Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ruim?


Posts recomendados

  • Membro VIP

As fontes tem uma série e saídas que só apresentam a alimentação ao PC quando estiver ligada com o PC ligado. Entretanto tem uma tensão de saída sempre presente desde que a fonte esteja com sua chave liga desliga acionada e conectada na tomada. Essa tensão se chama +5VSB e ela alimenta alguma parte do circuito na placa-mãe e por isso que esses seus leds dai acendem. É absolutamente normal.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Ramon Machado Teixeira disse:

Então em um surto de energia, em que a energia cai e volta rápido, isso não seria um problema @faller ?

Surtos de tensão sempre são problemas. Agora tem que definir o que é na verdade surto de tensão. Não são aquelas variações de tensão que podem ser notadas até no brilho das lâmpadas, quando por exemplo se liga o chuveiro elétrico.

Surto de tensão são rapidíssimas elevações de tensão que não duram mais do que alguns mili segundos no máximo (1 mili segundo = 0,001 segundo), não são perceptíveis a olho nú, só com aparelhagem tipo osciloscópio eletrônico e tem como principal característica uma tensão elevada, às vezes maior que 1.000 Volts.

Suas principais origens são:

- Desligamento de máquinas e motores pesados, mesmo na rua, longe de sua casa, ou no motor do elevador de seu prédio;

- Solda elétrica lá na serralheria da esquina;

- Raios e descargas elétricas em tempestades;

- Remanejo de carga elétrica feitos pela operadora de energia;

- Quedas de energia.

 

Como evitá-los???

Não se evita sua geração e sim se protege o equipamento ajudando na dispersão dos mesmos.

O principal dispositivo de combate a surtos de tensão, no Brasil se chama Filtro de linha e no resto do mundo Surge Supressors.

 

Mas atenção, não é qualquer filtro de linha que resolve. Necessita ser um bom filtro de linha. Tem de agregar elementos de proteção chamados varistores em quantidade suficiente (mínimo 3) e adequadamente distribuídos.

Esse tópico daqui dá uma boa ideia de alguns filtros de linha do mercado nacional, com fotos internas e análise dos mesmos: Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!     

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
44 minutos atrás, Ramon Machado Teixeira disse:

@faller Vi no post sobre filtros de linha este produto "SMS Clean Energy" e já achei para comprar. Achas necessário a utilização do Clamper seguido do filtro de linha, ou posso dispensar o adaptador Clamper?

O que eu acho dele??  Esta ai:

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...