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Bom dia Amigos do Fórum,

Sou o Matraka, um curioso por natureza, amante do DIY, apaixonado por invencionices e afins.

Sempre achei muito interessante o mundo da eletrônica, embora nunca tenha me aprofundado, fazer coisas capazes de controlar máquinas e outras coisas é muito louco! Mas, como a vida não anda exatamente do jeito que a gente quer fui para outros ramos.

Hoje, estou em um projeto, que me trouxe de volta ao interesse da eletrônica. Tenho um Jeep, e como bom cientista (sou formado em Ciências da Computação) sou um tanto inspetor bugiganga. Desde criança adorava carros com milhões de botões, amava os Galaxies por exemplo, aquilo me dava a sensação de estar em uma nave espacial (lógico que sempre quis ser um astronauta), e no Jeep é claro que quero um tanto de botões com um tantão de finalidades, e é aí que volto a ter maior interesse pela eletrônica.

Claro que tudo ainda é projeto, sonho e tal. Mas, geralmente eu brigo muito pelos meus sonhos então.....

Os projetos para o velho Caroço (o jeep tem este nome) são muitos mas para não me perder na empreitada estou indo aos poucos. Por exemplo, JÁ APRENDI A SOLDAR! Isto não é demais? E, vejam, agora consigo soldar com solda elétrica e tb. fazer soldas de estanho em fios.... Nossa! Já estou me sentindo o máximo.

Mas vamos devagar. No momento estou com uma dúvida que está me atormentando e se alguém puder ajudar eu agradeço demais.

É o seguinte, no Caroço eu tenho o contato, mas diferente dos outros carros eu viro a chave e depois aperto um botão para dar a partida.

Neste miolo de contato há 3 posições, você olhando de frente a posição 01 é quando a chave está virada para o lado esquerdo, do lado do motorista, esta posição é o que se chama de ACESSÓRIOS. A posição 02 é DESLIGADO e a posição 03 é IGNIÇÃO.

Pois bem, na posição de Acessórios eu quero poder ligar a lanterna então eu peguei um fio e liguei saindo da posição de Acessórios, passando por um fusível e ligando na chave de luz. Até aí beleza, funcionou tudo bem.

Na posição de Ignição eu tb. peguei um fio, passei por outro fusível e tb. liguei na mesma chave de luz. E é aqui mora o B.O (problema). Quando eu coloco a chave do contato virado para ACESSÓRIOS a corrente vai até a chave de luz mas como há um fio da ignição tb. ligada nesta chave eu estou conseguindo dar a partida no carro. Algo que não era para acontecer com a chave na posição de ACESSÓRIOS. Eis o meu primeiro problema.

Pesquisei na internê e vi que poderia usar um diodo. Pelo que li o diodo só conduz para um lado então instalaria ele no fio que vem da IGNIÇÃO e mataria meu problema. Mas, percebi que nunca vi carro nenhum com diodo no fio, o que já vi são relés. A pergunta é: Existe algum relé que pode fazer esta função do diodo?

Abraços,

Matraka

  • Membro VIP
Postado

Nem sei se entendi direito...

Sim, um diodo ligado anodo na ignição-fio, catodo na acessórios evita que a corrente vá de acessórios pra ignição. Publique fotos ou desenhos que podem ajudar a te ajudar. Uma imagem vale mais que mil palavras. ou 1.img>1k.txt

Pelo menos o nick tá coerente kk

adicionado 1 minuto depois

1.jpg>1k.txt

  • Curtir 1
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Na verdade teria que ser dois diodos ligados com os catodos ligados juntos.

Só que nesse caso vai precisar de um relé também, já que a corrente dos faróis é alta, senão vai ter que usar dois diodos grandes. 

Eu não entendi porque precisa em duas posições da chave, se na maioria das vezes se usa os faróis com o carro andando deveria ligar somente na posição ignição. 

Você vai usar os faróis com o carro parado também? 

Postado
6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Nem sei se entendi direito...

Sim, um diodo ligado anodo na ignição-fio, catodo na acessórios evita que a corrente vá de acessórios pra ignição. Publique fotos ou desenhos que podem ajudar a te ajudar. Uma imagem vale mais que mil palavras. ou 1.img>1k.txt

Pelo menos o nick tá coerente kk

adicionado 1 minuto depois

1.jpg>1k.txt

Nick coerente foi ótimo e olha que eu nem falei muito...kkkkkkkkkkk

coloquei o "esquema" em pdf. Peço desculpas desde já pelas barbaridades que devem estar aí no esquema mas a ideia que tenho é esta...

Mestre 88 quase todos os carros tem esta posição de acessórios. Na verdade meu interesse não são os faróis nesta posição e sim as lanternas mas como eu estou usando a chave de farol do Uno antigo creio que teria que tirar leite de pedra devido aos meus nulos conhecimentos de eletrônica e elétrica. A ideia dos acessórios é você. poder usar tomadas 12v, luz de cortesia, lanterna quando o carro está parado (os carros mais modernos o farol não liga nesta posição). É na verdade uma proteção para caso você esqueça algo ligado com o carro desligado. Nesta posição só funciona com a chave no contato.

Agradeço muito a resposta de vocês.

muito obrigado,

Matraka

P.S - Falei menos agora. Não foi?

Esquema Elet..pdf

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Dando o meu pitaco, ficaria com um jogo de relés. Isso garante as amperagens para todas as traquitanas, pode separar os 2 setores (acessórios e ignição) e fica em condições de habilitar o que liga em cada caso. Nos relés automotivos, a vantagem é que o comum fica no corpo, podendo ser aparafusado diretamente no chassi/carcaça.

images.jpg

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Bom Dia Amigos,

Dom Bonilla você. pode me dizer qual relé eu devo usar e como faço as ligações?

P.S - Já estou preparando outra pergunta, mas esta eu acho que é mais cabeluda.

abços,

Matraka

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os reles tem , em geral, 3, 4 ou 5 contatos, dependendo do modelo e aplicação. Eles tem o esquema estampado numa lateral. Dois contatos são para acionamento, um é comum e 2 são NA ou NF. O qual usar depende da aplicação. São como DSJ's, tem corrente especifica para cada fim.

Postado

Bom Dia Dom Bonilla,

Não entendi muito do que você. falou. Eu não entendo quase nada de elétrica e eletrônica. você. pode descer ao meu nível de leigo (rs)?

abços,

Matraka

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Bah, amigo! Aí você me quebra. Precisa entender um pouco, senão não sei como fazê-lo entender. Tudo é esquema de ligação. Estude um pouco para podermos lhe ajudar melhor.

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