Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Leytor

Nobreak ou fonte nova?

Recommended Posts

Boa tarde pessoal!

Vim mais uma vez aqui pedir conselhos sobre o que fazer com o PC que tenho.

Tenho um PC relativamente novo (menos de 1 ano de uso e compra) de uso exclusivo pra jogos e nele tenho uma fonte de 500W reais. Ultimamente tenho problemas com ele, como por exemplo ele desligar sozinho e ficar um bom tempo sem ligar novamente. Desconfio que seja problema em minha rede elétrica que fica oscilando ou algo do tipo, uma vez que minha casa é um pouco antiga.

Gostaria de saber se eu comprar um nobreak para o computador resolveria esse problema?

Se a resposta for sim, qual seria o nobreak aconselhado? 

Se não, como resolver esse problema sem gastar uma fortuna para refazer a fiação da casa toda?

Anexo consta a descrição da fonte que possuo.

Desculpem a minha falta de conhecimento nessa área.

20160214_210015.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não precisa de um nobreak, utilize um filtro de linha anti surto da clamper, qualquer dúvida quanto a energia pode perguntar ao @braconius , mas enquanto ele não aparece por aqui deixo meu conselho. 

ps:Sua fonte não é das melhores, uma CX 500 é uma melhor opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde colega, sem a configuração do PC não dá para dizer que o problema é o fonte.

Diga também se liga muita coisa junto na mesma tomada e se as luzes piscam quando outro aparelho mais potente é ligado( tipo chuveiro, aspirador, etc)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, segue a configuração:

Fonte Thermaltake smart 500W

Placa de Video GTX 960 TI

Memoria HyperX (8gb)

HD 1tb Seagate

Mobo Gigabyte GA-D85M-D3PH

Processador i5-4460

Nenhum objeto ou luz de casa desliga ou pisca, porém noto que quando tem algum uso conjunto o estabilizador da aquele estalo sabe?

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, Leytor disse:

Opa, segue a configuração:

Fonte Thermaltake smart 500W

Placa de Video GTX 960 TI

Memoria HyperX (8gb)

HD 1tb Seagate

Mobo Gigabyte GA-D85M-D3PH

Processador i5-4460

Nenhum objeto ou luz de casa desliga ou pisca, porém noto que quando tem algum uso conjunto o estabilizador da aquele estalo sabe?

Primeira coisa é jogar fora o estabilizador, não serve pra nada e ainda pode atrapalhar. Use um bom filtro de linha.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim sim... eu não uso o estabilizador no PC... uso na Televisão aqui da sala...

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Leytor disse:

Sim sim... eu não uso o estabilizador no PC... uso na Televisão aqui da sala...

Pra que você usa estabilizador em televisão? Oo

Editado por braconius
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius É coisa do meu pai... Fica ligado a TV de LCD + DVD + Aparelho da Net... 

Aqui no meu quarto tenho uma tomada só pro PC e uma disjuntor exclusivo pra ele tambem... 

como não tenho conhecimento em sistema eletrico, não sei opinar sobre muita coisa, porém vi em algum lugar que não me lembro agora que a fonte que tenho possui PFC ativo e que seria necessário um nobreak com forma de onda senoidal... Como não manjo o que é isso fiquei em duvida se isso resolveria o problema que estou passando... Ja uso filtro de linha, nesse filtro de linha ficam ligados o PC e mais uns 2 trecos apenas... 

Gostaria muito que vocês me aconselhassem sobre o que fazer porque já não sei mais pra onde ir com esse problema aq...

Compartilhar este post

Link para o post

@Leytor , filtro de linha mesmo? contra surto? ou aquelas réguas extensoras com fusíveis?

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Leytor disse:

@braconius É coisa do meu pai... Fica ligado a TV de LCD + DVD + Aparelho da Net... 

Aqui no meu quarto tenho uma tomada só pro PC e uma disjuntor exclusivo pra ele tambem... 

como não tenho conhecimento em sistema eletrico, não sei opinar sobre muita coisa, porém vi em algum lugar que não me lembro agora que a fonte que tenho possui PFC ativo e que seria necessário um nobreak com forma de onda senoidal... Como não manjo o que é isso fiquei em duvida se isso resolveria o problema que estou passando... Ja uso filtro de linha, nesse filtro de linha ficam ligados o PC e mais uns 2 trecos apenas... 

Gostaria muito que vocês me aconselhassem sobre o que fazer porque já não sei mais pra onde ir com esse problema aq...

Avise seu pai que utilizando estabilizador ele está danificando gradativamente esses equipamentos, diminuindo a vida útil dos mesmos. Além disso, está gastando dinheiro à toa com energia elétrica, já que o estabilizador possui uma péssima eficiência e joga um monte de energia fora em forma de calor.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

infelizmente esse seu fonte não é muito confiável, se conseguir um emprestado de 400W reais( que é o requisito da placa de vídeo), faça um teste.

Parece que ela entrega menos que 360W no único teste que eu encontrei:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-thermaltake-purepower-500-w/1979/9

Compartilhar este post

Link para o post

Ele desliga e quando fica sem ligar não dá nem sinal de vida? Verificou as temperaturas? Seria bom testar com outra fonte também.

Compartilhar este post

Link para o post

Uso régua com fuzivel mesmo... Que vergonha:(

Vou tentar tirar o estabilizador daqui de casa então... 

Sobre a fonte, ela já veio na config padrão que estava na loja... comprei esse pc dessa mesma forma sem mexer em nada...

Nesse caso então é melhor compra um filtro de linha com controlador de surto ao invés de um nobreak?

Qual dos 2 se encaixaria melhor nesse caso?

Desculpem a falta de conhecimento...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
29 minutos atrás, Leytor disse:

Uso régua com fuzivel mesmo... Que vergonha:(

Vou tentar tirar o estabilizador daqui de casa então... 

Sobre a fonte, ela já veio na config padrão que estava na loja... comprei esse pc dessa mesma forma sem mexer em nada...

Nesse caso então é melhor compra um filtro de linha com controlador de surto ao invés de um nobreak?

Qual dos 2 se encaixaria melhor nesse caso?

Desculpem a falta de conhecimento...

Não temos nada para desculpar, não deve temer o que não sabe, apenas o que ainda não aprendeu

Use o filtro de linha, nobreak não é para pc gamer

Compartilhar este post

Link para o post

@Rhinno e todos os demais, agradeço imensamente pelo conhecimento compartilhado...

Vocês tem algum filtro de linha a recomendar?

Mais uma vez, obrigado!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais