Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Cleto

Hds Que Perdem Dados Do Nada

Recommended Posts

Fala galera...

Tenho visto recentemente alguns micros de meus clientes que apresentam problemas no HD, tipo bagunçarem os diretórios ou perderem dados do nada...e tais micros já tiveram outros componentes testados, tais como memórias, flat-cables, fonte, etc...foi também passado anti-vírus no HD sem acusar nada...ou seja, ou o problema é o HD ou a IDE da placa mãe!

Agora pergunto, alguém conhece algum software específico que teste a integridade do HD? Assim como tem o MemTest para memória, etc...

Se alguém souber de algum ou tiver um método comprovadamente eficaz, compartilhe com a galera!!

Um abraço! :-BEER

Cleto

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Elendil

Tem os disk manager de cada fabricante. Quanto a perda de dados pode ser por excesso de calor ou alguma interferência magnética...

Compartilhar este post

Link para o post
pode ser por excesso de calor

Como? Nunca ouvi falar que diferenciais termicos influem em dados.

Compartilhar este post

Link para o post

Os DM (disk manager) não servem bem para o que estou procurando...

Na verdade procuro algum programa que faça testes de leitura e gravação no HD, assim como o MemTest faz na memória...ou seja...estressa até acontecer erros, ou não, caso a memória esteja em boas condições.

Se alguém souber de algum, por favor indique!

Cleto

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Elendil
Postado Originalmente por vmosconi@30 jul 2004, 14:52

pode ser por excesso de calor

Como? Nunca ouvi falar que diferenciais termicos influem em dados.

Se você pesquisa-se um pouco teria ouvido falar. O fato de você não ter ouvido falar não quer dizer nada quer?... :muro:

Compartilhar este post

Link para o post
Se você pesquisa-se um pouco teria ouvido falar. O fato de você não ter ouvido falar não quer dizer nada quer?...

você conhece o funcionamento teorico de um Hd?

: como o hd fixa os dados em cada disco dele? você pelo menos sabe o q significa Spin?

ah... se souber você tenta me explicar o porque de o calor influenciar no armazenamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Elendil
Postado Originalmente por vmosconi@30 jul 2004, 20:44

Se você pesquisa-se um pouco teria ouvido falar. O fato de você não ter ouvido falar não quer dizer nada quer?...

você conhece o funcionamento teorico de um Hd?

: como o hd fixa os dados em cada disco dele? você pelo menos sabe o q significa Spin?

ah... se souber você tenta me explicar o porque de o calor influenciar no armazenamento.

Da uma lida aí sabe tudo. Tem uns dois depoimentos de usuários que perderam parte do hd por excesso de calor na placa lógica...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu também acho que o calor pode causar problema. já vi casos também de pessoas que perderam dados do hd do nada , (mesmo com antivirus atualizado e firewall). porém o que tinha de comum em todos os usuarios era que o lugar onde eles deixavam a cpu era mal ventilado...os hds eram de 7200rpm e não tinham cooler.

Compartilhar este post

Link para o post
Da uma lida aí sabe tudo. Tem uns dois depoimentos de usuários que perderam parte do hd por excesso de calor na placa lógica...

Dar problema na parte logica é uma coisa, perder dados é outra.

Sou estudante de engenharia da computação e tenho uma materia (Arquitetura de microcomputadores) que detalha o funcionamento de cada parte do Computador, desde a porta serial ate a mem cache do computador. já que você sabe tanto vai la discutir com o meu professor...Elendil

Bom eu também acho que o calor pode causar problema. já vi casos também de pessoas que perderam dados do hd do nada , (mesmo com antivirus atualizado e firewall). porém o que tinha de comum em todos os usuarios era que o lugar onde eles deixavam a cpu era mal ventilado...os hds eram de 7200rpm e não tinham cooler.

Tenho o Pc da assinatura com over, um cooler microfin para 2.0, e gabinete 3 baia há quase 6 meses.

ate agora não perdi nada.

e outra não da para levar en copnsideração o q ocorreu com 2 usuarios. imagine o nº de usuarios com Hd de 7200 sem cooler? 2 usuários não sao nada ...

Para se constatar isso deviasse levar em consideração um numera maior de usuario que relataram este erro.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por vmosconi@31 jul 2004, 03:08

Sou estudante de engenharia da computação e tenho uma materia  (Arquitetura de microcomputadores) que detalha o funcionamento de cada parte do Computador, desde a porta serial ate a mem cache do computador. já que você sabe tanto vai la discutir com o meu professor...

Bom... quanto a isso, minha mãe saiu da imprensa há uns 10 anos, mas ela continua dizendo que é da imprensa e todos continuam acreditando.

Essa sua observação de estar estudando Engenharia da Computação, e todos os seus possíveis "significados ocultos" que estão subentendidos, é totalmente desnecessária, apenas mostrando que você é um p*ta de um estúpido que adora se mostrar. E tenho certeza de que isso não é nada do tipo orgulho do que faz, não... orgulho do que faz é outra história.

EDIT: e também num é porque o seu professor é quem é que ele sabe tudo, não... fica esperto quanto a isso. E tente levar numa boa os comentários dos outros. E se não for você quem "começou" a briga, não leve-a em frente... você estará sendo tão baixo quanto a pessoa que "começou".

E quanto ao tópico, tenta fazer o seguinte:

Testa o HD com os programas que você conhece (o PowerMax faz alguns testes via DOS; o próprio CHKDSK do Win) e deixa ligado por um tempo razoável... e depois testa a temperatura para ver se a T está normal.

Caso esteja, aí eu não sei o que pode ser o problema... mas já executou a verificação completa de BadBlocks? (continuo dizendo que o PowerMax é muito bom nisso heheh B) ).

Espero ter ajudado! :joia:

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Segue um email que a seagate respondeu.

From: DiscSupport@seagate.com

>To: viniarbex@hotmail.com

>Subject: Re: |ST380011A|Windows XP||I would like to know if h

>Date: Sat, 31 Jul 2004 12:22:21 -0500

>

> Hello,

>

> Thank you for the inquiry.

>

> A drive running at or above its maximum heat specification of 55 Degrees

> Celsius, can spin down or reset itself etc.

>

> Data loss is possible because of a reset or spin down.

>

> Robert A.

> Seagate Technical Support

>

> ========== Customer's original message ==========

>

>

>

> ========================================================

> I would like to know if high temperatures on my hard drive could cause

> data loss or writing problems?

> ========================================================

>

> Email address : viniarbex@hotmail.com

> First name : Vinicius

> Last name : Duarte Arbex

> Phone/Customer Number :

> FAX :

> Customer type :

> Location : Brazil

> :

> Operating system : Windows XP

> CPU and Speed : Atlhon XP 2200

> Total RAM :

> System BIOS & version :

> :

> Model # : ST380011A

> Model interface :

> :

> ATA Controller :

> ATA Master/Slave :

> Other ATA Devices :

> :

> SCSI ID :

> SCSI Terminated :

> Other SCSI Devices :

> SCSI Controller :

> :

> Is form helpful :

> Form Type : Disc

> Language : EN

> Email this form :

> Email new products :

De acordo com a Seagate o hd pode trabalhar ate no maximo 55 graus acima disso pode causar problemas como perda de dados;

O Elendil que enviou esse email para Seagate. A gente discutiu sobre isso e ele me encaminhou o email, resolvi postar aqui para todos...

Valeu...

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja.

Aquecimento não causa diretamente perda de dados, mas pode causar "Spin Down" (Não achei tradução para isso, talvez seja parar de girar) e o resetamento do mesmo.

O que pode causar perda de dados é o Spin Down e o resetamento, ou seja, indiretamente a temperatura pode causar problemas no HD.

Compartilhar este post

Link para o post

quanta confusão... resumindo temperatura máxima, acima do sugerido pelo fabricante pode causar perda de dados!!! mesmo que indiretamente!

Cara no seu caso aí, tá parecendo problemas com a placa lógica, se tiver na garantia manda para troca, senão, tenta achar um HD idêntico (mas tem que ser igual mesmo) e troca a placa lógica só para fazer uns testes. voce pode usar o Sandra, ele tem um módulo que testa leitura e gravação no HD, é bem completo!

Compartilhar este post

Link para o post

he he he he...desse jeito eu não posto mais...

Brincadeirinha...sempre é bom vermos a diversidade de opiniões, mesmo que nem sempre colocadas da melhor forma!

Muito bom o e-mail da Seagate...tenho um HD 40 7.200 e desde o primeiro dia achei que ele esquentava demais e tratei de instalar uma ventoinha soprando nele para não correr o risco dele esquentar a cabeça...também não tenho nada a reclamar dele...

Vou dar uma olhada neste PowerMax, mas pelo que eu vi ele funciona para hds Maxxtor e Quantum, e o meu hd com problema é um Samsung.

De qualquer forma, obrigado a todos que responderam!

Até mais... :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais