Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
IgorLimaHB

Ip estático, ou ip dinâmico ?

Recommended Posts

Boa tarde, a todos da comunidade,

Estou vindo aqui hoje para fazer uma pergunta a vocês, eu tenho uma lan-house com 6 máquinas ao total, uma dessas maquinas foi denominada como servidor, pois tem o programador que gerência as maquinas clientes, eu tenho 3 modem, o modem principal, que é o que recebe a internet da linha telefonica, tenho o 2 modem que é o que distribui a internet para as maquinas, e o 3 modem, é apenas para uso de WIFI.

O problema é o seguinte, as maquinas cliente precisam estar conectadas com o mesmo IP do servidor, seja se o IP do servidor é 192.168.1.10, o das maquinas clientes também deverão ser para o programa se conectar ao gerenciador, o problema é que a cada 5min o IP do servidor muda, o que faz que o sistema das maquinas "caia" e lá vou eu mudar todos os IP novamente, já tentei deixar para procurar sozinho, apenas uma vez funcionou, depois que eu liberei o programa pelo firewall, agora nunca mais funcinou, o que vocês me aconselham a fazer para o IP do servidor ficar "fixo" ?

Abraços,

Igor

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

@IgorLimaHB

Entre nas configurações de rede do servidor e deixe um IP FIXO para ele, assim como você configura os PCs clients da LAN House.

Compartilhar este post

Link para o post

@Hugh Laurie O servidor faz o reconhecimento automático do endereço de IP, minha internet é da Oi.

Eu não troco a configuração de IP das máquinas na configuração, eu troco apenas a configuração de IP, dentro do programa gerenciador da Lan-House que é o (NexCafé).

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@IgorLimaHB Certo, mas mesmo assim, configure manualmente cada uma das máquinas na mesma faixa de ip e deixe fixo dessa forma.

Só ver qual o gateway é entregue pelo modem da oi, e ma mesma range do gateway configurar os ips.

Compartilhar este post

Link para o post

@Hugh Laurie Eu só preciso que o servidor fique com o IP FIXO, as maquinas clientes pode alterar quantas vezes quiser o IP, pois até se eu configurar as maquinas com o mesmo IP vai dar conflito, mais não vêm ao caso.

Reformulando, o que eu preciso é deixar o servidor com o IP FIXO, pois o programa que roda nas maquinas cliente precisa de um IP para se conectar, aí se fica mudando a cada 5min, aja paciência para ficar indo de máquina em máquina mudando o IP.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@IgorLimaHB Como diabos vai dar conflito de IP se você fixar ele?

Maquina 1: 192.168.0.10

Maquina 2: 192.168.0.11

Maquina 3: 192.168.0.12

....

Desative o DHCP do equipamento que manda o sinal para o servidor e nele fixe o ip.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@IgorLimaHB , Ja tive lan house e ja utilizei este soft, seguinte, você precisa definir um ip fixo em todas as maquinas, pode definir se quiser. tipo assim

servidor:192.168.0.1

demais maquinas: 192.168.0.2 3 4 5...

lembrando de verificar o modem que partilha recebe a net da linha, o que disponibiliza a net pras maquinas e o roteador, configure tudo na mesma faixa de ip e gatway es:

Modem que recebe a net (provavelmente é 192.168.1.1)

modem que passa a net 192.168.1.2

roteador 192.168.1.3

servidor 192.168.1.4

e demais maquinas, sempre seguindo o padrão no final e definindo sempre o mesmo gatway e máscara de sub rede,que no caso seria. mascara 255.255.255.0 e gatway 192.168.1.1

Compartilhar este post

Link para o post
37 minutos atrás, Rhinno disse:

@IgorLimaHB , Ja tive lan house e ja utilizei este soft, seguinte, você precisa definir um ip fixo em todas as maquinas, pode definir se quiser. tipo assim

servidor:192.168.0.1

demais maquinas: 192.168.0.2 3 4 5...

lembrando de verificar o modem que partilha recebe a net da linha, o que disponibiliza a net pras maquinas e o roteador, configure tudo na mesma faixa de ip e gatway es:

Modem que recebe a net (provavelmente é 192.168.1.1)

modem que passa a net 192.168.1.2

roteador 192.168.1.3

servidor 192.168.1.4

e demais maquinas, sempre seguindo o padrão no final e definindo sempre o mesmo gatway e máscara de sub rede,que no caso seria. mascara 255.255.255.0 e gatway 192.168.1.1

Lembrando que nessa configuração o roteador tem que estar em modo bridge.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, meu modem é da SAGEMCOM, é da Operadora Oi, eu tenho também uma maquina de cartão de CDEB e da TIM, conectadas no modem principal, quais são os passos que preciso fazer para deixar o servidor com um IP FIXO, para as maquinas poderem se conectar.

Compartilhar este post

Link para o post

@IgorLimaHB , para por somente o ip fixo no servidor, abra o Painel de Controle >> Rede e Internet >> Central de Rede e Compartilhamento >> no lado esquerodo da tela Alterar Configurações Do adaptador >> clique com o botão direito do mouse no adaptador que estiver sendo utilizado na rede >> Propriedades >> na lista no centro da caixa procure por Protocolo de Ip Versão 4 >> defina ai o IP fixo

Compartilhar este post

Link para o post

@Rhinno Eu já tinha feito isso, porém de uma maneira errada, eu lí seu comentário anterior, e fui fazendo alguns passos, até o momento tudo está fixado! o servidor principal está com um IP FIXO! todas as maquinas cliente estão configuradas com o IP do servidor (Obs: não é o IP do IPV4 das maquinas, e sim o ip do programa gerenciador), está tudo okey, irei ver amanhã após eu ligar se tudo estará ok, em meu ponto de vista, toda a configuração estará igual.

Até o momento muito obrigado a todos da Comunidade que me ajudaram nessa causa.

Juntos, descomplicaremos a tecnologia.

PS: Na parte dos servidores DNS eu coloquei o padrão global 4.2.2.1 e 4.2.2.2, qual é o risco de eu deixar com o padrão global ?

Compartilhar este post

Link para o post

@IgorLimaHB padrão de dns é o do google 8.8.8.8 e 8.8.4.4 todo mundo coloca esse ,mas eu prefiro o gratuito do open dns

Compartilhar este post

Link para o post

@IgorLimaHB , servidor de dns é o servidor que o seu pc vai usar para buscar as páginas na net, a grosso modo é isso, o que pode ocorrer é a net ficar lenta para acessar sites, e se esse servidor dns cair, você não consegue acessar nada

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais