Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd samsung m3 portable 2tb aparece como scsi e não ejeta


Posts recomendados

Boa tarde a todos.

 

Eu tenho um hd externo Samsung M3 de 1TB (para abreviar vou chamá-lo de M3-1TB) e nunca tive nenhum problema com ele. Por isso resolvi comprar outro hd Samsung M3, só que maior, de 2TB (vou chamá-lo de M3-2TB) e o problema é que eu não consigo removê-lo/ejetá-lo com segurança do computador.

 

Estou usando um notebook Dell Inspiron 15R, com Windows 8.1 Single Language 64 bits.

 

O computador identifica numa boa o M3-2TB e eu posso copiar arquivos tranquilamente para ele. O problema acontece na hora de desconectar ele do computador. Quando eu peço para o Windows removê-lo/ejetá-lo com segurança, o Windows o remove, só que em uma fração de segundo (algo entre 0,3 e 0,5 segundo) ele se conecta de novo ao computador e não dá tempo de remover o cabo dele. Eu posso repetir esse processo quantas vezes for e o resultado é sempre o mesmo: o hd se conecta de novo uma fração de segundo após se desconectar e a sua luz apagar.

 

Quando eu ligo o disco M3-1TB no computador e peço para o Windows removê-lo com segurança, o Windows o remove numa boa e o disco fica lá, tranquilo, plugado no computador e com a luz apagada.

 

O único modo que eu consigo usar para remover o M3-2TB do computador é desligando o computador e esperar que a luz do hd externo se apague.

 

Eu já tentei algumas soluções e elas não funcionaram. Elas são:

 

     1) Trocar o cabo USB (usei no M3-2TB o cabo que veio com o M3-1TB e o problema persiste) 

    

     2) Desabilitei a reprodução automática do disco externo.

 

     3) Desabilitei no antivírus (AVG) a opção para fazer a varredura de dispositivos USB e mídias removíveis (essa opção já estava desabilitada).

 

     4) Tentei usar o programa Samsung Drive Manager (programa que acompanha o hd externo) para removê-lo com segurança do computador, mas com ele o hd volta a se conectar uma fração de segundo após ser desconectado.

 

     5) Fui em Painel de Controle > Hardware e Sons > Dispositivos e Impressoras > Gerenciador de Dispositivo > Unidades de disco > selecionei o HD Externo e fui  em Diretivas. Lá cliquei em “melhor desempenho”, reiniciei o computador e o problema continuou.

 

      6) Baixei o programa Unlocker e ele também não funcionou.

 

      7) Verifiquei e constatei que o desfragmentador do Windows está desativado (portanto ele não tenta acessar o hd externo).

 

      8) Nas Propriedades do disco verifiquei que a opção “Permitir que os arquivos desta unidade tenham o conteúdo indexado junto com as propriedades do arquivo” já estava desmarcada e portanto ela não interfere no problema.

 

       9) Coloquei o M3-2TB em outras portas USB 3.0 e o problema persiste.

 

     10) Quando coloco o M3-2TB numa porta USB 2.0 eu consigo fazer o Windows ejetá-lo numa boa (e o hd externo permanece desligado, com a luz apagada). Se eu desplugar o cabo dele e conectá-lo de novo na USB 2.0 ele funciona e eu posso ejetá-lo normalmente. Contudo, se em seguida eu o conectar numa USB 3.0 a luz dele acende e ele não aparece mais no Windows Explorer nem em “Unidades de Disco” do Painel de Controle. Ele também não aparece mais no meio dos dispositivos que eu posso ejetar. Aí a solução é desligar o computador para poder desplugar o M3-2TB. Eu poderia me contentar em usar o hd externo somente na interface USB 2.0, mas não foi para isso que eu o comprei (pois a velocidade da USB 2.0 é muito pequena para transferir grandes quantidades de dados).

 

     11) Como esse problema afeta somente o M3-2TB e não afeta o M3-1TB, eu olhei o conteúdo dos arquivos “autorun” que estão nos hds. Eles são idênticos e o conteúdo deles é o seguinte:

 

               [autorun]

               ICON = Samsung_Drive_Manager.exe, 1

               OPEN = Samsung_Drive_Manager.exe

               ACTION = "Run Samsung Drive Manager"

 

 

Quando eu voltei no “Painel de Controle ... > ... Unidades de Disco”, eu reparei que os hds não aparecem com mesmo nome:

 

          (a) - o M3-1TB aparece como “Samsung M3 Portable USB Device”

          (b) - o M3-2TB aparece como “Samsung M3 Portable SCSI Disk Device”

 

Foi aí que me acendeu a luz: não sei por qual motivo, mas o M3-2TB está aparecendo como SCSI ao invés de USB. Talvez o problema seja esse.

 

Eu pluguei um hd de cada vez e olhei as propriedades dos drivers deles. Anotei os nomes dos arquivos, datas e versões. Por essas informações o windows diz que os arquivos de são os mesmos.

 

Em seguida eu pedi para o Windows atualizar o driver do M3-2TB (pois ele aparece como SCSI e não como USB), mas o Windows faz uma busca na internet e diz que eu já estou usando o melhor driver disponível.

 

Pra mim parece que o problema está no fato do M3-2TB estar sendo reconhecido como SCSI (pois o M3-1TB funciona perfeitamente e ele é reconhecido como USB). Eu não encontrei nenhum sinal de alerta no Painel de Controle indicando que algum item pode estar com problema (triângulo amarelo).

 

Desculpem-me se eu fui muito longo ou confuso, mas eu fiz todos os testes que eu achei plausíveis antes de postar o problema.

 

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...