Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
hacom12

Baixo desempenho após raio

Recommended Posts

placa-mãe: SABERTOOTH Z77 - ASUS

Processador: Intel(R) Core(TM) i7-3770K CPU @ 3.50GHz

Placa de vídeo: GTX GeForce 670

Memória: DDR3 (2x8) 16GB

Fonte: Corsair TX750

HD: 2T (aprox, 800GB livres)

Eis o problema. Tenho esse PC a 4 anos e nunca deu problema nenhum. Uso mais pra jogos, e sempre consegui um desempenho bom/ótimo com ele.

Com tudo no ultra eu conseguia aproximadamente isso.

League of legends: 400fps+

Dota 2: 300fps+

CSGO: 300fps+

BF4: 120fps+

Crysis 3: 120fps+

Um dia no prédio onde moro bateu um raio e queimou diversos aparelhos eletrônicos (Tv, DVD, lampadas, etc). E após esse evento meu PC perdeu muito desempenho. Agora jogando LoL, na mínima qualidade, sem sombra, sem som, eu pego no máx 100~~120fps. E as vezes oscila pra 30~~50. Dota2 com tudo no low fica 60fps, oscilando pra 20~~40.

Tenho todos os drivers atualizados.

Já tentei reinstalar alguns jogos, mas ainda continua com baixo desempenho.

Já tentei reinstalar o driver da placa de vídeo usando DDU.

Já testei, e não está havendo gargalo.

As temperaturas estão todas normais (em jogo, não passam de 70Cº)

- Ainda não tentei atualizar a BIOS (minha versão é de 05/02/2012. Versão 1015)

- Faz 4 anos que não limpo meu PC, está muito empoeirado, pode ser a causa do problema também. 

Alguém tem alguma ideia? Pode ter queimado algum componente, mas eu não consigo identificar qual, e não tenho outra fonte/placa de vídeo/placa-mãe pra trocar e ver se eles são o problema. 

Editado por hacom12

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@hacom12 Qual o modelo da sua fonte?

Compartilhar este post

Link para o post
25 minutos atrás, B0b5cooter disse:

@hacom12 Qual o modelo da sua fonte?

Não sei ao certo. Chegando em casa em confiro e informo aqui.

Você acredita que a fonte possa estar danificada?

Compartilhar este post

Link para o post

@hacom12 Seja bem-vindo ao Fórum. :)

Quando o raio danificou seus equipamentos, como o computador estava ligado na tomada? Diretamente ou com algum equipamento de proteção? Você está usando o mesmo equipamento agora?

A temperatura de 70ºC a que você se refere seria a da placa de vídeo? E a do processador?

E, a título de curiosidade, em qual resolução você joga?

Editado por Foxwalt

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Foxwalt disse:

@hacom12 Seja bem-vindo ao Fórum. :)

Quando o raio danificou seus equipamentos, como o computador estava ligado na tomada? Diretamente ou com algum equipamento de proteção? Você está usando o mesmo equipamento agora?

A temperatura de 70ºC a que você se refere seria a da placa de vídeo? E a do processador?

E, a título de curiosidade, em qual resolução você joga?

Sim o PC estava ligado na tomada, diretamente. Não uso nem estabilizador nem no-break. Estou usando o mesmo equipamento agora.

In game:

placa-mãe: 53ºC

Placa de vídeo: 42ºC

Processador: 68ºC

Jogo com 1920x1080 à 60hz

Compartilhar este post

Link para o post

@hacom12 Tem algo errado nessas temperaturas aí... Placa de vídeo a 42ºC? Verifique a porcentagem de uso dela através do MSI Afterburner. Essa temperatura está muito baixa, a placa provavelmente está longe de trabalhar na capacidade máxima.

Comece fazendo uma verificação de erros no disco com o próprio sistema do Windows mesmo e procure por erros na memória usando o Memtest. E o ideal seria providenciar um bom filtro de linha para proteger o computador (recomendo Clamper).

Ah, e qual programa você usou para obter aquelas taxas de FPS anteriores? Você deve ter confundido o valor médio com o valor máximo... Aqueles números ali estão muito acima do que uma GTX 670 é capaz de obter. Uma GTX 670 jamais chegaria perto de 120FPS no Battlefield 4 e, muito menos, de 120FPS no Crysis 3 maximizados em 1080p. Passa longe disso. Nem mesmo uma GTX 1080 (que é uma placa muito mais poderosa) chega perto de 120FPS no Crysis 3.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, então.

Verifiquei os erros no disco com o próprio sistema windows e não apontou nada.

Verifiquei os erros na memória usando o Memtest e também não apontou nada.

E os FPS eu realmente vi errado (sry).

Baixei o MSI Afterburner para verificar as temperaturas e % de uso da GPU e CPU e realmente tem algo errado.

Segundo o Afterburner

GPU Temperature: 43ºC

GPU Usage: 30%

CPU Temperature: 49ºC

CPU Usage: 38%

RAM Usage: 5800MB

Sou meio leigo no assunto mas tenho quase certeza que minha placa de vídeo não está trabalhando em total capacidade.

E também não sei por que ela não está funcionando corretamente, se é problema de contato, na alimentação da placa, ou a própria placa.

Alguém tem alguma ideia??

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais