Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd secundário "congelando" intermitentemente


Posts recomendados

Olá, boa tarde, vou tentar resumir meu problema. Tenho um PC com um SSD como HD primário (SATA boot/windows) e um HD secundário (SATA 1TB Seagate). Recentemente a placa-mãe desse PC deu problemas e eu precisei comprar uma nova (juntamente com um novo processador). Realizei a troca e tudo ocorreu bem, coloquei até mais memória RAM e tudo está funcionando como deve com exceção de um problema que eu julgo no mínimo estranho. Ao navegar nas pastas do HD Secundário, em determinados momentos, a tela do Windows Explorer "congela". O cursor do mouse até muda para uma rodinha, como se algo estivesse sendo feito, mas noto que não é nada. É como uma "espera" que varia de 5 a 10s (uma eternidade pra mim) até as pastas se tornarem acessíveis. Isso não acontece apenas uma vez, isso acontece várias vezes.

 

O que isso pode ser? Devo me preocupar?

 

Observações:

  • O HDD é um HD Seagate SATA III Desktop 7200 1TB ST1000DM003, comprado no Kabum (http://www.kabum.com.br/produto/24874/hd-seagate-sata-35-desktop-hdd-1tb-7200rpm-64mb-cache-sata-6gb-s-st1000dm003/?tag=ST1000DM003) em 11/2015.
  • A placa-mãe é a Gigabyte GA-H97M-D3H (http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5258#ov)
  • Este HDD funcionava na minha placa-mãe anterior (original do PC) sem qualquer problema aparente. Essa questão começou depois que eu o instalei na placa nova, mas tirando esse atraso, ele parece funcionar direito.
  • Imaginei que ele pudesse estar desligando e ligando, e que a demora fosse justamente o spin-up, mas passei um diagnóstico de disco e fiquei vendo o monitor de HD do gerenciador de tarefas e notei que o disco ficou ativado durante todo o teste (perto de 100%) e isso pra mim significa que ele não desligou em nenhum momento. Eu não entendo se isso que eu falei faz sentido
  • Outro teste que fiz foi manter o gerenciador de tarefas aberto e continuar trabalhando normalmente até que o congelamento acontecesse, então eu rapidamente olhava o gerenciador de tarefas e notei que o monitor do HD não detectou qualquer diminuição no tráfego de dados, provando (talvez) que o HDD não esteja de fato desligando, mas algo está congelando ele periodicamente por 5 a 10 segundos e isso é muito irritante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá derek wildstar.

 

Bem estranho mesmo.

 

Nos testes que você fez no HD, não apareceu nenhum "bad block"? E quanto o teste do S.M.A.R.T., apareceu algo? As vezes quando o HD está com "bad blocks" é comum congelar o PC etc. 

 

Fora esta opção, penso em alguma incompatibilidade de software, como você trocou de placa-mãe, talvez haja algum driver que não está trabalhando direito. Verifique se seus programas estão todos em dia.

 

Depois poste aqui o que fez.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...