Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Felipe Tomé

Luminaria solar

Recommended Posts

Estou com um problema em um sistema de iluminação solar, montei o seguinte circuito de controle: http://www.reuk.co.uk/Use-Solar-Panel-As-Darkness-Detector.htm

O painel hera 12v e 6A no pico, assim como a bateria e a lampada(puxa 680mA) também é de 12v. O problema é q não estão chegando 12v na lampada, chegam 7,8 aproximadamente, o pode ser? Estou usando um bc558, pode ser isso?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas, aonde você está ligando a lâmpada? 

Compartilhar este post

Link para o post

Então é por isso que não funciona, pois led não é lâmpada.

Traduzindo o texto do site que você postou entendi que o Led deve se acender quando fica escuro. Não sei qual a serventia disso, mas você teve um ideia melhor ao colocar uma lâmpada no lugar (já que esta vai iluminar, e o led não).

Se você vai ligar uma lâmpada no lugar do Led tem que colocar também um transistor que "aguente o tranco" (BC557 é para 100mA e sua lâmpada é de 680mA, enquanto o Led é só 20mA).

Se for colocar outro transistor de maior corrente terá de diminuir o valor do resistor de 10k.

Você também pode manter o transistor BC557 e colocar um relé no lugar do Led, assim pode até colocar outra lâmpada ou outra mais forte.

Editado por Mestre88

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, é um spot com um LED de 12v, 680mA, falei lampada para dar a ideia do spot q n recordava. Estou usando bc557 e o problema q citei no inicio acontece. Não posso mudar o spot, então o circuito tem q ser adaptado para ele. Pode ser o transistor q está gerando essa queda de tensão no spot?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é o transistor. 

O que importa nesse caso é a corrente, o BC557 não suporta 680mA. 

Eu não disse pra você trocar o Spot , eu disse para você trocar o transistor ou colocar um relé. 

Editado por Mestre88

Compartilhar este post

Link para o post

Então posso manter o mesmo circuito e trocar só o transistor?

Alguma dica?

Obrigado.

Editado por Felipe Tomé

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Felipe Tomé disse:

Então posso manter o mesmo circuito e trocar só o transistor?

Alguma dica?

Obrigado.

Deve retirar o resistor de 1,8k e diminuir o valor do de 10k. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais