Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um carregador de bateria com esse transformador ?


Matthwus

Posts recomendados

Gente arrumei um transformador de nobreak, o nobreak era um SMS de 600VA.

 

Consegui identificar as bobinas do transformador, porém o secundário dele é de 7,5+7,5, eu poderia apenas pegar as extremidades (15v) e adicionar uma ponte retificadora e mandar direto para a bateria ?

 

Se eu adicionar capacitores de filtro logo após a ponte, a tensão fica a cima dos 20v sera que posso deixar somente o trafo e a ponte ? ai a tensão fica próxima aos 13,8v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mestre88 disse:

Não, embora o multímetro marca 13.8V. Os 20V ainda estão lá. 

Faça um regulador de tensão e corrente constante e ligue nessa fonte para carregar a sua bateria. 

E como funcionam aqueles carregadores que vem apenas o transformador e diodo ? (geralmente vem apenas 1 diodo retificando o lado negativo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, faller disse:

Olhe ai um exemplo de como fazer uma fonte ajustável com um transformador de no-break:

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem   

Já vi a fonte aqui no fórum, e tenho 1 montada, porém para 5A com somente o LM338K, é que procuro algo mais simples, para caber no gabinete que tenho aqui e que não aqueça tanto por que essa que tenho aqui o LM338k esquenta bastante em 13.8v drenando 3A. Mas mesmo assim se não arrumar uma outra solução o circuito da pagina 13 do datasheet é interessante.

http://www.ti.com.cn/cn/lit/ds/symlink/lm338.pdf

Eu poderia adicionar os tips 147 em cima do circuito da pagina 13 para uma maior corrente ?

13 horas atrás, Mestre88 disse:

Nesses carregadores o transformador tem o enrolamento menor, para não atingir os 20V como acontece nesse aí.

Geralmente o transformador vem com 11VAC, onde a tensão de pico é 15,6V e com a queda dos diodos fica com 14.4V.

Eu consigo 11 volts nesse transformador, variando os vários taps na entrada, ai posso apenas adicionar a ponte e uns capacitores ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Matthwus disse:

 

Eu consigo 11 volts nesse transformador, variando os vários taps na entrada, ai posso apenas adicionar a ponte e uns capacitores ?

Se consegue os 11V apenas coloque a ponte de 4 diodos, não precisa capacitores. 

Já que vai apenas carregar baterias, eu tenho um carregador comprado que é desse jeito também, funciona bem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Matthwus disse:

Já vi a fonte aqui no fórum, e tenho 1 montada, porém para 5A com somente o LM338K, é que procuro algo mais simples, para caber no gabinete que tenho aqui e que não aqueça tanto por que essa que tenho aqui o LM338k esquenta bastante em 13.8v drenando 3A. Mas mesmo assim se não arrumar uma outra solução o circuito da pagina 13 do datasheet é interessante.

http://www.ti.com.cn/cn/lit/ds/symlink/lm338.pdf

Eu poderia adicionar os tips 147 em cima do circuito da pagina 13 para uma maior corrente ?

Eu consigo 11 volts nesse transformador, variando os vários taps na entrada, ai posso apenas adicionar a ponte e uns capacitores ?

O aquecimento do LM338 nem depende muito do circuito e sim da tensão diferencial (Vi -Vo) sobre o mesmo multiplicado pela corrente. Dissipador nele na maioria das vezes é o que falta nessas fontes feitas em casa.

O pior caso para o LM338 é quando ele entregar a maior corrente estando regulado para a menor tensão que a fonte consegue entregar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cesardelta1 disse:

@Matthwus você que gosta de fuçar em eletrônica, porque não faz um carregador igual do tomazelli?

Fica bem mais complexo, porém bem melhor para a bateria.

Ele funciona bem, apesar de eu não ter conseguido fazer funcionar o circuito de proteção de inversão de polos.

Adicionando mais 1 tip 147 a corrente vai girar próximo dos 10A ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o datasheet do tip147 diz que ele suporta 10A, porém nunca se pode usa-lo no limite, tem gente que adota até 3 vezes a mais na potência do transistor.

Depois seria só refazer os cálculos dos resistores de emissor e do regulador para a potência desejada e eles próprios limitarão a corrente de saída do carregador.

 

Más eu nunca vi uma bateria boa consumir muita corrente de carga, geralmente a diferença de potencial entre o carregador e a bateria é de apenas 1 ou 2 volts.

Visto que no caso de uma bateria em boas condições o que dá o consumo de corrente é a diferença de potencial entre o carregador e a bateria.

 

Siga esse esquema corrigido:

carregador5a-PUSH.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, cesardelta1 disse:

Sim, o datasheet do tip147 diz que ele suporta 10A, porém nunca se pode usa-lo no limite, tem gente que adota até 3 vezes a mais na potência do transistor.

Depois seria só refazer os cálculos dos resistores de emissor e do regulador para a potência desejada e eles próprios limitarão a corrente de saída do carregador.

 

Más eu nunca vi uma bateria boa consumir muita corrente de carga, geralmente a diferença de potencial entre o carregador e a bateria é de apenas 1 ou 2 volts.

Visto que no caso de uma bateria em boas condições o que dá o consumo de corrente é a diferença de potencial entre o carregador e a bateria.

 

Siga esse esquema corrigido:

carregador5a-PUSH.jpg

Posso retirar o BD140 e fazer a parte de potencia igual a do faller ?

para conseguir os 10A ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que ainda tenho um trafo velho.

Como a tensão era maior que a da bateria, coloquei uma resistência de fio Niquel-Cromo depois do retificador. Fui ajustando a resistência até que a corrente baixou para o nível que o trafo suportava.

A resistência aquece, por isso era enrolada como uma bobina com 12mm de diâmetro e núcleo a ar, para melhor dissipar o calor.

De vez em quando eu interrompia o circuito e intercalava o amperímetro para medir a corrente. Também media a tensão na bateria sendo carregada.

Era a melhor relação custo benefício, já que aproveitei um trafo velho, que ia pro lixo e um ou dois diodos, também velhos.

MOR_AL

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, MOR disse:

Eu acho que ainda tenho um trafo velho.

Como a tensão era maior que a da bateria, coloquei uma resistência de fio Niquel-Cromo depois do retificador. Fui ajustando a resistência até que a corrente baixou para o nível que o trafo suportava.

A resistência aquece, por isso era enrolada como uma bobina com 12mm de diâmetro e núcleo a ar, para melhor dissipar o calor.

De vez em quando eu interrompia o circuito e intercalava o amperímetro para medir a corrente. Também media a tensão na bateria sendo carregada.

Era a melhor relação custo benefício, já que aproveitei um trafo velho, que ia pro lixo e um ou dois diodos, também velhos.

MOR_AL

 

Eu sou adepto de usar "sucata" de eletrônica ou o que se tem a mão  para fazer meus "projetos".

Levem em consideração que eu faço coisas pra mim mesmo, como hobby, alguns aparelhos até parecem industriais, mas não faço nada para outras pessoas, não tenho conhecimento nem habilidade pra isso.

Sempre ganho algum aparelho velho que eu deixo guardado para retirar componentes.

Mas depois que está testado, comprovado sua utilidade, sempre compro componentes, gabinetes, knobs novos e monto a "versão final" do produto por puro capricho.

A dona patroa é quem fica doida com essas coisas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cesardelta1 Montar coisas com sucata é comigo mesmo, meus amigos já até sabem e tudo que é porcaria vem parar aqui em casa.

Achei muito bom esse projeto de carregador de baterias aí do @Tomazelli.

Era o que eu estava precisando, vou fazer umas alterações nele para carregar baterias de No Break.

Estou bolando um sistema de luz de emergência aqui com um No break queimado que eu tenho aqui, a placa estava com a parte de controle toda estragada.

A minha ideia é iluminar uma casa durante a falta de energia elétrica usando as próprias lâmpadas de Led ou Fluorescentes já instaladas nos cômodos com duas baterias de 12V. Um relé comuta se lâmpadas vão ser ligadas na rede ou no conversor 12V/110V.

_______________

 

E quanto ao amigo @Matthwus sugiro que monte o circuito também, será melhor que ligar apenas um diodo ao transformador.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Mais um pouco de off topic!

Cara, essas sucatas salvam a gente as vezes, más o próprio Matheus é mais sortudo que nós, ele tem ou teve acesso a um quartinho de bagunça de um tio ou avô (não me lembro) que tem muita coisa guardada. quem me dera!

34 minutos atrás, Mestre88 disse:

 

A minha ideia é iluminar uma casa durante a falta de energia elétrica usando as próprias lâmpadas de Led ou Fluorescentes já instaladas nos cômodos com duas baterias de 12V. Um relé comuta se lâmpadas vão ser ligadas na rede ou no conversor 12V/110V.

 

quando saíram essas lâmpadas de led, a primeira coisa que me veio a cabeça foi isso também, mas nunca fiz nada, só pensei...hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu tive acesso as bagunças do meu pai também. Ele chegou a mexer com eletrônica mas parou.

E o circuito que eu fiz chega a acender duas lâmpadas incandescentes de 60W, mas não é viável já que a bateria não vai durar muito.

E não fugindo muito do assunto do tópico (já que eu usei um transformador igual o do @Mathwus), aí vai pra quem quiser ver ou ter a coragem de montar o esquema da geringonça:

Spoiler

inversor 12-110V.GIF

 

Como eu disse antes vou refazer o circuito que carrega a bateria, já este aí é muito simples e não deu muito certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...