Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
acvianna2002@

Hd samsung m3 portable 2tb aparece como scsi e não ejeta

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Eu tenho um hd externo Samsung M3 de 1TB (para abreviar vou chamá-lo de M3-1TB) e nunca tive nenhum problema com ele. Por isso resolvi comprar outro hd Samsung M3, só que maior, de 2TB (vou chamá-lo de M3-2TB) e o problema é que eu não consigo removê-lo/ejetá-lo com segurança do computador.

Estou usando um notebook Dell Inspiron 15R, com Windows 8.1 Single Language 64 bits.

O computador identifica numa boa o M3-2TB e eu posso copiar arquivos tranquilamente para ele. O problema acontece na hora de desconectar ele do computador. Quando eu peço para o Windows removê-lo/ejetá-lo com segurança, o Windows o remove, só que em uma fração de segundo (algo entre 0,3 e 0,5 segundo) ele se conecta de novo ao computador e não dá tempo de remover o cabo dele. Eu posso repetir esse processo quantas vezes for e o resultado é sempre o mesmo: o hd se conecta de novo uma fração de segundo após se desconectar e a sua luz apagar.

Quando eu ligo o disco M3-1TB no computador e peço para o Windows removê-lo com segurança, o Windows o remove numa boa e o disco fica lá, tranquilo, plugado no computador e com a luz apagada.

O único modo que eu consigo usar para remover o M3-2TB do computador é desligando o computador e esperar que a luz do hd externo se apague.

Eu já tentei algumas soluções e elas não funcionaram. Elas são:

1) Trocar o cabo USB (usei no M3-2TB o cabo que veio com o M3-1TB e o problema persiste) 

2) Desabilitei a reprodução automática do disco externo.

3) Desabilitei no antivírus (AVG) a opção para fazer a varredura de dispositivos USB e mídias removíveis (essa opção já estava desabilitada).

4) Tentei usar o programa Samsung Drive Manager (programa que acompanha o hd externo) para removê-lo com segurança do computador, mas com ele o hd volta a se conectar uma fração de segundo após ser desconectado.

5) Fui em Painel de Controle > Hardware e Sons > Dispositivos e Impressoras > Gerenciador de Dispositivo > Unidades de disco > selecionei o HD Externo e fui  em Diretivas. Lá cliquei em “melhor desempenho”, reiniciei o computador e o problema continuou.

6) Baixei o programa Unlocker e ele também não funcionou.

7) Verifiquei e constatei que o desfragmentador do Windows está desativado (portanto ele não tenta acessar o hd externo).

8) Nas Propriedades do disco verifiquei que a opção “Permitir que os arquivos desta unidade tenham o conteúdo indexado junto com as propriedades do arquivo” já estava desmarcada e portanto ela não interfere no problema.

9) Coloquei o M3-2TB em outras portas USB 3.0 e o problema persiste.

10) Quando coloco o M3-2TB numa porta USB 2.0 eu consigo fazer o Windows ejetá-lo numa boa (e o hd externo permanece desligado, com a luz apagada). Se eu desplugar o cabo dele e conectá-lo de novo na USB 2.0 ele funciona e eu posso ejetá-lo normalmente. Contudo, se em seguida eu o conectar numa USB 3.0 a luz dele acende e ele não aparece mais no Windows Explorer nem em “Unidades de Disco” do Painel de Controle. Ele também não aparece mais no meio dos dispositivos que eu posso ejetar. Aí a solução é desligar o computador para poder desplugar o M3-2TB. Eu poderia me contentar em usar o hd externo somente na interface USB 2.0, mas não foi para isso que eu o comprei (pois a velocidade da USB 2.0 é muito pequena para transferir grandes quantidades de dados).

11) Como esse problema afeta somente o M3-2TB e não afeta o M3-1TB, eu olhei o conteúdo dos arquivos “autorun” que estão nos hds. Eles são idênticos e o conteúdo deles é o seguinte:

[autorun]

ICON = Samsung_Drive_Manager.exe, 1

OPEN = Samsung_Drive_Manager.exe

ACTION = "Run Samsung Drive Manager"

Quando eu voltei no “Painel de Controle ... > ... Unidades de Disco”, eu reparei que os hds não aparecem com mesmo nome:

(a) - o M3-1TB aparece como “Samsung M3 Portable USB Device”

(b) - o M3-2TB aparece como “Samsung M3 Portable SCSI Disk Device”

Foi aí que me acendeu a luz: não sei por qual motivo, mas o M3-2TB está aparecendo como SCSI ao invés de USB. Talvez o problema seja esse.

Eu pluguei um hd de cada vez e olhei as propriedades dos drivers deles. Anotei os nomes dos arquivos, datas e versões. Por essas informações o windows diz que os arquivos de são os mesmos.

Em seguida eu pedi para o Windows atualizar o driver do M3-2TB (pois ele aparece como SCSI e não como USB), mas o Windows faz uma busca na internet e diz que eu já estou usando o melhor driver disponível.

Pra mim parece que o problema está no fato do M3-2TB estar sendo reconhecido como SCSI (pois o M3-1TB funciona perfeitamente e ele é reconhecido como USB). Eu não encontrei nenhum sinal de alerta no Painel de Controle indicando que algum item pode estar com problema (triângulo amarelo).

Desculpem-me se eu fui muito longo ou confuso, mas eu fiz todos os testes que eu achei plausíveis antes de postar o problema.

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais