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Tópico do matraka - iniciante neste universo

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Bom dia Amigos do Fórum,

Sou o Matraka, um curioso por natureza, amante do DIY, apaixonado por invencionices e afins.

Sempre achei muito interessante o mundo da eletrônica, embora nunca tenha me aprofundado, fazer coisas capazes de controlar máquinas e outras coisas é muito louco! Mas, como a vida não anda exatamente do jeito que a gente quer fui para outros ramos.

Hoje, estou em um projeto, que me trouxe de volta ao interesse da eletrônica. Tenho um Jeep, e como bom cientista (sou formado em Ciências da Computação) sou um tanto inspetor bugiganga. Desde criança adorava carros com milhões de botões, amava os Galaxies por exemplo, aquilo me dava a sensação de estar em uma nave espacial (lógico que sempre quis ser um astronauta), e no Jeep é claro que quero um tanto de botões com um tantão de finalidades, e é aí que volto a ter maior interesse pela eletrônica.

Claro que tudo ainda é projeto, sonho e tal. Mas, geralmente eu brigo muito pelos meus sonhos então.....

Os projetos para o velho Caroço (o jeep tem este nome) são muitos mas para não me perder na empreitada estou indo aos poucos. Por exemplo, JÁ APRENDI A SOLDAR! Isto não é demais? E, vejam, agora consigo soldar com solda elétrica e tb. fazer soldas de estanho em fios.... Nossa! Já estou me sentindo o máximo.

Mas vamos devagar. No momento estou com uma dúvida que está me atormentando e se alguém puder ajudar eu agradeço demais.

É o seguinte, no Caroço eu tenho o contato, mas diferente dos outros carros eu viro a chave e depois aperto um botão para dar a partida.

Neste miolo de contato há 3 posições, você olhando de frente a posição 01 é quando a chave está virada para o lado esquerdo, do lado do motorista, esta posição é o que se chama de ACESSÓRIOS. A posição 02 é DESLIGADO e a posição 03 é IGNIÇÃO.

Pois bem, na posição de Acessórios eu quero poder ligar a lanterna então eu peguei um fio e liguei saindo da posição de Acessórios, passando por um fusível e ligando na chave de luz. Até aí beleza, funcionou tudo bem.

Na posição de Ignição eu tb. peguei um fio, passei por outro fusível e tb. liguei na mesma chave de luz. E é aqui mora o B.O (problema). Quando eu coloco a chave do contato virado para ACESSÓRIOS a corrente vai até a chave de luz mas como há um fio da ignição tb. ligada nesta chave eu estou conseguindo dar a partida no carro. Algo que não era para acontecer com a chave na posição de ACESSÓRIOS. Eis o meu primeiro problema.

Pesquisei na internê e vi que poderia usar um diodo. Pelo que li o diodo só conduz para um lado então instalaria ele no fio que vem da IGNIÇÃO e mataria meu problema. Mas, percebi que nunca vi carro nenhum com diodo no fio, o que já vi são relés. A pergunta é: Existe algum relé que pode fazer esta função do diodo?

Abraços,

Matraka

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Nem sei se entendi direito...

Sim, um diodo ligado anodo na ignição-fio, catodo na acessórios evita que a corrente vá de acessórios pra ignição. Publique fotos ou desenhos que podem ajudar a te ajudar. Uma imagem vale mais que mil palavras. ou 1.img>1k.txt

Pelo menos o nick tá coerente kk

adicionado 1 minuto depois

1.jpg>1k.txt

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Na verdade teria que ser dois diodos ligados com os catodos ligados juntos.

Só que nesse caso vai precisar de um relé também, já que a corrente dos faróis é alta, senão vai ter que usar dois diodos grandes. 

Eu não entendi porque precisa em duas posições da chave, se na maioria das vezes se usa os faróis com o carro andando deveria ligar somente na posição ignição. 

Você vai usar os faróis com o carro parado também? 

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6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Nem sei se entendi direito...

Sim, um diodo ligado anodo na ignição-fio, catodo na acessórios evita que a corrente vá de acessórios pra ignição. Publique fotos ou desenhos que podem ajudar a te ajudar. Uma imagem vale mais que mil palavras. ou 1.img>1k.txt

Pelo menos o nick tá coerente kk

adicionado 1 minuto depois

1.jpg>1k.txt

Nick coerente foi ótimo e olha que eu nem falei muito...kkkkkkkkkkk

coloquei o "esquema" em pdf. Peço desculpas desde já pelas barbaridades que devem estar aí no esquema mas a ideia que tenho é esta...

Mestre 88 quase todos os carros tem esta posição de acessórios. Na verdade meu interesse não são os faróis nesta posição e sim as lanternas mas como eu estou usando a chave de farol do Uno antigo creio que teria que tirar leite de pedra devido aos meus nulos conhecimentos de eletrônica e elétrica. A ideia dos acessórios é você. poder usar tomadas 12v, luz de cortesia, lanterna quando o carro está parado (os carros mais modernos o farol não liga nesta posição). É na verdade uma proteção para caso você esqueça algo ligado com o carro desligado. Nesta posição só funciona com a chave no contato.

Agradeço muito a resposta de vocês.

muito obrigado,

Matraka

P.S - Falei menos agora. Não foi?

Esquema Elet..pdf

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Dando o meu pitaco, ficaria com um jogo de relés. Isso garante as amperagens para todas as traquitanas, pode separar os 2 setores (acessórios e ignição) e fica em condições de habilitar o que liga em cada caso. Nos relés automotivos, a vantagem é que o comum fica no corpo, podendo ser aparafusado diretamente no chassi/carcaça.

images.jpg

Editado por Dom Bonilla

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Bom Dia Amigos,

Dom Bonilla você. pode me dizer qual relé eu devo usar e como faço as ligações?

P.S - Já estou preparando outra pergunta, mas esta eu acho que é mais cabeluda.

abços,

Matraka

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os reles tem , em geral, 3, 4 ou 5 contatos, dependendo do modelo e aplicação. Eles tem o esquema estampado numa lateral. Dois contatos são para acionamento, um é comum e 2 são NA ou NF. O qual usar depende da aplicação. São como DSJ's, tem corrente especifica para cada fim.

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Bom Dia Dom Bonilla,

Não entendi muito do que você. falou. Eu não entendo quase nada de elétrica e eletrônica. você. pode descer ao meu nível de leigo (rs)?

abços,

Matraka

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Bah, amigo! Aí você me quebra. Precisa entender um pouco, senão não sei como fazê-lo entender. Tudo é esquema de ligação. Estude um pouco para podermos lhe ajudar melhor.

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De qualquer maneira eu agradeço demais sua atenção. Vou dar uma olhada e ver se eu entendo alguma coisa.

muito Obrigado!

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