Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Kyorei

Um fx 8320e vai gargalar numa rx 480 ?

Recommended Posts

Gente eu tenho uma forte duvida eu andei fazendo umas pesquisas na internet. 

E vi em um dos videos da chip art que a gtx 970 esta com os seus dias literalmente contatos pois ela não seria mais fabricada e não mais sairiam drives para ela.E a minha segunda duvida é e verdade que um fx 8320e gargala numa rx 480 ?? se for não teria nenhum meio de corrigir isso eu estou a muito querendo comprar uma rx 480 mas ao ver isso fiquei temeroso.

a minha placa-mãe e essa aqui>>https://www.asus.com/br/Motherboards/M5A78LMUSB3/ caso eu precise trocar de processador poderiam me recomendar um que ela aguente ? 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Kyorei 
Tenho quase certeza q vai dar gargalo, mas isso depende de jogo pra jogo também, tem jogo q puxa mais cpu e jogo q puxa mais gpu. Eu ia falar pra fazer tentar um overclock mas sua placa-mãe n é aconselhada pra isso, aliás não é nem para um 8320e.

Pode trocar pra um intel quarta ou sexta geração, mas isso saira um pouco cara, na média de 1,500 pra cima, aí é contigo...
Se for sexta geração você terá q trocar as memórias também pra ddr4, pois dd3 com skylake dá problema.
Ou você pode simplesmente aguardar o lançamento dos AMD "zen" q estão pra sair ainda esse ano.

Rx480 é superior a 970, se estiver na mesma faixa de preço pode ir nela tranquilo, mesmo q gargale você pode ir usando ela até pegar uma conf. superior. Mas a 970 n é uma placa ruim, longe disso, eu tenho uma 970 zotac e ela rodou tudo até agora high/ultra, embora com as novas placas chegando ela vá ficar pra trás, sendo considerada uma placa de entrada se comparada com a nova geração.
você pode esperar o lançamento de modelos custom da 1060gtx, q terá desempenho superior a 980

Compartilhar este post

Link para o post

Então qual placa seria boa para ele ?? 

adicionado 7 minutos depois
1 minuto atrás, Nerociffer disse:

M5A78L/USB3 essa e a minha é qual placa seria viavel ?

Compartilhar este post

Link para o post

@Kyorei Se quiser mesmo fazer um over e n trocar de processador, a GA-970A-UD3P é uma boa opção, ou uma GA-970A-DS3P, veja q tem diferença entre esses dois modelos, o ud3p tem 8+2 fase, e o ds3p tem 4+1...
Se você usa cooler box, seria uma boa trocar e colocar pelo menos um air cooler...

O maior problema dessa sua mobo atual é q ela n tem dissipador no VRM, e isso pode causar quedas de clock mesmo em stock (aconteceu comigo, tenho um 8320 comum)

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Nerociffer disse:

@Kyorei Se quiser mesmo fazer um over e n trocar de processador, a GA-970A-UD3P é uma boa opção, ou uma GA-970A-DS3P, veja q tem diferença entre esses dois modelos, o ud3p tem 8+2 fase, e o ds3p tem 4+1...
Se você usa cooler box, seria uma boa trocar e colocar pelo menos um air cooler...

O maior problema dessa sua mobo atual é q ela n tem dissipador no VRM, e isso pode causar quedas de clock mesmo em stock (aconteceu comigo, tenho um 8320 comum)

Entendi mas poderia me recomendar uma equivalente dessas só que da asus e que as pessoas nao faltam muito bem da gibatye xD

por favor

adicionado 2 minutos depois

e será que os jogos atuais vão forçar muito meu processador ?

Compartilhar este post

Link para o post

@Kyorei A gigabyte é a melhor opção, falo pro experiência própria...
A equivalente seria uma m5a97, mas preste atenção, não compre o modelo "LE", ele n vem com dissipadores no VRM.
A melhor seria a m5a97 evo, mas tem um preço meio salgado...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@Nerociffer E eu tenho absoluta certeza que não irá.

LAN House aqui da cidade tem esse processador + GTX 970 e roda tranquilo. A RX 480 é pouca coisa superior ao GTX 970

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Nerociffer disse:

@Kyorei A gigabyte é a melhor opção, falo pro experiência própria...
A equivalente seria uma m5a97, mas preste atenção, não compre o modelo "LE", ele n vem com dissipadores no VRM.
A melhor seria a m5a97 evo, mas tem um preço meio salgado...

500 pratas '-' isso ta salgado aonde ? XD achei que fosse 1000 e cacetada

Compartilhar este post

Link para o post

@Hugh Laurie Vi inúmeros testes em sites gringos, já vi 8320 gargalar com 970...mas como eu disse lá em cima, tem jogo q n puxa tanto CPU, isso aí pode variar...O maior problema do 8320e é o clock de 3.2ghz, vai gargalar cara, certeza
Além disso a rx480 é uma placa verde ainda, vai ficar melhor com otimizações

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@Nerociffer Doom, BF 4, Dota 2, GTA V, The Witcher, foram alguns jogos que vi rodar liso nessa LAN, que é de um amigo e inclusive ajudei a montar a rede e os PCs lá.

Compartilhar este post

Link para o post

@Kyorei A ultima vez q olhei o modelo EVO estava na faixa de 700,00...se você achou por 500 tá ótimo

Compartilhar este post

Link para o post

@Kyorei

FX-8320E + RX 480?? Vai nessa, sem pensar duas vezes..

Compartilhar este post

Link para o post

@Kyorei Ferrado você n está...como eu disse um over resolve isso fácil...

voce pode continuar com essa conf, acredito q segura bem em fullHD, mas de fato, haverá gargalo.

@Hugh Laurie N é porque roda liso q não há gargalo. O jogo pode estar liso, mas a placa pode não estar dando 100% dela. A pergunta foi; gargala ou não gargala ?
Sim, haverá gargalo, minha recomendação foi um over, mas pra isso precisaria de outra placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post

@Hugh Laurie GTAV 1080o com tudo no talo e processador 8320e 3.2ghz a 65% no máximo ? onde isso velho kkk

Duvido você me mostrar segurando tudo no talo com esse processador em stock, inclusive com MSAAx8 sem quedas de fps

Compartilhar este post

Link para o post

@Hugh Laurie Então tá bom LOL
Eu tenho um 8320 3.5ghz com 970gtx, sou obrigado a baixar algumas coisas no GTAV pra rodar liso, mas sei q a placa consegue entregar mais em over pra 4Ghz ou em um i5 superior...isso pra mim é gargalo.

Compartilhar este post

Link para o post

@Kyorei A nova geração de placas da NVidia (GTX 1000 series) foi lançada... É natural que a antiga (GTX 900 series) saia do mercado...

Qual é o resto da configuração da máquina? Qual é o modelo da fonte?

@Nerociffer Sei que você falou da placa-mãe pelo fato de ser chipset 760G e ter a questão dos VRMs, mas esse modelo específico não é tão ruim. É o ideal? Não. Eu recomendaria para processadores FX? Não. Mas acho que dá para levar bem. Essa placa suporta processadores de 140W e já vi um pessoal daqui fazendo um overclock razoável com ela... Acho que dá para fazer sim, basta ter um bom cooler. Subir clock no FX-8320E é fácil, ele é muito bom pra isso.

@Hugh Laurie Rodar o jogo sem travamentos não quer dizer que não há gargalo. Não atingir os 100% de uso do processador nesse caso também não quer dizer que não há gargalo. Os jogos não são otimizados para aproveitar todos os 8 núcleos desse processador, logo, é normal que o uso não atinja o limite e mesmo assim o processador não tenha mais performance para fornecer.

Resumindo a história, sim, definitivamente pode e vai ocorrer algum gargalo em jogos muito intensivos para o lado do processador. Isso ocorre mesmo com um FX-8350 e o clock baixo do FX-8320E não ajuda. O overclock pode ajudar nisso.

Isso é motivo para não comprar a placa? Definitivamente não! Compre a placa e seja feliz, a performance ainda será excelente. Um ou outro gargalo que vai aparecer em alguns jogos não vai estragar sua diversão e nem invalidar seu investimento.

Compartilhar este post

Link para o post

@Hugh Laurie Questionar o teste é um direito seu, tudo bem. Peço então que comprove você mesmo em outros sites. O FX-8320E gargala uma RX 480 em jogos muito intensivos para o lado do processador. O efeito do gargalo tende a reduzir com o aumento da resolução.

Dizer que a performance seria ruim é errado, mas dizer que não há gargalo também é.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

@Foxwalt Vou sair do tópico pra não esquentar uma discussão besta.

De novo, ajudei na montagem de 18 máquinas, das quais 12 tem esse processador e as outras 6 tem o FX 8350. GTX 970 em todas as máquinas e nenhum jogo percebe-se queda de frames, tanto no 320e quanto no 350. Em todas as configurações e um PC lado a lado do outro testando.

PS: Um cara que coloca um SSD de R$ 6mil em uma configuração e toma pau em teste de boot para um SSD normal não merece créditos. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Hugh Laurie Novamente, vou repetir o que o @Nerociffer corretamente disse: não ter queda de frames não significa que não há gargalo.

Compartilhar este post

Link para o post

@Foxwalt O maior problema da placa-mãe dele é o fato de não ter dissipadores, eu tive problemas com minha placa-mãe chipset 97 por conta disto. Eu tive q jogar um cooler em cima dos VRM's, porque mesmo em stock o clock ficava descendo...definitivamente uma placa-mãe dessas não é indicado para over, mas ele pode tentar.

Se alguém puder ajudar a resolver meu problema...

Tenho um FX8320 (stock) com watercooler corsair H55, placa-mãe M5A97 LE R2.0...
Quando o processador chega a 62graus (as vezes até em 55graus) ele derruba o clock de 3,5ghz para 1,4ghz e isso gera uma queda de FPS irritante, ele abaixa a temperatura e depois volta a subir e fica nesse looping...eu até cheguei a desativar o AMD turbo core q esquentava mais, chegava a 63graus e o clock desce muito...já mexi em tudo na BIOS, tentei desativar Cool N quiet, C1, C6, tentei diminuir o clock (antes estava em 3,8ghz, agora em stock), já mexi em tudo, menos em voltagens porque é uma parte q eu n manjo muito. Pesquisei em alguns fóruns e me disseram q pode ter a ver com a VRM, será q tenho q trocar de placa-mãe ? essa n ta aguentando ? 
Isso começou a acontecer depois q dei um upgrade de placa de vídeo, tinha uma 7850 1GB e troquei para a 970 4GB, não sei se é porque agora jogo tudo no ultra e isso demanda mais processador e por isso estou sentindo isso agora ou se a placa-mãe n aguentou o upgrade (coloquei também 16GB hyperx 1866, antes tinha só 8GB 1333mhz)
Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço...sinceramente n gostaria de trocar a placa-mãe, mas me disseram q um modelo A99 seguraria melhor esse processador com essas conf...mas essa placa-mãe n é tão antiga, tenho ela desde 2014...

testecpustress.jpg

esse foi o problema q tive há um tempo atrás, consegui fazer uma gambiarra no gabinete

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais