica (varia conforme o nível de umidade).

 

Então nesse caso deve se usar a saída digital e regular o trim-pot para o nível de umidade desejado.

O transistor 2N2222, apesar de ter a corrente maior que a da bombinha não serve, já que ele é de baixa potência.

 

Lendo o artigo do site, percebi que quando a umidade aumenta a tensão na saída da plaquinha cai a zero (Já que usa um comparador LM393 e este é coletor aberto).

Sendo assim, me responda se a sua bombinha deve ligar quando está úmido ou quando está seco?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, entendi. Analisando o seu desenho além do transistor invertido, percebi que estava alimentando a plaquinha do sensor através do resistor R2 o limitador de corrente do LED, por isso estava caindo a tensão.

Eu redesenhei o seu circuito de maneira que não ocorre este problema:

imagem13.GIF

 

Eu adicionei o diodo D1 que serve para proteger os transistores, já que vai usar uma carga indutiva (não sei que tipo de bombinha é essa, mas com certeza tem um solenoide ou um motor dentro dela).

Coloquei 2 transistores, pois como seu sensor usa um LM393 o sinal alto dele tem corrente muito baixa (já que é através de pull-up).

Optei por indicar o TIP41 como transistor de potencia, já que este é mais apropriado para o tipo de carga que você vai usar, não se esqueça de colocar um dissipador nele. Esse transistor é bem fácil de achar (mas na falta dele pode ser usado o TIP31).

Mantive os Leds com no seu desenho, o LED1 (vermelho), liga junto com a bombinha e o LED2 (verde) indica que está ligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Mestre88, depois da sua explicação percebi que a tensão estava caindo devido à ligação errônea após resistor R2. Vou usar o esquema elétrico que você desenhou, está completo, muito bom. Fiz aquele esquema simples pois sou iniciante no assunto, mas com ajuda de pessoas como você, que são mais experientes e estão dispostos a compartilhar conhecimento, sei que poderei aprender bastante.

Assim que terminar de confeccionar a PCI posto o resultado aqui.

Valeu mesmo.

adicionado 2 minutos depois

Mais uma pergunta: No lugar do transistor BC547 posso usar o BC548?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, aproveitei o seu desenho e fiz algumas modificações, na verdade onde estão os 5V e o GND é a alimentação do sensor de umidade de solo, acrescentei dois borns para ser a entrada de alimentação pela fonte (fonte-1 é o 5V e fonte-2 é o GND, não consegui renomear de melhor forma no Eagle). Acrescentei também dois borns para ser ligado a um sensor de nível de água o qual só permite passagem de corrente se o mesmo estiver submerso em água (segue imagem abaixo para ilustração). Fiz isso para garantir que a bombinha só seja ligada se estiver dentro de água (caso ocorra eventual falta de água no reservatório).

Enfim, fiz um novo esquema. Agradeço se puder verificá-lo e me dizer ser está correto.

Sensor de nível de água.jpg

Circuito auxiliar do sensor de umidade do solo.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 8 meses depois...
  • 2 meses depois...

 

 

 

 

 

Boa tarde Amigo,

Desculpe resgatar um post tão antigo. Mas estou mexendo com isso no momento e tenho algumas dúvidas.

Desculpe também a minha ignorância no assunto.

 

- Pretenso utilizar o sistema citado para irrigação em caso de solo seco;

- Desativação após detectar umidade/condutividade alta.

- Não importando se há aguá no reservatório da bomba d'água.

- Não pretendo utilizar Led's Indicadores.

 

O acionamento/Disparo deve ser feito quando o solo estiver quase ou totalmente seco mas tenho dúvida sobre a imagem...

- O que é ligado em VCC_SENSOR, SINAL e GND_SENSOR. O que é utilizado nessas 3 ligações?????

- Qual a Alimentação de entrada??

- Qual a tensão de saída para Bomba d'água?

 

 

Citação

Circuito auxiliar do sensor de umidade do solo.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...