Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
RUI SERGIO wald

Resistor

Recommended Posts

Boa noite, tenho uma bomba de ar a pilha  (2 grande 3volts) estas de pesca, para manter a isca viva, quero ligar este pequeno motor na bateria do meu carro 12 volts 65 amperes, para ficar ligado por 3 ou 4 horas, qual o resistor ideal eu devo usar? Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A variável que está faltando é a corrente que essa sua bomba drena ao operar. Certo que não é esses 65 Amperes por você citados, que provavelmente é a capacidade (e não a corrente) dessa bateria e que deveria ser expressa em Amperes hora. Que significa que sua bateria seria capaz de entregar até 65 Amperes por uma hora. Ou 6,5 Amperes por 10 horas, ou 650 mA por 100 horas..

Vamos imaginar apenas que essa bomba demande 500 mA ou 0,5A de corrente para operar

O cálculo do resistor série a colocar seria Rsérie = (12 Volts - 3 Volts) / 0,5 A = 9 V / 0,5A = 18 ohms

A potência que ele dissiparia seria = Vresistor2 / Rsérie =  92/Rsérie = 9 x 9 / 18 = 81 / 18 = 4,5 Watts

O resistor a ser usado deveria ser um de 18 Ohms x 5 Watts pelo menos no caso desse motor da bomba pedir 500 mA.

Esse dai: www.soldafria.com.br/resistor-de-potencia-5w-c-21_244.html?page=2&sort=2a

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais