Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu computador as vezes não usa toda memória


Posts recomendados

É o seguinte, eu tenho 8GB de memória (2x4), e as vezes da aquele problema de não utilizar a toda a memória (aparece 8GB (3,96 utilizável)). Quando acontece isso eu tenho que abrir meu computador e limpar as memórias, e volta a funcionar na maioria das vezes, então eu queria saber se o problema está nas minhas memórias ou na entrada da placa-mãe. Eu já fiz o teste delas sozinhas e funcionou normalmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, PedroREFER disse:

Coloca as memorias em entradas diferentes. Exemplo: Tem uma na cor cinza e outra na cor preta, coloca uma em cada cor.

Já fiz isso com cada uma separada e as duas juntas, e continua  a mesma coisa, mas como eu disse, se eu limpar na maioria das vezes ela volta ao normal

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem tantas variáveis pra analisar isso, mas tudo bem vou tentar.

 

1 - Problemas de mapeamento de memória após um travamento

 

Sua placa-mãe é digamos "preguiçosa" e após um travamento no próximo boot ao invés de ler adequadamente todos os slots lê o mínimo possível e bloqueia o outro slot e você vê aquele lindo 3,96 ou menos. A única forma de atenuar ou resolver é descobrir a causa do travamento e impedir ele de acontecer.

 

2 - Vibração no gabinete tira seu pente da posição correta e gera mau contato com o passar do tempo. (Nesse caso o encaixe na placa-mãe e os contatos do pente estão 100%)

 

3 - Seu pente ou os contatos dele na placa-mãe não estão 100% e a vibração . (é quase o problema 2 mas nesse caso ocorre com mais frequência)

 

Esses 3 primeiros casos geralmente estão interligados, (exemplo: seu pente está bem encaixado (caso 2) seu gabinete vibra com os cooler da cpu, e gpu e vai aos poucos tirando a memória do lugar (caso 2) e depois temos o travamento e problemas de mapeamento da memória (caso 1)

 

4 - Problemas com software que utilizam a memória de forma incorreta ou de hardware com driver problemático

 

Já observei casos de antivírus, programas normais e até hardware causando esse problema.

 

Um dos últimos que observei há pouco tempo ocorria quando o cliente estava utilizando a máquina normalmente e abruptamente tudo travava e depois do boot aparecia os 3.90 e poucos e era um serviço de um filtro de rede que controlava a banda que travava tudo e aí ocorria o caso 1.

 

Ao remover o programa tudo voltou ao normal.

 

Possivelmente você se encaixa nesses 4 casos, caso suspeite do caso 4 analise o que estava rodando no momento e vá fazendo testes. Uma hora você acha o culpado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...