Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gabriel Marqui_730230

Meu computador as vezes não usa toda memória

Recommended Posts

É o seguinte, eu tenho 8GB de memória (2x4), e as vezes da aquele problema de não utilizar a toda a memória (aparece 8GB (3,96 utilizável)). Quando acontece isso eu tenho que abrir meu computador e limpar as memórias, e volta a funcionar na maioria das vezes, então eu queria saber se o problema está nas minhas memórias ou na entrada da placa-mãe. Eu já fiz o teste delas sozinhas e funcionou normalmente.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho interesse nesse topico também.

de vez qm quando a 1 pente ficava reservado para hardware aqui, mesmo sem que eu mandasse q isso acontecesse.

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca as memorias em entradas diferentes. Exemplo: Tem uma na cor cinza e outra na cor preta, coloca uma em cada cor.

Compartilhar este post

Link para o post
40 minutos atrás, PedroREFER disse:

Coloca as memorias em entradas diferentes. Exemplo: Tem uma na cor cinza e outra na cor preta, coloca uma em cada cor.

Já fiz isso com cada uma separada e as duas juntas, e continua  a mesma coisa, mas como eu disse, se eu limpar na maioria das vezes ela volta ao normal

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Marqui_730230 Você usa sistema 32Bits ou 64Bits ?

Compartilhar este post

Link para o post

Tem tantas variáveis pra analisar isso, mas tudo bem vou tentar.

1 - Problemas de mapeamento de memória após um travamento

Sua placa-mãe é digamos "preguiçosa" e após um travamento no próximo boot ao invés de ler adequadamente todos os slots lê o mínimo possível e bloqueia o outro slot e você vê aquele lindo 3,96 ou menos. A única forma de atenuar ou resolver é descobrir a causa do travamento e impedir ele de acontecer.

2 - Vibração no gabinete tira seu pente da posição correta e gera mau contato com o passar do tempo. (Nesse caso o encaixe na placa-mãe e os contatos do pente estão 100%)

3 - Seu pente ou os contatos dele na placa-mãe não estão 100% e a vibração . (é quase o problema 2 mas nesse caso ocorre com mais frequência)

Esses 3 primeiros casos geralmente estão interligados, (exemplo: seu pente está bem encaixado (caso 2) seu gabinete vibra com os cooler da cpu, e gpu e vai aos poucos tirando a memória do lugar (caso 2) e depois temos o travamento e problemas de mapeamento da memória (caso 1)

4 - Problemas com software que utilizam a memória de forma incorreta ou de hardware com driver problemático

Já observei casos de antivírus, programas normais e até hardware causando esse problema.

Um dos últimos que observei há pouco tempo ocorria quando o cliente estava utilizando a máquina normalmente e abruptamente tudo travava e depois do boot aparecia os 3.90 e poucos e era um serviço de um filtro de rede que controlava a banda que travava tudo e aí ocorria o caso 1.

Ao remover o programa tudo voltou ao normal.

Possivelmente você se encaixa nesses 4 casos, caso suspeite do caso 4 analise o que estava rodando no momento e vá fazendo testes. Uma hora você acha o culpado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais