Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Soma de células vazias resulta em 0


Posts recomendados

Bom dia, pessoal!

 

Estou com um probleminha. Baixei dados do IBGE e algumas células apresentam a seguinte formatação: "-"; "X" e "0". Estou fazendo a limpeza do banco de dados e quando coloco para somar com outros números o resultado presume que os "missing values" ("-" e "X") são iguais a zero e executa a operação. Em linhas que contenham células com números diferentes de 0, não tem nenhum problema isto ocorrer, já que os "missing values" são substituídos por "células vazias" durante o processo de limpeza dos dados. Existem também linhas que contém células com valor igual a 0 cujo o resultado do somatório resulta em zero (0), o que também não acarreta problemas para o meu banco. O problema são as linhas contendo somente "missing values"! Quando somadas essas linhas resultam em também "zero", quando na realidade deveriam resultar em "célula vazia" (O "X" significa que existe alguém na localidade, mas o IBGE não pode fornecer o dado para não identificar o indivíduo, o "-" significa que o dado não foi coletado ou não serve, portanto o significado dos "missing values" é diferente de 0 que significa que não existe algo naquela localidade)?

 

 

Alguém pode me ajudar a bolar uma forma de utilizar a autosoma ou soma com e resultado da linhas que contenham APENAS "missing values" seja uma célula vazia, ao invés de zero (Lembrando que eu preciso que o resultado final seja tanto "0", o que indica a inexistência de atividade na localidade, quanto "célula vazia" que indicaria a possibilidade de existir algo no município)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou enviando 2 planilhas. A primeira seria planilha "suja" com os missing values. Na segunda eu fiz a limpeza (removi os missing values, "X" e "-") e calculei o CFtotal através da "autosoma".

 

 

Agora repare na linha 1362 (destacada em vermelho). O valor dessa soma é zero, pois existem células com esse valor. Entretanto, a soma das linhas acima também é zero, sendo que todas as células estão vazias! Eu preciso diferenciar por alguma função, as linhas que realmente são zero (como a 1362), das que não apresentam valor algum (células vazias). 

 

 

 

Grato!

 

capital_físico_06.xlsx

capital_físico_06-Clube_do_hardware.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Editado os arquivo, DJunqueira. Sobre a detecção das células, na realidade o que eu quero é dois tipos de resultados relacionados ao zero (0):

1) 0, caso exista alguma célula com este valor.

2) Célula vazia, caso as células não tenham sido preenchidas.

 

Acho que quando veres o arquivo vais entender melhor o que quero dizer

 

 

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Analisador disse:

... na realidade o que eu quero é dois tipos de resultados relacionados ao zero (0):

1) 0, caso exista alguma célula com este valor.

2) Célula vazia, caso as células não tenham sido preenchidas.

 

 

 

=SE(CONTAR.VAZIO(C2:H2)=6;"";SOMA(C2:H2))

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...