Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Push and pull wc h55


Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

@Yuri Herculano o ideal é você colocar o fan do water cooler no CPU-fan 1 e o bloco em um SYS-fan para você desabilitar o controle e colocar em disable. Assim a bomba roda em 12V. O resto dos fans você coloca onde der.

 

Eu vou fazer uns testes aqui, porque já que a bomba tem conector de 3 pinos pode não fazer diferença de onde você colocá-la. A menos que o conector estivesse em controle de tensão.

adicionado 28 minutos depois

É, eu testei com o H45 e se deixar no SYS-fan em normal ele vai variar de velocidade. Em 12v ele dobrou. Melhor então fazer o que eu falei. Plugue o fan no CPU-Fan 1 e o bloco em um dos SYS-fan. Desabilite os SYS-fan pelo BIOS (coloque em disable).

 

O que sobrar de conector você pluga os outros fans.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Bom dia Contiusa! Desculpe a demora para postar aqui o resultado. Na verdade, vou realizar hoje, pois estava a espera da nova fonte, que chegou. Uma Seasonic 620w G-series. Dessa vez, formato ATX (heheh).

 

Vou fazer a troca de tardezinha e colocar os fans e o bloco dessa maneira que você indicou, e depois digo o resultado. Mas ainda assim, acho que o HWmonitor é bugado, não é possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Bom dia! Consegui. Fizemos o Cable-management, coloquei o Bloco em um SYS-fan, deixei em Full (que equivale a disable na minha MOBO, pois ela não tem disable, só Customize, silence, standard, performance e FULL). E encaixei o Fan do WC em CPU-FAN1. O resto coloquei nos demais (Um CPU-FAN2 e outro SYS-fan).

 

A rotação do bloco é a do SYSFAN, que ta 27xx.

 

Será que agora fiz tudo certo?

Agradeço muito seu auxílio, se tiver como favoritar você de algum modo, não sei...

Rotação Bloco.jpg

Gabinete aberto.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yuri Herculano Seria interessante que você fizesse um teste de stress para avaliar as temperaturas máximas.

 

16 minutos atrás, Yuri Herculano disse:

Agradeço muito seu auxílio, se tiver como favoritar você de algum modo, não sei...

Você pode contribuir com o colega usuário ao curtir as respostas dele e selecionar a melhor resposta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuri Herculano eu acho alto para stock voltage, mas aí em Manaus deve estar fazendo uns 28-30ºC. Mas ainda assim está alto. Como no outro teste você estava jogando e estava alto, fique ligado no verão quando estiver jogando para não passar muito de 70-75ºC, especialmente com a VGA e as memórias adicionando calor.

 

Se quiser fazer um teste interessante, baixe o HWinfo64, vá em "sensor" e veja como fica a média (average) dos quatro núcleos no teste de estresse do AIDA64. O AIDA e o HWmonitor não mostram a média. Dê o reset no ícone do relógio (na parte de baixo) com um minuto de teste para que a média fique uniforme / com a CPU em carga. Depois veja como fica a média após uns 3 minutos. O ideal é que o primeiro e o último núcleo (os núcleos externos) fiquem mais frios do que os dois internos. Como na foto que eu anexei do meu i7-3770K, que tem esse padrão bem pronunciado em todos os testes que eu faço. Repare que os dois externos são 4-5ºC mais frios do que os internos. Isso significa duas coisas: primeiro, que a pasta TIM de fábrica foi uniformemente aplicada. Segundo, que o bloco / dissipador do water cooler ou air cooler está bem instalado / centralizado. 

 

Aí você pode ter uma ideia se o bloco do H55 está bem instalado ou se pode ser má aplicação de fábrica da pasta TIM. No segundo caso você teria que conviver com isso. Mas no primeiro caso você pode reinstalar o bloco ou até procurar por folga no backplate, porque parece que a Corsair tem um sistema meio precário de montagem em alguns modelos.

 

NOTA: quem usa o vídeo integrado muda esse padrão. Um dos núcleos externos fica mais quente, pois ele fica ao lado do IGP. Mas não é o seu caso, que tem VGA.

 

HWinfo64.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Fiz exatamente como você falou. Dei o reset em 1:00 minuto, e esperei até 3:00. Um núcleo chegou há 80ºC.

 

Manaus é uma cidade muito quente. Acredito que perca somente para Cuiabá - MT. Quem dera fizesse 30ºC aqui. Para você ter uma ideia, às 7:30 da manhã, já está esse grau. Ao longo do dia, até as 17:30, 18:00, a média do nosso verão é 39~45ºC. Até o final do ano será assim.

 

Poxa, achei que esse H55 seria uma boa. Não acredito que seja folga, pois lembro que foi muito difícil para colocar ele. Até o técnico teve dificuldade, mas depois de muitas tentativas, conseguiu...  Sobre a pasta térmica, ele inclusive deu até uma reforçada, aplicando um pequeno ponto da pasta dele (bem pouco mesmo, pois já vinha pasta no bloco).

 

 

Stress test CPU FPU 2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuri Herculano hahahaha... a chapa esquenta então. Mas eu estou vendo pelo Climatempo e a máxima de amanhã será de 36ºC. Na hora que você fez o teste estava máxima de 28ºC. Eles não costumam errar, porque o Climatempo bate com a temperatura que eu meço aqui em casa (aqui é sempre mais frio). Aqui no verão a máxima que fez foi 34ºC no meu quarto, que é bem quente. E Rio de Janeiro é conhecido pelo "verão quarenta graus". Mas isso só no calçadão da praia ou nas calçadas do centro, onde o relógio bate 45ºC com frequência. Ou seja, do meu quarto para o termômetro da rua são mais de 10ºC de diferença. O ideal é ter um termômetro de cabeceira.

 

Pelos números do HWinfo o seu bloco está mal instalado. Ou então é a pasta TIM, mas não acredito. Porque os dois núcleos externos estão com uma diferença de 6ºC de média, o que é muita coisa. Ou seja, o bloco deve estar tendendo para o núcleo que está a 67ºC. O lado de lá deve estar mal preso ou desalinhado, pois a temperatura sobe nos dois primeiros.

 

Pelos testes que eu fiz com o H60, a temperatura delta em stock seria de 26ºC. O i7-4790K é um pouco mais quente, o H55 é um pouco mais fraco (mas eu tenho o problema da folga do backplate), então eu imagino que estivesse por volta dos 60ºC, 65 no máximo, não nos 73-75ºC. Se estiver mal instalado, ou com a pasta térmica bagunçada, pode baixar pelo menos uns 5ºC.

 

Do contrário, se a temperatura ambiente bater nos 45ºC no verão você terá problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Tava jogando CSGO aqui agora, e as temperaturas ingame estão bem aceitáveis, só a da VGA que ta um pouco alta, chegou a 76ºC em loading.

 

Cara, acho que esse climatempo tem algum viés para a minha região então hehe, porque aqui todo dia ta batendo fácil 38~40ºC, com sensação térmica de 45ºC~50ºC.

 

Bom, o bloco que você fala é o que encaixa no processador né? o redondinho... como ele poderia ficar melhor instalado?

 

As máximas são as que tavam quando eu estava no jogo.

 

temperatura gamer.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, com essas máximas está legal. Mas fique ligado quando chegar o verão.

 

O bloco é a parte redonda, sim. Mas se você não tiver a manha, deixe assim mesmo. É bom uma pessoa experiente fazer isso, porque instalar o bloco não é simples. A mangueira faz uma baita pressão (elas são duras) e é muito difícil apertar os parafusos sem mexer o bloco e bagunçar a pasta térmica. Ou poderia instalar o radiador depois e pedir para uma pessoa segurá-lo em uma posição que as mangueiras não pressionem, mas aí já vira trabalho em equipe, auxiliar técnico, etc :)

 

Deixe assim mesmo. Mas é bom saber que tem esse macete (a temperatura dos núcleos) para conferir se o bloco está ou não bem instalado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Beleza. Eu já tava pesquisando aqui um AirCooler, mas vou deixar o WC por enquanto. Semana que vem vou ver se chamo o técnico para dar uma olhada no bloco, ver se está bem encaixado, e ver a pasta térmica também.

 

Hehehe, to louco que o verão vá embora, porque ele já está com tudo!

 

Muito obrigado por toda sua ajuda e atenção! Conseguiu me ajudar bastante!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Fala cara. Desculpa ta enchendo seu saco. É que ontem eu estava conversando com um amigo, e ele me recomendou exatamente o que você disse: Verificar a pasta térmica e o encaixe do bloco.

 

Ele me recomendou esta pasta térmica:

 

Artic MX-4 - https://www.arctic.ac/worldwide_en/mx-4.html

 

Ele usa essa e disse que "perdeu" muitos graus. Acabei comprando ela no ML. Esperar chegar, e já vou comprar também o Alcool isopropílico pra limpar antes da reaplicação.

 

Você conhece essa pasta? Eu lembro que existia uma muito boa da Noturne, nocturne, algo assim... mas parece que essa é até melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuri Herculano eu tenho dela. É muito boa, mas muito viscosa, então tem que aplicar com cuidado para não lambuzar o soquete. Ela forma fio igual queijo quente :D Parecida com a Xigmatek Xi-3 HDT e a Extreme Fusion X1. Eu pessoalmente prefiro a Fusion X1 por ser menos viscosa e mais fácil de aplicar. As três não vão ter diferença de temperatura visível.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Boa noite, meu amigo!

 

Bom, amanhã o técnico vem aqui pela parte da tarde, para realizarmos a troca da pasta térmica.

 

Aproveitando que ele vem aqui, eu vou pedir pra testar uma outra posição do bloco e do fan, sabendo que o fan está pregado no gabinete e está pegando o ar frio de fora e jogando para o bloco. Todos os vídeos que eu vejo na net do H55 é o contrário, o bloco fica grudado no gabinete, e o fan joga o ar quente para fora da máquina. Não sei se tem diferença, mas da forma que eu fiz, só vi eu até agora. E vou acrescentar mais um fan da Corsair em cima, como exaustor. Fazendo com que os dois da frente, que antes um estava puxando o ar de fora e outro empurrando o de dentro pra fora, passem a jogar o ar de fora pra dentro, aumentando a capacidade de resfriação, enquanto o do topo fica como exaustor. O que você acha disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Yuri Herculano O water cooler precisa estar sempre soprando o ar para fora. Não tem por que jogar o ar quente do radiador dentro do gabinete. Fica um forno. Os dois fans da frente são sempre jogando ar para dentro. Como já tem o water cooler atrás, se der, coloque fans em cima jogando para fora.

 

É a melhor maneira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Fala cara. Olha, agora senti a diferença com 3 atos:

 

1º trocar a pasta térmica pela MX4. Perdi uns 5. 6ºC em idle e em jogo.

 

2º Adicionei um cooler em cima como exaustor de 140mm da corsair. (agora vou manter a tampa de cima aberta mesmo)

 

3º Troquei a posição do fan do bloco, que antes tava puxando o ar de fora e jogando para dentro (ventilador), e agora está como exaustor (puxando de dentro e jogando para fora.)

 

E os resultados foram estes. Refiz o teste do AIDA também, e as máximas que antes foram 75ºC, agora foram 62~64ºC.

 

Acho que agora sim posso curtir em paz a minha máquina, sem preocupação com a temperatura.

 

De antemão já te agradeço novamente, muito obrigado!

Temperatura Idle.jpg

Temperatura Loading.jpg

Cooler exaustor.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...