Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
jvictorpdx

Conhecimentos de eletronica para pc - hardware

Recommended Posts

Boa noite galera do CH

Me aventuro pelo mundo da informática a um tempo, embora seja novo ainda pela casa dos 20 anos gosto muito da área.

Nos últimos meses  me veio em mente a possibilidade te me qualificar em Eletrônica ( De inicio um curso técnico mesmo ) para ter foco em reparo, entendimento dos componentes contidos em placas mãe, vga's e etc.

Gostaria de saber aqui cursos acessíveis no território nacional que seria uma boa fazer, desde algo básico para me habituar a eletrônica ate uma especialização em componentes de hardware propriamente dito, grato pela atenção.

Uma boa noite a todos. :bandeira:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vai ser da noite para o dia. Estou pensando em montar cursos nesta linha, mas ainda vai demorar um tempo. Pois você vai ter que aprender eletrônica básica/analógica, eletrônica digital e depois avançar. Existem cursos de reparo que focam apenas nos aspectos práticos, ensinam você a reparar mas não ensina a parte do "entendimento" ou "arquitetura". Boa sorte neste seu caminho! :) 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Para se qualificar em Eletrônica, o caminho mais correto, que te confere um DIPLOMA de verdade no menor tempo possível, é um curso técnico oficial. Se você já possui o 2º grau, pode fazer o curso em 1 ano e meio, mais algumas centenas de horas de estágio, variando conforme a escola (algumas também tem TCC).

Um link do Senai aí do Rio: Senai Rio

Há também boas escolas técnicas estaduais e particulares, é só pesquisar.

Um alerta: Só se dá bem num curso desses quem tem aptidão para física, matemática e lógica. E como o GT disse acima, não se aprende a coisa do dia para a noite.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá colega @jvictorpdx!  Caso queira começar estudando sem compromisso com escolas, sugiro alguns livros que te darão um bom passo para sua meta.

O primeiro seria o de Eletrônica:

https://www.clubedohardware.com.br/pagina/livro21

Um outro seria o de Hardware, voltado totalmente a computadores e estruturas deles...

https://www.clubedohardware.com.br/pagina/livro22

Te garanto que será um bom começo para seus estudos e aprofundamentos na área...

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando também que, em parte de reparação, em especial de fontes, acostume-se com defeitos intermitentes e problemas ''cabeludos'' heheheh. Seria um bom investimento além do ''know how'' ter conhecimento sobre a engenharia por trás dos circuitos! Acredite ou não, ajudará muito (mas muito mesmo) a resolver problemas, já que entenderás o funcionamento de, por exemplo, um PWM, e não apenas sair trocando capacitores, testando transistores, o que acaba por gastar muito do seu tempo por, muitas vezes, não chega até a solução.
 Tenha paciência! Não sou nenhum mestre da informática, muito menos eletrônica, mas recomendo comprar (ou pedir! Já ganhei muitas peças antigas/defeituosas apenas pedindo em assistências! Não custa tentar) componentes como um computador antigo barato, ou algo do tipo. Eu comecei com Pentium's e AMD K6 que comprava apenas no intuito de estudar cada componente, baixava vários datasheets e pouco a pouco aprendi como tudo funcionava :D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais