Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Anonimo123

Diminuindo consumo do hd secundário

Recommended Posts

Tenho um notebook Lenovo Y410P que vem de fábrica com um SSD, no slot SATA m.2 de 24gb, usado como cache. Bom, com o passar do tempo o SSD vagabundo que veio deu defeito, e acabei de comprar um novo, de 128gb.

Por ser já de um tamanho considerável, passei o SO pra ele, formatei o HD e deixei ele somente para armazenamento, vou rodar tudo pelo SSD.

Minha dúvida é a seguinte, eu queria que de algum jeito, o HD não gastasse  muito pouca energia, melhor ainda, o ideal seria que ele desligasse totalmente, como se tivesse cortado a energia, enquanto não houvesse nenhum read ou write. Não ligo de ele demorar pra responder caso eu precise, única coisa que me importa é a economia de bateria.

Sei que tem a opção de desligar o HD nas configurações de energia, mas eu imagino que qualquer coisa que eu colocar ali vai afetar o SSD tb, e eu quero que o SSD continue em pleno funcionamento, enquanto o HD que é usado só pra armazenamento fique desligado, ou então ligado porém gastando o mínimo possível de energia.

Alguem sabe se é possível fazer isso de alguma forma? Já tentei procurar de todos os jeitos e não achei nada que atendesse essa necessidade, se alguém puder me dar uma luz agradeço.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais