Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc desliga aleatoriamente e religa apenas após 30 ~ 45 minutos


Posts recomendados

Bom dia, boa tarde ou boa noite senhores (as), venho compartilhar um problema que me persegue pelos últimos 8 meses.

 

Meu PC desliga sozinho e só consigo religa-lo após 30~45 minutos. Esses desligamentos inesperados não possuem uma frequência exata e acontecem tanto quando estou em jogo como em utilização normal. A cada tentativa de religa-lo, os fans do gabinete ligam, a placa de vídeo liga, o fan do processador liga, a fonte emite um pequeno estalo (mesmo estalo quando desligada manualmente) e o PC deliga. Pesquisei bastante sobre, inclusive li e acompanhei a evolução de diversos tópicos deste fórum onde os usuários apresentações situações similares, tentei algumas soluções propostas nestes tópicos, porém ainda continuo com o problema, por isso decidi compartilhar minha situação.

 

Minha configuração:

  • placa-mãe Asus B85M-E/BR
  • Processador Core i5 4590 3.30GHz
  • Placa de vídeo GTX 970 Asus Strix
  • Memória 2x4GB Corsair Vengeance DDR3 1600MHz
  • SSD Kingston 240GB V300

  • HD 1TB

  • Fonte Corsair CS650M 80 Plus Gold (650W)

 

Testes, avanços e informações que consegui até o momento

  • Temperatura de processador e GPU dentro da normalidade em jogo e em uso normal, processador de 40° a 60° e GPU de 35° a 65° (sempre jogo com o MSI Afterburner aberto e monitorando temperatura, processamento, percentual de uso, etc)
  • Nos primeiros meses após o problema se manifestar, após um pouco de pesquisa decidi trocar de fonte, na época uma PCYes 600W 80 Plus Bronze, para minha surpresa não resolveu
  • Testei usar o PC em diferentes tomadas do escritório (110v/220v), com e sem filtro de linha (filtro de linha bem simples)
  • Consultando o log de eventos do windows, constatei o temido erro Kernel-power (41) a partir daí li e tentei algumas das soluções e testes propostos no excelente Guia Definitivo sobre o problema, tópico que existe neste fórum.
  • Atualizei a versão da BIOS para a última fornecida pelo fabricante
  • Habilitei e desabilitei recursos da BIOS como EPU Power Saving e SpeedStep
  • Executei testes de stress no processador e GPU e em todos eles houve bons resultados e nenhum desligamento
  • Utilizar o PC sem a placa de vídeo também não resolveu

 

Confesso que fiz poucos testes relacionado as memórias, acho que apenas troquei as mesmas de canal e utilizei o PC usando uma de cada vez.

Como próximos passos considero adquirir outra placa-mãe (entretanto com certo receito, tento em vista que pode não resolver, vide o Guia Definitivo sobre o erro Power-kernel (41)).

 

Agradeço antecipadamente quem puder ajudar de alguma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...