Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 4790k chegando a 78°c com h60


Posts recomendados

Bom Pessoal fiz uma aquisição de um processador i7 4790k, coloquei um water cooler corsair h60 pois era o que eu ja usava no processador antigo e me deparei com a temperatura em jogos chegando a 77, 78C°, fora dos jogos na faixa dos 30C° , porém minha duvida é, ta muito quente em jogos? 

Config: placa-mãe MSI H97M-G43, i7 4790k, corsair h60, 8gb hyper fury, fonte corsair 750w, Gtx 980 ti evga sc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tarcisio Reis acima de 60 não degrada a CPU. O Tcase dele é de 74ºC. Mas 78ºC em jogos está alto. 

 

Pode ser várias coisas, mas você podia checar logo se o backplate tem folga. Ele fica como neste vídeo?

 

 

Eu sei disso porque o meu veio assim e eu estou fazendo o RMA. A Corsair diz que essa folga é normal, só que em alguns casos ela é exagerada. Repare que a minha pasta térmica sequer chegou a espalhar:

 

Corsair01_zpsmd0i0u8z.jpg

 

Corsair02_zpshgqkqxxp.jpg

 

Veja se é o seu caso. Existe uma gambiarra que o pessoal faz, mas é preciso ter a manha. As temperaturas vão cair de 10 a 15ºC.

 

Se não for isso, tem outros caminhos para ver se o water cooler está com defeito ou se é má instalação.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Bom vou conferir se pode ser isso, mas se não for o caso como esse watter cooler eu ja estava usando ele no processador anterior poderia estar com algum problema? Eu tenho o cooler box do processador novo,se eu trocar ele pelo cooler box dependendo se for o water cooler a temperatura poderá melhorar com ele? O que você me diz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tive uma experiencia relacionada a pasta termicas há alguns dias, mas meu caso foi com minha GPU.

 

Primeiro passo a se fazer é desacoplar o WC do CPU e ver se a pasta termica espalhou. Se sim, veja se o centro do chip não está com pouca pasta térmica (é possível que você tenha colocado muita pasta termica e ele tenha espalhado para as beiradas), ou como o amigo acima falou, é possível que haja tal folga entre o WC e o CPU, fazendo com que não espalhe a pasta térmica aplicada.

 

De qualquer forma, desacople e tire uma foto pra gente ver.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tarcisio Reis disse:

@Contiusa Bom vou conferir se pode ser isso, mas se não for o caso como esse watter cooler eu ja estava usando ele no processador anterior poderia estar com algum problema? Eu tenho o cooler box do processador novo,se eu trocar ele pelo cooler box dependendo se for o water cooler a temperatura poderá melhorar com ele? O que você me diz?

 

É, vê aí para descartar logo essa possibilidade, porque parece que esse problema de folga é comum.

 

Como o colega falou acima, na hora de reinstalar aplique a pasta térmica corretamente. Aqui você pode ver como faz:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-a-melhor-maneira-de-aplicar-pasta-termica-parte-1/2291

 

A bomba precisa ser ligada em um SYS-fan e a ventoinha no CPU-fan. Depois você precisa deixar o SYS-fan a 12v para a bomba operar corretamente.

 

Depois tem que ver o Vcore do processador, porque esses i7-4790K costumam vir com o Vcore muito alto, e isso afeta diretamente a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa A bomba que você se refere ela tem que ser ligada no cpu fan nao? e a ventoinha que você fala é a que coloco com o radiador para empurrar o ar pelo radiador essa vai no sys- fan nao?

E como posso ver que esta a 12v o sys fan e o vore onde posso olhar exatamente tambem?

 

OBS: Eu retirei o watter para testar com o cpu fan so que ficou pior com os testes de stress, dai refiz a instalação do wattercooler novamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Tarcisio Reis disse:

@Contiusa A bomba que você se refere ela tem que ser ligada no cpu fan nao? e a ventoinha que você fala é a que coloco com o radiador para empurrar o ar pelo radiador essa vai no sys- fan nao?

E como posso ver que esta a 12v o sys fan e o vore onde posso olhar exatamente tambem?

 

Não, a bomba você conecta em um SYS-fan ou Cha-fan. Depois você vai no BIOS, no controle desse contector, que deve estar em "Normal" e coloque em "Disable". Disable não quer dizer que vai cortar a alimentação, mas que vai rodar sem controle de tensão, sempre a 12V.

 

O fan que vai no radiador do water cooler você coloca no CPU-Fan, pois o PWM do CPU-fan vai controlar o RPM do fan dependendo da carga / temperatura da CPU. Esse fan precisa estar jogando ar para fora do gabinete.

 

O radiador precisa estar montado com as mangueiras na parte de baixo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Não, a bomba você conecta em um SYS-fan ou Cha-fan. Depois você vai no BIOS, no controle desse contector, que deve estar em "Normal" e coloque em "Disable". Disable não quer dizer que vai cortar a alimentação, mas que vai rodar sem controle de tensão, sempre a 12V.

 

O fan que vai no radiador do water cooler você coloca no CPU-Fan, pois o PWM do CPU-fan vai controlar o RPM do fan dependendo da carga / temperatura da CPU. Esse fan precisa estar jogando ar para fora do gabinete.

 

O radiador precisa estar montado com as mangueiras na parte de baixo.

 

 

Querido, pegando um gancho na sua ótima explicação: Eu tive dois WaterCooler Raijintek TRITON, e os dois racharam praticamente no mesmo lugar. Quando eu instalei, eu não me atentei a ligar a bomba num lugar específico e o fan em outro. Também não me atentei a mexer na tensão dentro da BIOS. Pode ser por isso que ele rachou? Fez mais força do que deveria, ou algo assim?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, SnakevL disse:

 

Querido, pegando um gancho na sua ótima explicação: Eu tive dois WaterCooler Raijintek TRITON, e os dois racharam praticamente no mesmo lugar. Quando eu instalei, eu não me atentei a ligar a bomba num lugar específico e o fan em outro. Também não me atentei a mexer na tensão dentro da BIOS. Pode ser por isso que ele rachou? Fez mais força do que deveria, ou algo assim?

 

Obrigado!

 

Você fala rachou no sentido de que a bomba começou a fazer barulho, vibrar? Pode ser, sim, porque toda bomba é feita para rodar na rotação máxima. Em rotações mais baixas ou variáveis ela pode desgastar e começar a variar. Os fabricantes não mencionam essas coisas no manual, mas em todos os fóruns, inclusive no da Corsair, com representantes da Corsair, o conselho é de deixar em um SYS-fan a 12V. Acho que os water coolers da Cooler Master vêm com essa recomendação no manual, mas não tenho certeza.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Você fala rachou no sentido de que a bomba começou a fazer barulho, vibrar? Pode ser, sim, porque toda bomba é feita para rodar na rotação máxima. Em rotações mais baixas ou variáveis ela pode desgastar e começar a variar. Os fabricantes não mencionam essas coisas no manual, mas em todos os fóruns, inclusive no da Corsair, com representantes da Corsair, o conselho é de deixar em um SYS-fan a 12V. Acho que os water coolers da Cooler Master vêm com essa recomendação no manual, mas não tenho certeza.

 

Não, rachou no sentido de trincar a bomba de acrílico mesmo. Rachaduras por toda a bomba (não vazava a água por ali), e em ambos, vazou água no juntamento entre o acrílico e uma parte metálica ( a parte de cima ).

 

Anexei uma imagem simulando as rachaduras (riscos em vermelho), e o ponto onde vazou a água (círculo verde).

 

Obrigado!

A66Z_130600793449446876jikAQ2U3W2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, SnakevL disse:

Não, rachou no sentido de trincar a bomba de acrílico mesmo. Rachaduras por toda a bomba (não vazava a água por ali), e em ambos, vazou água no juntamento entre o acrílico e uma parte metálica ( a parte de cima ).

 

Anexei uma imagem simulando as rachaduras (riscos em vermelho), e o ponto onde vazou a água (círculo verde).

 

Obrigado!

 

Não, não estaria relacionado. Plugar a bomba no SYS-fan é só uma questão de alimentação. Talvez pela maneira que você apertou o bloco - em excesso? Ou então esse modelo é bugado e costuma trincar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Não, não estaria relacionado. Plugar a bomba no SYS-fan é só uma questão de alimentação. Talvez pela maneira que você apertou o bloco - em excesso? Ou então esse modelo é bugado e costuma trincar.

Pode ter algo relacionado à força que eu apertei mesmo.

 

Quando aconteceu, li em alguns fóruns que a bomba vendida aqui no Brasil era bugada mesmo. Eu acionei o RMA da empresa, mandaram uma bomba nova (e atualizada), e ela também rachou. Acionei o RMA de novo e solicitei dois TISIS no lugar do WC.

 

Infelizmente não me adaptei ao tamanho do AirCooler, quem sabe na BF eu compro outro WC.

 

Obrigado querido!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Voltei depois de muita luta eis que meu watercooler estrago :( , nesse tira e poe no pc , acho q ele ja estava dando sinal por isso fiquei na duvida com ele, mesmo chegando nos dias de troca o processador pelo i7 no anterior quando em algum jogo ou quando eu estava fazendo alguma coisa que exigia mais do processador na bomba mesmo do water cooler estava fazendo um barulho dentro dela so que nao sabia do que se tratava. mas resumindo ela paro de funcionar, o que eu tive que fazer ,coloquei o cooler box que veio com o i7 4790k, e adicionei mais dois fans ao gabinete , um traseiro retirando o ar para fora e um em cima tambem retirando o ar para fora, porém,nao vi melhora na temperatura do mesmo, assim que coloquei a pasta termica novamente, montei tudo certinho, liguei e fiz alguns testes de stress nele e ate mesmo em benchmarker, em stress com 5 min tava batendo por volta de 80C° , e em bench por volta de 70c°, 75C°. Conectei o plug do cooler do processador no cpu fan, e os outros demais fans do gabinete, nas conexões sys fan. O que me aconselham no caso do cooler box, se tenho que mudar a conexão, o pasta termica, já que como meu water cooler foi pro saco kkk

Até eu comprar outro watter cooler essas termperaturas em jogos de 75C°  tem perigo de ter algum problema? E qual water cooler me recomenda para esse processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tarcisio Reis Se você tiver a nota do H60 você pode acionar o RMA. Acho que a garantia é de 5 anos.

 

Não é legal jogar com temperaturas de 75ºC. Não é crítico, mas está no limite do Tcase dele. Tem que ver, porque com o cooler box ele talvez passe disso. Aplique a pasta corretamente.

 

Sobre indicar outro water cooler, depende do seu orçamento e se você vai fazer overclock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tarcisio Reis a questão é que water cooler é mais entusiasta. Por exemplo, eu estou testando o H60, e com a gambiarra da arruela ele é melhor do que o NH-U14S, que é um dos melhores air coolers do mercado. Ou seja, depende muito de como você monta. 

 

Do que eu estou percebendo, a montagem é fundamental. Alguns modelos conhecidos, como os Zalman 9900 mudaram de backplate e caíram muito o desempenho. Eu estou com um 9900 com backplate antigo e ele é excelente. 

 

Não tem muita saída. Eu recomendaria o H60, entende? O H80i é meio caro para quem não vai fazer overclock e também tem problemas de folga no backplate.

 

Pode tentar o Seidon 120v ou o Maelstron 120 ou 120T (só não compre o K). Mas se não tiver a manha de instalar também pode ter problemas.

 

Se o gabinete for largo, pode comprar um Lucifer V2, porque não vai atrapalhar com a sua memória HyperX. Ele é 2ºC mais quente do que o H60 (quando o H60 é bem instalado), mas pelo menos é mais simples de instalar. Muito silencioso também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Resolvi meu problema Consegui!!!! Comprei outro h60 aqui na minha cidade mesmo , pois não tinha a nota do anterior, e tambem comprei uma outra pasta termica de melhor qualidade, pasta termica da deep cool,fiz o procedimento que você me pediu pois eu nao sabia que ajudava, tipo, como a minha placa-mãe tem na bios controle de fan dai posso seta qual velocidade eu quero , o que eu fiz liguei a bomba em um sys fan e deixei ela na velocidade maxima como me pediu,depois liguei um fan do gabinete que retira o ar quente para fora(fan pra tirar o ar pra cima) liguei no cpu fan e deixei modo automatico pra aumentar conforme a temperatura, e o fan que vai no radiador liguei em outro sys fan e coloquei a 100% também como ele e mais silencioso fico tranquilo ,a de ver que fiz um processo de stress nele e a temperatura fico em torno de 65° no máximo segue imagem a baixo, há voltagens e tudo mais esta dentro do padrão? segue 4 imagens abaixo , uma com stress no prime95, outrs com o fft-z que pra mim foi a mais alta que teve em temperatura, uma com o cpu-z e a outra com o pc fora de stress, creio eu que em jogos ele nao va atingir as temperaturas que chegaram em stress ate porque nao achei elas estão preocupantes agora o que você me diz? 

OBS: A pasta termica anterior que eu estava usando uma tal de whurt nao é tão eficiente não nem recomendo, porque acho que as vezes ela interferiu na temperatura.

1.png

adicionado 3 minutos depois

@Contiusa Não consegui mandar as imagens em um post só..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor colocar o fan do gabinete no SYS-fan e o fan do radiador do H60 no CPU-Fan. Não faz muita diferença deixar no máximo ou no controle PWM. E o fan do H60 faz barulho no máximo, sim. voce pode não se incomodar, mas é bem audível.

 

As temperaturas estão legais, sim, mas nenhuma brastemp. Esse H60 tem uma folga que dá para fazer uma gambiarra, mas é melhor deixar assim mesmo. Não vai atrapalhar.

 

Qual é a temperatura ambiente agora aí?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa esta por volta de 25, 26 graus , mais esse teste que te mandei foi o que mais esquentou , no prime 95 ele ficou em 67 a maxima, e no cpu-z ele deu 66 ° a maxima , estão boas ne? ate porque em jogos o cpu nao vai exigir tanto assim ne, que gambiarra e essa? kkkk ajuda? 

E sim ele faz um barulhinho mesmo , mas pra mim ate que nao pertuba tanto , ate porque ele o pc fica em baixo da mesa dai o som fica um pouco abafado ate tranquilo , mas vou trocar eles de conexão então ja que não vai ajudar tanto o fan ficar em maximo, coloquei porque achei q podia ajudar em algo kkkk

AH a bomba sempre tem que ficar no maximo mesmo ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tarcisio Reis é, eu estou fazendo testes com seis coolers / water coolers e a diferença de rodar no PWM do CPU-fan e rodar em 12V é de 1 a 1.5ºC no máximo. Isso em todos eles. Alguns a diferença chega a a ser de 0.5ºC. 

 

Ou seja, você está alugando o seu ouvido a troco de nada :P

 

Obviamente o i7-4790K terá temperaturas diferentes do meu i7-3770K, mas não deve ser muito diferente. Esses 67 de máxima bate com a temperatura que eu atingi com o H60 sem a gambiarra no OCCT. Ou seja, teoricamente teria espaço para ganhar alguns graus.

 

Mas pode deixar assim mesmo (sem gambiarra). Se no verão passar dos 70ºC em jogos você dá um toque na gente que eu te explico como identificar se tem ou não folga e se dá para fazer a gambiarra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...