Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 4790k chegando a 78°c com h60


Posts recomendados

Pessoal, como meu caso é parecido, não quis ficar criando outro tópico falando da mesma coisa.

Tenho um i7 4790 esquentando muito!

Usando o H60 tive problemas com a folga, e resolvi, mas a bomba dele queimou.

Com cooler box ele chega fácil a 75º.

Então, depois de muita pesquisa, usando as peças do meu h60, fiz um WC custom

Radiador, block do H60 (removi a bomba de dentro do block).

Bomba de aquário(1000L/H), e mangueiras de silicone.

As temps para o uso diario até ficou boa.

Ambiente 24º

40ºc idle.

50ºc~ em jogos.

62ºc max. convertendo filme

 

porém, quando eu rodo o Prime, a temp pula pra 90ºc+ !!!

 

Existe algum cooler, de preferência ar, melhor q o H60?

Preciso de qualquer dica que possa me ajudar :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, WillianSB disse:

Existe algum cooler, de preferência ar, melhor q o H60?

Preciso de qualquer dica que possa me ajudar :)

 

Qual é o seu gabinete, quais os modelos de memória e quanto você quer gastar?

 

Pode dar uma olhada nesse comparativo também, porque o desempenho do H60 depende muito da placa-mãe: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Contiusa disse:

Qual é o seu gabinete, quais os modelos de memória e quanto você quer gastar?

 

Pode dar uma olhada nesse comparativo também, porque o desempenho do H60 depende muito da placa-mãe: 

Meu gabinete é generico, mas tem um bom espaço.

Mobo: MSI Z97-G43 GAMMING

Memoria: Patriot Viper 1866Mhz

 

Por hora eu queria gastar no máximo 200$, só pra resolver o problema do aquecimento mesmo.

 

Ps. Apesar da modificação que fiz no H60 manter uma temperatura boa para o uso "normal",

não vou ficar com ele montado, por causa do excesso de ruido que faz. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, WillianSB disse:

Meu gabinete é generico, mas tem um bom espaço.

Mobo: MSI Z97-G43 GAMMING

Memoria: Patriot Viper 1866Mhz

 

Por hora eu queria gastar no máximo 200$, só pra resolver o problema do aquecimento mesmo.

 

Ps. Apesar da modificação que fiz no H60 manter uma temperatura boa para o uso "normal",

não vou ficar com ele montado, por causa do excesso de ruido que faz. 

 

 

Os gabinetes genéricos são sempre estreitos. Essas memórias também são muito altas. A menos que você meça com uma régua corretamente para saber a altura do gabinete, as opções são poucas.

 

Como o seu i7-4790 é bloqueado para overclock, pode ser um Xigmatek Loki II ou um Hyper TX3. Poderia ser um Gammaxx S40, mas ele tem as presilhas do cooler box Intel, que não é legal.

 

Se couber no gabinete poderia ser um Raijintek Themis (sem ser o Evo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Contiusa disse:

Se couber no gabinete poderia ser um Raijintek Themis (sem ser o Evo).

Amigo, que Cooler bonito! Gostei muito!!

Notei que você me recomendou o Themis, imagino que seja pelo tamanho do Evo... fora isso, teria mais algum problema com o Evo?

Neste gabinete eu já usei um Hyper 212Plus com folga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, WillianSB disse:

Amigo, que Cooler bonito! Gostei muito!!

Notei que você me recomendou o Themis, imagino que seja pelo tamanho do Evo... fora isso, teria mais algum problema com o Evo?

Neste gabinete eu já usei um Hyper 212Plus com folga.

 

Eles são legais mesmo.

 

O lance é que mesmo que o Evo coubesse no gabinete ele bateria na segunda memória. Por isso que é melhor o Themis, pois ele é mais estreito. Se você tiver só um pente de memória e o gabinete tiver uma folga de 1cm do 212 Plus, pode comprar o Evo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Contiusa

Em 29/07/2016 às 14:05, Contiusa disse:

 

Não, a bomba você conecta em um SYS-fan ou Cha-fan. Depois você vai no BIOS, no controle desse contector, que deve estar em "Normal" e coloque em "Disable". Disable não quer dizer que vai cortar a alimentação, mas que vai rodar sem controle de tensão, sempre a 12V.

 

O fan que vai no radiador do water cooler você coloca no CPU-Fan, pois o PWM do CPU-fan vai controlar o RPM do fan dependendo da carga / temperatura da CPU. Esse fan precisa estar jogando ar para fora do gabinete.

 

O radiador precisa estar montado com as mangueiras na parte de baixo.

 

Opaa, obrigado, Contiusa. o post já ta um pouco antigo, mas eu tava com o mesmo problema. Segui suas dicas e consegui baixar meu 4790K para 65º na média.. tava ficando em 75º. Porém, tem dois pontos:

 

1º a fan do meu WC joga ar para dentro.. ela estava jogando ar para fora e talvez isso tivesse contribuído para o aumento de temperatura. depois q inverti ajudou a baixar também. no próprio manual aconselha deixar o ar entrar (é o H90). Acho q ele pega o ar quente do gabinete e passava pelo radiador... 

2º Não consegui achar na minha BIOS (placa-mãe da Gigabyte) a opção de desativar para manter a bomba em 12v. só tem os modos normal, manual, performance e etc... não tem a opção desativar.. sabe algum outro meio de deixar em 12v?

 

Abraçosss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tarcisio Reis nao sei se tu ja resolveu o problema mas com certeza esta dica é boa:

 

compre radiator gasket's (juntas de radiador) pois isso não permite a fan perder pressao de ar pelas laterais. custa barato no aliexpress (joga xspc radiator gasket lá) e enquanto teu pedido chega você pode fazer umas com aquela borracha escolar mesmo , esqueci o nome.

 

outra ajuda é colocar outra fan em pull, de mesma/maior velocidade.

 

outra dica é a temperatura ambiente (liga o arcond), local onde o gabinete fica...

 

tenho um 4790k e sei como é esquentadinho.abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Anderson Bernardo disse:

@Contiusa

Opaa, obrigado, Contiusa. o post já ta um pouco antigo, mas eu tava com o mesmo problema. Segui suas dicas e consegui baixar meu 4790K para 65º na média.. tava ficando em 75º. Porém, tem dois pontos:

 

1º a fan do meu WC joga ar para dentro.. ela estava jogando ar para fora e talvez isso tivesse contribuído para o aumento de temperatura. depois q inverti ajudou a baixar também. no próprio manual aconselha deixar o ar entrar (é o H90). Acho q ele pega o ar quente do gabinete e passava pelo radiador... 

2º Não consegui achar na minha BIOS (placa-mãe da Gigabyte) a opção de desativar para manter a bomba em 12v. só tem os modos normal, manual, performance e etc... não tem a opção desativar.. sabe algum outro meio de deixar em 12v?

 

Abraçosss

 

 

Acho que o cara que escreveu o manual estava bêbado... Você está jogando ar quente no gabinete, esquentando os outros componentes. Se o gabinete é bem ventilado, o ar que vai para o radiador não é muito mais quente do que o ar de fora. Eu fiz testes com um CPU cooler meu com o gabinete deitado e aberto (praticamente um test bed) e o gabinete em pé e fechado e a diferença de temperatura foi de apenas 1ºC.

 

Sobre o conector, o que está escrito? Todos eles. Normal, Manual, Performance e o quê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Contiusa disse:

 

 

Acho que o cara que escreveu o manual estava bêbado... Você está jogando ar quente no gabinete, esquentando os outros componentes. Se o gabinete é bem ventilado, o ar que vai para o radiador não é muito mais quente do que o ar de fora. Eu fiz testes com um CPU cooler meu com o gabinete deitado e aberto (praticamente um test bed) e o gabinete em pé e fechado e a diferença de temperatura foi de apenas 1ºC.

 

Sobre o conector, o que está escrito? Todos eles. Normal, Manual, Performance e o quê?

Eu também achei estranho. Tinha lido em diversos locais que o fan deveria jogar o ar para fora do cpu. No manual está exatamente assim: Attach the 140mm radiator and fans as shown. For the best cooling performance we recommend mounting the fans as an air intake.

Acho que o que realmente fez diferença foi ter conectado os fans nos locais certos da placa-mãe. A fan do WC estava em Sys_fan. A bomba estava em CPU_OCT... depois que liguei conforme você indicou ouço a velocidade da fan subir e descer conforme temperatura.

 

Seguem as fotos da BIOS:

 

Capturar1.PNG

Capturar2.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Anderson Bernardo disse:

Seguem as fotos da BIOS:

 

Acho que seria "Velocidade Total". Como está em português, eles podem ter feito uma tradução livre. 

 

Mas não é na ventoinha da CPU, porque senão fan do water cooler vai ficar rodando no talo e fazendo um barulho dos infernos. Você precisa trocar na ventoinha que a bomba está ligada. Veja se faz diferença (no HWmonitor) com o conector em  "Velocidade Total" ou "Normal". Se não fizer, deixe em normal mesmo porque se você colocar fans de 4 pinos em outros conectores eles podem ser controlados.

 

Em geral a bomba vai rodar a 12, independentemente se no BIOS está em manual, turbo, etc, porque ela é de 3 pinos, mas na minha placa-mãe ela roda a 2/3 em um dos conectores se eu não coloca-lo em full, a 12v. Estranho, então é sempre bom conferir, porque a bomba precisa rodar no máximo, sempre. Senão ela pode estragar mais rápido ou começar a fazer ruído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Contiusa disse:

 

Acho que seria "Velocidade Total". Como está em português, eles podem ter feito uma tradução livre. 

 

Mas não é na ventoinha da CPU, porque senão fan do water cooler vai ficar rodando no talo e fazendo um barulho dos infernos. Você precisa trocar na ventoinha que a bomba está ligada. Veja se faz diferença (no HWmonitor) com o conector em  "Velocidade Total" ou "Normal". Se não fizer, deixe em normal mesmo porque se você colocar fans de 4 pinos em outros conectores eles podem ser controlados.

 

Em geral a bomba vai rodar a 12, independentemente se no BIOS está em manual, turbo, etc, porque ela é de 3 pinos, mas na minha placa-mãe ela roda a 2/3 em um dos conectores se eu não coloca-lo em full, a 12v. Estranho, então é sempre bom conferir, porque a bomba precisa rodar no máximo, sempre. Senão ela pode estragar mais rápido ou começar a fazer ruído.

Pelo que vi no manual da minha BIOS (GA-Z97X-UD3H) todos os conectores de Fan são de 12v. A diferença é que uns são com speed control no 2° pino e outros os no 4°.

Realmente a opção full speed deixa o cooler na temperatura máxima e faz um baita barulho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Anderson Bernardo disse:

Pelo que vi no manual da minha BIOS (GA-Z97X-UD3H) todos os conectores de Fan são de 12v. A diferença é que uns são com speed control no 2° pino e outros os no 4°.

Realmente a opção full speed deixa o cooler na temperatura máxima e faz um baita barulho. 

 

Você precisa testar com o conector em velocidade total e normal para ver se muda a rotação da bomba. Se não mudar, tanto faz.

 

Mas o fan do water cooler precisa ir sempre no CPU-cooler, senão fica muito barulhento e você não ganha muita coisa, 1ºC, 2ºC no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Fala pessoal!

 

Ia criar um tópico mas este aqui é basicamente o que está acontecendo no meu caso.
 

Eu possuia um i5 4440 (3GHz) em uma GA-H97M-Gaming 3 resfriado pelo H60 da Corsair. (idle entre 35-40 e full load/jogando máximo 60/62C em dias quentes)

 

Fiz um upgrade pro i7 4790K, em idle continua na casa dos 38-42C porém jogando ele está batendo 75C, ou seja,10 a 15C mais quente que meu antigo i5 4440.
Rodei o Aida64 e me assustei mais ainda, com 2 minutos de stress a temp deu picos de 90C. Interrompi imediatamente.

Há de se considerar que está fazendo um calor infernal por aqui. Temp externa tá nos 34C, infelizmente ainda não tenho termômetro para checar a temp do quarto, mas está quente também.

 

Existe um número considerável de variáveis para isso, talvez vocês possam me apontar o mais provável

 

1) CPU clock/tensão/setup
Não estou rodando em OC (minha mobo não permite) porém eu setei na BIOS para ele ficar com o Turbo (4.4GHz) sempre ativado, com voltagens e demais configs tudo em auto

 

2) Alimentação H60 e coolers

A bomba está ligada em CPU_FAN, o cooler do radiador em SYS_FAN1 e os 2 coolers frontais do meu gabinete PCYES Rhino em SYS_FAN3.

O CPU_FAN está rodando a 4600RPM e o SYS_FAN1 está a 2100 RPM. Na BIOS setei para o máximo/full speed. 

Li em diversos lugares, inclusive no forum da Corsair, que a bomba precisa ficar ligada no CPU_FAN e qualquer recurso de economia de energia deve ser desligado para não interromper ou diminuir o trabalho da bomba 


3) Folga de backplate e pasta térmica 

Existe uma mínima folga aqui também, desmontei 2 vezes o WC para checar como a pasta térmica estava espalhada e constatei que estava uniforme, não havia pouca cobertura. Estou usando a pasta DeepCool Z5

 

Dúvidas:

 

- Devo mudar alguma configuração na BIOS ou fisicamente? (fotos das configs de core/voltage/fan da BIOS anexadas)

 

- Meu gabinete possui 2 slots para coolers 120 na parte superior. Atualmente estão vagos, devo instalar mais coolers?

 

- "Joga fora" o H60 e parta para uma solução mais eficiente?


 

Obrigado!

2017-02-16 10.38.00.jpg

2017-02-16 10.38.28.jpg

2017-02-16 10.39.18.jpg

2017-02-16 10.39.32.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Giu79 cara, não pode bater nos 90ºC com o H60. O meu i7-3700K com over de 4.4Ghz não passaria de 75ºC nas suas condições no AIDA64.

 

Qual o seu gabinte, como o H60 está montado? Pode tirar uma foto? Tem fans no gabinete? Qual a orientação dos fans?

O clock do i7-4790K abaixa em respouso ou você está fazendo overclock? Ele está sempre colado em 4.4GHz? Qual o modelo de placa de vídeo? Ela esquenta?

 

Inverta a posição da bomba e o fan. Coloque a bomba no SYS_fan e o fan no CPU_fan (deixe o CPU_fan em "Normal" no BIOS). O fan precisa ficar no CPU_fan para rodar com o PWM. Isso evita de você ficar ouvindo barulho de fan, a menos que você more de frente para a av Paulista. Essa história de que a bomba precisa ficar no CPU_fan é mito. Coloque a bomba em qualquer conector da placa-mãe e depois vá no BIOS e deixe esse conector em "disable" para ele rodar a 12v. Pode ser qualquer um.

 

Está usando o gerenciador de energia do Windows em "Desempenho"? Se estiver, coloque em "Equilibrado" como estava antes.

 

Está usando a gota de pasta?

 

Rode o AIDA com apenas CPU marcado por cinco minutos e tire um print do CPU-Z para a gente ver o core voltage. Anote em um papel caso o core voltage varie e diga o maior valor.

 

Mas antes disso tudo, deixe o BIOS no default, com o turbo de fábrica, e apenas desabilite o SYS_fan da bomba. Se um dia você quiser ganhar algum desempenho com a sua CPU, aprenda a fazer overclock manual. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

@Giu79 cara, não pode bater nos 90ºC com o H60. O meu i7-3700K com over de 4.4Ghz não passaria de 75ºC nas suas condições no AIDA64.

 

Qual o seu gabinte, como o H60 está montado? Pode tirar uma foto? Tem fans no gabinete? Qual a orientação dos fans?

O clock do i7-4790K abaixa em respouso ou você está fazendo overclock? Ele está sempre colado em 4.4GHz? Qual o modelo de placa de vídeo? Ela esquenta?

 

Inverta a posição da bomba e o fan. Coloque a bomba no SYS_fan e o fan no CPU_fan (deixe o CPU_fan em "Normal" no BIOS). O fan precisa ficar no CPU_fan para rodar com o PWM. Isso evita de você ficar ouvindo barulho de fan, a menos que você more de frente para a av Paulista. Essa história de que a bomba precisa ficar no CPU_fan é mito. Coloque a bomba em qualquer conector da placa-mãe e depois vá no BIOS e deixe esse conector em "disable" para ele rodar a 12v. Pode ser qualquer um.

 

Está usando o gerenciador de energia do Windows em "Desempenho"? Se estiver, coloque em "Equilibrado" como estava antes.

 

Está usando a gota de pasta?

 

Rode o AIDA com apenas CPU marcado por cinco minutos e tire um print do CPU-Z para a gente ver o core voltage. Anote em um papel caso o core voltage varie e diga o maior valor.

 

Mas antes disso tudo, deixe o BIOS no default, com o turbo de fábrica, e apenas desabilite o SYS_fan da bomba. Se um dia você quiser ganhar algum desempenho com a sua CPU, aprenda a fazer overclock manual. 

 

 

Fala @Contiusa

O gabinete é um PCYES modelo Rhino, o radiador/fan esta montado na traseira. O gabinete possui 2 fans na parte frontal (padrão de fábrica) mas não sei dizer se por padrão eles puxam ou empurram. Acho-os tão ruizinhos que tenho minhas duvidas se realmente fazem algo. A foto segue anexada

Este PC é apenas para jogar, então sempre deixava a parte de energia em máximo desempenho, usava antigamente aqueles "unpark CPU" e todos outros truques para levar ao máximo o desempenho.
A GPU é uma GTX970 Gaming G1 da Gigabyte.

Quando estou jogando a GPU chega aos 80C, com load de 100%. Sempre foi assim, a diferença agora é que antes meu i5 dava seus 55-60C com load de 100% e agora o i7 chegou a dar 85C com load de 59%.

 

Segui o que você pediu;

- Na BIOS voltei para valores stock,

- Inverti CPU_FAN pelo sys_fan, deixando o CPU_FAN em normal e no SYS_FAN deixei em full speed pois as opções eram (normal/silent/manual/fullspeed)

- No windows10 mudei o plano de energia para equilibrado

- Rodei o AIDA por 5 minutos apenas stressando o processador. CVoltage em 1.199V e a temp deu pico máximo de 71C. (PS anexado)

 

 

 

2017-02-16 16.50.55.jpg

teste-AIDA.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Giu79 cara, está normal para a CPU. Em condições ideais, estaria na casa dos 65-68ºC, mas você não sabe a temperatura ambiente e o gabinete é diferente (a menos que esteja testando aberto), muita coisa pode mudar. Eu também estou me baseando pelo meu H60 com a gambiarra das arruelas.

 

Se estiver passando disso, é por causa do gabinete e da placa de vídeo. Essa opção do AIDA é mais fraca, mas você pode testar com tudo marcado para ver se a placa de vídeo está esquentando a CPU.

 

O Rhino tem duas grelhas laterais. Parece que não tem furação para fans, mas você pode adaptar com as borrachas que alguns fans vem. Tipo assim:

 

20-PCS-Lot-Preto-Azul-Silicone-Silicone-

 

Um ou dois fans melhoraria a ventilação da placa de vídeo, que pode estar aquecendo o processador. Também pode colocar fans em cima.

 

Sobre opção "desempenho", isso é bloatware. A Microsoft devia se envergonhar disso. A Intel já tem o turbo exatamente para isso - o clock subir de acordo com a carga. Manter sempre no clock máximo não faz o menor sentido e não faz diferença, apenas esquenta o PC e a placa-mãe. Mantenha sempre em equilibrado que o próprio i7-4790K faz o serviço.

 

O seu core voltage está um pouco alto, mas, como a temperatura abaixou bem, pode deixar assim. Eu pessoalmente baixaria para pelo menos 1.140V.

 

E sobre o overclock, se um dia quiser fazer, faça como deve ser feito, manualmente e com um clock e core voltage apropriados. Acho que a sua placa-mãe não tem opção de overclock, então não faça nada automático.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa dei uma jogada rápida e percebi que sem o turbo ativado e plano de energia no equilibrado a temperatura baixou para 70/72C. Talvez a queda de temperatura ambiente tenha ajudado um pouquinho também.

 

Coloquei o AIDA com tudo selecionado e em menos de 2 minutos deu pico de 92C, então interrompi.

 

Certamente os 75-80C gerados pela GPU agrava a temp de dentro do gabinete e to pensando em fazer um teste simples e mais barato, que seria colocar 2 fans no topo do gabinete...o que me diz?

 

Fiquei em dúvida quanto ao modo de operação dos fans

- 2 fans frontais já presentes. Eles estão puxando ou empurrando p/ fora?

- 1 fan do radiador do WC. Ele está puxando o ar para dentro certo?

- 2 fans a serem instalados no topo do gabinete. O correto seria os mesmos empurrar o ar p/ fora?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Giu79 disse:

1 fan do radiador do WC. Ele está puxando o ar para dentro certo?

 

Ah, não, o fan do radiador fica sempre para fora. Inverta a posição e veja como fica. Do jeito que está, você está jogando ar quente dentro do gabinete.

 

Os dois fans da frente ficam para dentro. Os dois de cima ficam para fora. Os dois da lateral ficam para dentro. E o de trás, caso seja fan ou radiador de water cooler, fica para fora. Essa é a ordem correta dos fans.

 

Eu colocaria pelo menos um na lateral para a placa de vídeo. Mas tem que ver como vai prender, pois acho que não tem furação para fans. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Ah, não, o fan do radiador fica sempre para fora. Inverta a posição e veja como fica. Do jeito que está, você está jogando ar quente dentro do gabinete.

 

Os dois fans da frente ficam para dentro. Os dois de cima ficam para fora. Os dois da lateral ficam para dentro. E o de trás, caso seja fan ou radiador de water cooler, fica para fora. Essa é a ordem correta dos fans.

 

Eu colocaria pelo menos um na lateral para a placa de vídeo. Mas tem que ver como vai prender, pois acho que não tem furação para fans. 

 

@Contiusa

Pois é, eu montei o fan do radiador exatamente como eles detalham no video oficial que pelo que ele fala é a forma de empurrar o calor para fora do radiador, porém, veja a bizarrice, no manual eles recomendam montagem de forma que o fan jogue ar para dentro do radiador/gabinete...


Os fans da frente são muito fraquinhos mas acredito que eles estejam puxando ar. 

Realmente, para colocar um na lateral seria necessário alguma gambiarra mas acho mais negócio adquirir 2 fans bons para montar no topo do gabinete para empurrar o ar para fora.

 

Recomenda algum? Como eu ligaria 2 fans? Só tenho a SYS_FAN2 disponível...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Giu79 mas a Corsair faz muita besteira. Já vi esse manual com o fan para dentro. Nesses gabinetes torre tradicionais, jogar o ar quente dentro do gabinete piora a situação. Depois diz se melhorou com ele para fora.

 

Sobre os fans, você precisa de pelo menos um fan na lateral. Se só tiver como comprar dois, coloque um na lateral e outro em cima. Mas inverta a direção do H60.

 

Sobre os fans, depende. Você pode comprar fans de rotação baixa e ligar na fonte pelo molex. Ou você pode comprar um adaptador Akasa e plugar até cinco fans controlados pelo PWM. Eles vão ser alimentados pela fonte (molex), mas vão receber o sinal de rotação de um conector da placa-mãe. Pode ser o CPU_Fan, e os outros fans vão rodar na rotação do fan do H60, ou pode ser em um SYS_fan qualquer, e você pode setar uma rotação ou tensão.

 

Se for a segunda opção, tem o Akasa Piranha, excelente fan de 1900rpm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...