Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho computador de escritório


Posts recomendados

Olá a todos,

 

Eu trabalho em um Cartório aqui na minha cidade, e utilizamos computadores Dell, a ultima vez que trocamos o parque inteiro foi quando migramos do windows XP para o Windows 7, ou seja, já faz um tempo Haha... Mês passado trocamos de sistema, e esse sistema novo só evidenciou o que eu já estava pensando, temos vários computadores que estão bem lerdos, não só o sistema novo, mas programas como o Libre Office ou mesmo para iniciar estão chatos de usar, aquele pensa mas não sai do lugar com facilidade...

 

A minha duvida é o seguinte: Eu precisava de um método para identificar quais computadores eu iria precisar de fato trocar por um novo, pelo que pesquisei existe a possibilidade dos benchmark, mas não gostei muito da ideia porque é usado muito por gamers e tem que instalar em cada computador, fora que não sei se testar a máquina no máximo dela pode acarretar algum problema. O meu caso seria para testar desempenho baixo, como se fosse um computador de escritório mas que tivesse um bom desempenho para essas tarefas. O de mais pesado que usamos aqui seria um video ou outro que passamos em reuniões, mas é só isso de "pesado :lol:".

 

Obrigado e um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Windows 7 é muito mais pesado que o XP, use o Windows 7 Upgrade Advisor -https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=20 

Um erro comum é as pessoas se esquecerem que os requisitos de um sistema operacional são somados aos requisitos do programa utilizado, ou seja de o sistema pede 1GB e o Programa pede 1Gb então é preciso ter 2Gb de Ram, se a pessoa tiver 1Gb tanto o sistema operacional e o programa funcionarão bem devagar. O mesmo vale para os outros requisitos como placa de vídeo/processador.

 

Para rodar o windows 7, sugiro 3Gb de Ram e um i3 ou similar para um sistema operacional 32 bits ou 4Gb de ram + i3 ou similar de processador caso o sistema operacional seja 64 Bits. A placa de vídeo de preferência uma compatível com o Directx 11 do Windows 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JohnnyMarkus bom, se a parte gráfica é só ver um vídeo de vez em quando, gargalo de vídeo você não tem. Então você tem algumas coisas para analisar no Gerenciador de Tarefas.

 

Para entrar no Gerenciador de Tarefas clique no tradicional Ctrl + Alt + Del / Iniciar Gerenciador de Tarefas. 

Na Aba desempenho você precisa ver duas coisas importantes:

Uso de CPU e Memória Física.

A - Se durante as operações diárias a CPU bater regularmente em 100%, você está tendo gargalo de CPU.

B - Se durante as operações diárias a Memória Física estiver batendo regularmente em 100%, você está tendo gargalo de memória.

 

Se você estiver com gargalo sério em A (CPU), o ideal seria colocar uma CPU mais forte.
Se você estiver com um gargalo sério em B (memória) o ideal é colocar mais um pente de memória ou trocar tudo.

Se você tiver com gargalo nos dois, o ideal é trocar de CPU e de memória.

 

Mais aí entra a configuração da máquina, se é DDR2, DDR3, quantos slots de memória, etc. HDs, quais são os processadores, enfim, o ideal seria pegar um bom técnico para otimizar as máquinas e as configurações. Mas "bom técnico" é coisa rara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa @xmauro

Olá novamente,

 

Estive conferindo com o o desempenho no Gerenciador de Tarefas já deu para ter uma noção muito boa, mas em alguns acho que eu iria precisar utilizar um benchmark mesmo... Acho que nesses casos, em que mesmo com o desempenho não estando em 100% ou muito alto (80, 90%) e continuando lerdo, eu vou ter que usar o benchmark mesmo para identificar qual o problema. Trocar peças fica inviável para nós, mas eu ainda precisaria identificar se tem alguma com problema antes da troca.

 

Muito obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JohnnyMarkus se não estiver batendo em 100% o problema não existe. Passar o benckmark não vai oferecer nenhuma informação útil para você. Apenas vai dizer qual é a CPU mais forte do que a outra, mas se nenhuma está batendo em 100% todas são adequadas para a tarefa.

 

Os únicos casos em que poderia não estar batendo em 100% e tendo gargalo é no caso de jogos, mas aí nem é o problema do processador, mas dos jogos que são mal otimizados. Hoje em dia, especialmente a suite do Office, programas de zipagem e essas coisas estão muito avançadas em termos de aproveitamento da CPU. 

 

Mais um motivo para você tentar encontrar uma pessoa que te dê assessoria nessas compras, porque corre o sério risco de você gastar dinheiro à toa.

 

Existem outros gargalos de sistema, como vírus, manutenção ruim do sistema, HD's sem manutenção, etc. Nas máquinas mais importantes você pode colocar um SSD para o sistema e os programas que o ganho é bem grande.

 

Esses micros têm quais processadores? Qual é a quantidade de memória RAM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...