Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc instável.


Posts recomendados

Bom, é meu difícil de explicar mas vou tentar. O sistema começou a ficar instável, meio lerdo, congelando e com o driver de video parando e voltando a funcionar. Isso passou a ficar frequente. Ao ligar a máquina o fan cooler do processador já tava a milhão. As vezes a máquina nem liga. As vezes liga e não dá video. Ai tem que ficar ligando e desligando até funcionar ou deixar um tempo desligada, ai depois ela liga. Isso tudo sem fazer nada demais, apenas navegando na net. Comecei a suspeitar de superaquecimento, já que o cooler é aquele padrão que vem com o processador, porque não instalei nenhum outro fan no gabinete e a montagem da máquina não ter ficado muito boa, pois deixei os cabos muito embolados, obstruindo a passagem de ar. Abri a máquina e dei uma limpada no cooler que estava muito empoeirado. Ai lembrei que durante a instalação do rocessador/cooler não encaixei direito aquela haste lateral que pressiona o cooler sobre o processador, a alavanca perdeu a pressão, mas não ficou folgado. Só que depois disso, eu resolvi parar de usar o estabilizador, ligando a fonte direto na tomada. Acontece que a máquina começou a não ligar direito, isso já acontecia mas agora tá com mais frequência. Botei o estabilizador novamente e ela ligou normalmente e, pelo menos até agora não houve congelamentos, lerdeza e problemas com o driver de video e o fan cooler do processador não está disparando. Será que pode ser a fonte? 

 

 

Configuração: 

Microsoft Windows 10 Pro

Gabinete Thermaltake ATX V4 Black Edition

AMD Phenom II X4 Black Edition 965, 3415 MHz

placa-mãe  Gigabyte GA-970A-D3P

Corsair Vengeance    2x    4 GB DDR3-1333
Kingston      1x 4GB DDR3

NVIDIA GeForce GTX 275  (896 MB)

ST1000DM003-1ER162 ATA Device  (1 TB, 7200 RPM, SATA-III)
ST3500418AS ATA Device  (500 GB, 7200 RPM, SATA-II)

Fonte Antec 750W

 

 

 

pc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Renato Machado_339140 Duas coisas que citou me chamaram a atenção,

a primeira é a falta de ventilação no gabinete, a segunda é que sem o

estabilizador o pc passou a apresentar problemas, já com o estabilizador ele

funciona normal, e isso pode significar problema na rede elétrica aonde ele está instalado.

Eu melhoraria a ventilação do gabinete e chamaria um eletricista profissional

para dar uma olhada na instalação elétrica.

 

 

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adcarvalho A parte elétrica do apartamento está Ok. Agora lascou. Parece que queimou de vez a fonte. Eu havia dito que voltando com o estabilizador tinha desaparecido o problema, mas não, assim que reiniciei percebi que não estava ligando direito. Ai desliguei e tirei o estabilizador. Fui ligar agora e  nem sinal de vida. Voltei o estabilizador e nada. Que *****.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adcarvalho @adcarvalho vou ver se arrumo uma fonte pra testar. Bom, vamos ver se agora descubro qual é o problema. Se for mesmo a fonte menos mal. Já comprei um cooler razoável e quatro fan's. Tô quase chutando o balde e comprando tudo novo.

 

Agora veja uma coisa. Notei que esse problema começou a aparecer depois que atualizei para o Windows 10. O fan do cooler começou a disparar e depois veio os congelamentos e tal...

 

E uma coisa que não tinha reparado é que o a Windows só tá usando 3.74 GB de memória, 8GB estão reservados para programas. Do nada ele fez isso,tentei arrumar e não deu. E o problema dos travamentos se dava justamente quando estava com várias abas abertas no navegador. Eu ia fechando os processos e aparecia mensagem de memoria. Será que essa questão da memória  tem algo a ver com a aceleração do fan do cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2016 às 19:04, Renato Machado_339140 disse:

Ai lembrei que durante a instalação do rocessador/cooler não encaixei direito aquela haste lateral que pressiona o cooler sobre o processador, a alavanca perdeu a pressão, mas não ficou folgado.

 

O computador ficou funcionando por muito tempo assim? As vezes pode não parecer que ficou folgado, mas sem a pressão adequada o cooler acaba não conseguindo dissipar o calor corretamente

 

Talvez o slot aí da sua placa-mãe tenha sido danificado. Bem complicado essa situação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Ventorim funcionou 1 ano e meio. 5 anos acho que deu pra fonte não? Ainda mais ligada num estabilizador velho e um gabinete mal refrigerado. Mas, talvez leve a fonte para testar em uma loja.

 

No caso de ser ela mesmo,uma de 500W tá bom pra essa máquina?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato Machado_339140 disse:

funcionou 1 ano e meio. 5 anos acho que deu pra fonte não? Ainda mais ligada num estabilizador velho e um gabinete mal refrigerado. Mas, talvez leve a fonte para testar em uma loja.

 

No caso de ser ela mesmo,uma de 500W tá bom pra essa máquina?

 

Bastante tempo nessa situação aí, deu pra estragar sim

Acho que uma Corsair CX430, da última revisão, tá mais que suficiente. Tem uns tópicos do faller por aí explicando como dimensionar a energia gasta pelo seu PC e, consequentemente, a fonte.

 

Mas vale a pena você confirmar se a sua fonte realmente está com defeito pra não arriscar comprar outra e depois descobrir que o problema era na placa-mãe, por exemplo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Ventorim pois é. Testei a fonte hoje em outro PC e ela até ligou mas não deu vídeo. , parecia não ter força o cara falou. Acho que com isso da pra dizer que a fonte está ruim não  é?

 

O ideal seria testar outra fonte no PC pra ver se as outras peças estão ok, mas a fonte, tendo de comprar outra, passo para outra questão.

 

A placa-mãe é a peça mais nova da maquina, as outras tem aproximadamente 5 anos de uso. Essa placa aguenta um upgrade. É melhor escolher uma fonte já pensando nesse possível upgrade. Mas, como essa CPU e VGA consomem muita energia, talvez peças mais atuais requeiram até menos da fonte, correto?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a fonte está ruim mesmo, se não o outro computador teria funcionado com ela.

 

Acho bobagem comprar uma fonte com mais de 500W. Puro desperdício mesmo... 

Peças atuais gastam cada vez menos energia e hoje em dia as fontes com meros 400W já tem potência de sobra

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca...olha a situação. Hoje chegou a fonte nova. Instalei, fui ligar o PC e nada. Pensei: Pronto! Lascou, não era fonte, deve ser a placa-mãe. Ai, como essa fonte nova veio sem o cabo de alimentação, eu usei o antigo da outra fonte, e como ele está com uma parte "sem a capa" (foto), resolvi testar outro cabo de alimentação. Pimba! Ligou.

 

E agora? Será que a fonte antiga está boa e o problema era o cabo de alimentação?

 

Instalei dois Fan's no gabinete e deu uma diminuível boa nas temperaturas, tanto da CPU como da GPU.

 

O cooler que comprei (Hyper T4) eu não consegui encaixar na placa-mãe. No site diz que é compatível. https://pcpartpicker.com/products/cpu-cooler/?compatible_with=gigabyte-motherboard-ga970ad3p . Vi um vídeo onde o cara instala o T4 em cima do suporte do cooler padrão, é assim mesmo? 

 

Não deu para ver ainda se o PC continua instável. Na hora que ligou a fan do cooler deu umas disparadinhas mas bem menos que antes e depois parou. 

cabo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Vamos ver quanto tempo a mais ela dura né...Ela é boa mesmo: Teste da Fonte de Alimentação Antec True Power 750 W

 

Vou botar o cooler e aproveito para testá-la com outro cabo.

 

Quanto eu ganharia de desempenho em jogos colocando um FX-6300 e uma GTX 750Ti, por exemplo?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...