Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Adilsonxds

Computador não liga as vezes (nem uefi é carregada)

Recommended Posts

HISTÓRIA

Uns dias atrás eu estava com um cabo SATA provisório no meu HD, o qual estava com mau contato em uma das extremidades. 

Durante esses dias, acredito que este deve ter desconectado enquanto deixei o computador ligado. Quando retornei para utilizá-lo, ele estava desligado e não iniciava porque a partição do sistema operacional estava corrompida.

Até aí, já era de se esperar que isso fosse acontecer. Acontece que no mesmo dia após a troca do cabo SATA e a formatação do HD, começaram a surgir outros problemas...

O PROBLEMA

Na maioria das vezes o computador não liga. Não chega nem mesmo a aparecer a tela inicial da UEFI. E, também, nenhum BEEP é anunciado.
Na verdade, um pequeno ruído bem baixo (a ponto de se escutar apenas com o ouvido bem próximo) no BEEP ocorre a cada ~1s enquanto o computador tenta ligar.

O computador entra em uma inicialização eterna, reiniciando mais ou menos a cada 10s.
Pelo que parece, este tenta carregar os componentes mas, sem sucesso, reinicia para tentar novamente.

Desconectei todos os componentes (placa de vídeo, placa de rede, periféricos, ...) mas o problema continuou mesmo com a placa-mãe conectada apenas com o processador, memória RAM e fonte de alimentação.

Quando insisto na inicialização (desligando a fonte e aguardando uns instantes ou aguardando algumas reinicializações seguidas) e obtenho sucesso ligando o computador, ele funciona normalmente, sem problemas de lentidão ou falha em qualquer componente.

E, também, esse problema ocorre com mais frequência após o computador ser desligado ou entrar no estado de hibernação. Após uma reinicialização direta pelo Windows, o computador na maioria das vezes inicializa normalmente (dentre diversas reinicializações nos últimos dias, instalando drivers e outros programas, apenas uma vez travou como descrito acima).

TENTATIVAS DE SOLUÇÃO

Pesquisando bastante sobre o problema, muitas pessoas comentaram que deve estar relacionado com o pente de memória RAM. 
Neste caso, utilizo duas Kingston HyperX FURY 4GB em Dual Channel. Quando eu coloco apenas um pente de memória (independente de qual dos dois e em qual slot na placa-mãe) a chance de ocorrer o problema na inicialização diminui. Na maioria das vezes tenho sucesso ao inicializar o computador com um pente somente. Porém, o problema ainda chega a ocorrer diversas vezes.

COMPUTADOR

placa-mãe: Gigabyte GA-Z97X-UD3H-BK
Processador: Intel Core i5-4690K
Memória: 2 x Kingston HyperX FURY 4GB 1866MHz (8GB no total)
Fonte: EVGA 500W

FINALIZANDO

Acredito que o problema está com a placa-mãe ou memória RAM. Antes eu pensava que devia ser um mau contato também em alguns desses itens, mas acho estranho que após algumas tentativas ele inicializa e não ocorre nenhum problema enquanto o sistema operacional está em execução.

Não faço overclock e tenho as configurações padrão na UEFI.

Poderia este ser um problema com a própria UEFI? Ou é mais provável que seja um problema com o hardware?

Desde já agradeço a ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na formatação eu cheguei a fazer uma instalação limpa e recriei minhas partições pelo DISKPART. Troquei as portas do HD e também fiz algumas trocas na memória (limpei e conectei em slots diferentes). Acredito que não está relacionado com o sistema operacional pois mesmo sem HD a inicialização não ocorre (nem mesmo para dizer que não há disco de boot). Foi complicado até mesmo para formatar, pois tive que insistir algumas vezes para conseguir inicializar o sistema até chegar ao ponto de ler um disco de boot.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais