Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excluir definitivamente os dados do disco rígido


Posts recomendados

Olá, pessoal.
Estou tentando apagar definitivamente os dados do disco rígido do meu computador. É uma máquina que eu usava exclusivamente para trabalho e contém muitos dados confidenciais, portanto em vez de simplesmente formatar, quero zerar totalmente o HD.
Essa máquina contém dois discos rígidos, sendo um deles dividido em duas partições.
Como ambos discos são Seagate, baixei no site do próprio fabricante um aplicativo para excluir definitivamente os dados. Rodei a aplicação para um dos discos rígidos (o não particionado) e funcionou perfeitamente.
Mas agora bateu uma dúvida: o outro HD, dividido nas partições C e D, é onde o sistema operacional e o aplicativo (que apaga o HD) estão instalados. Assim, como vou rodar um aplicativo que exclui dados do HD a partir do próprio HD onde ele está instalado?
É possível isso? Alguma sugestão? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O ideal é usar o HD como escravo, apenas para fazer o trabalho.

 

Você até pode executar o programa a partir dele, mas arquivos do sistema operacional e outros programas podem não serem apagados completamente.

 

O DBAN tem algumas opções, a padrão ele grava mais de uma vez um conjunto de dados o que torna demorado. Alguns programas como de CCleaner, Eraser tem opções mais rápidas e seguras. (Link)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Lucio Erglis disse:

@andmarques Esse é um bom para nao deixar rastros, usei para apagar um notebook que ia vender, demorou 24 horas para formatar um hd de 1 Tb

 

http://www.dban.org/

@Lucio Erglis, mas posso instalá-lo e rodá-lo a partir da mesma partição que quero apagar?

adicionado 1 minuto depois
34 minutos atrás, dwatashi disse:

O ideal é usar o HD como escravo, apenas para fazer o trabalho.

 

Você até pode executar o programa a partir dele, mas arquivos do sistema operacional e outros programas podem não serem apagados completamente.

 

O DBAN tem algumas opções, a padrão ele grava mais de uma vez um conjunto de dados o que torna demorado. Alguns programas como de CCleaner, Eraser tem opções mais rápidas e seguras. (Link)

@dwatashi , e como faço o HD agir apenas como escravo? O aplicativo já está instalado nele.

 

De todo modo, mesmo que eu não o coloque como escravo, então é possível rodar o programa a partir dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende do modo que você utiliza o programa. Alguns permitem "apagar" a parte livre, outros apenas o disco todo. Comentei me baseando na opção livre basicamente, mas se o aplicativo tiver apenas opção de apagar o disco todo, apenas como escravo.

 

Você precisa ter o programa instalado em outro HD para poder apagá-lo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, @Lucio Erglis e @dwatashi pela ajuda.

Primeiro vou tentar apagar com o CCleaner e depois tentar recuperar pelo Recuva. Eu cheguei a utilizar uns dois aplicativos de exclusão definitiva, mas depois conseguia recuperar via Recuva, então desisti de utilizá-los. Mas vou fazer o teste com o CCleaner.

Se não funcionar, vou seguir a sugestão do DBAN através do pendrive!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...