Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2n3055 esquenta e distorce


Posts recomendados

 Meu velho de guerra Gradiente STR-1250 está distorcendo e esquentando demais! Em especial, os 2N3055 que por isso citei-os no título do tópico. Medi tensões e vi que variam muito em questão do grave que aplico nas caixas, mas não consegui achar nada demais já que capacitores foram trocados à um tempo e o defeito surgiu apenas agora. 
 Vi vários relatos sobre problemas com o 2N3055 falso esquentar muito a ponto de queimar, mas todos citando transistores falsos, o que não é meu caso já que estão ali há 'apenas' 40 anos :D (sim, são originais! Inclusive todos os outros transistores na placa). Sempre faço o mesmo uso do receiver: volume alto, grave no máximo, agudo em 80%, mesmas caixas 8ohms com woofer 500w seco, midrange e tweeter LeSon, tudo ligado com um pequeno divisor de agudos, mas graves diretos. Dispenso problemas com caixas, já que quando as ligo no AIWA que tenho aqui, tudo funciona bem, além de que o problema surgiu há mais ou menos um mês.
 Seria os transistores entregando os pontos? Detalhe que senti uma leve perda de potência também. Caso alguém saiba, qual o valor da resistencia entre pinos que ele deve possuir? Talvez isso ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode começar medindo o ganho e comparando com o datasheet. 

https://www.youtube.com/watch?v=QgYsLbX2yIs

 

O multímetro digital é melhor para isso. 

Depois você mede as junções para ver se existe algum tipo de fuga

Fig3%20-%20TransistorSymbol.gif

Meça com a escala de diodos, e depois na escala de 20 mega. 

Da base para emissor e da base para coletor não deve dar nada quando medir na escala de 20 mega estando polarizado inversamente. 

 

Na escala de diodos você vai medir da base para coletor e da base para emissor, só que na posição diretamente polarizado.

Neste caso o multímetro vai mostrar a barreira de tensão das junções dos transistores. Costuma ser de 0.6V a 0.7V. Confira no datasheet. 

 

Deve medir ainda a resistência dos capacitores:

a componente ESR dos capacitores. 

Deve usar para isso um medidor de ESR:

https://www.youtube.com/watch?v=_j-8UbJznCs

 

 

 

 

 

 

 

 

 

adicionado 4 minutos depois

No seu caso eu suspeito que sejam capacitores eletrolíticos ruins. Ainda mais devido ao fato que já possui 40 anos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade só tem 2, as outras duas saídas são ligadas em paralelo com as principais. Tava olhando o esquema dele aqui, é bem simples.

Tava lembrando aqui que já peguei um STR1050 pra consertar e este não usava 2N3055. Usava o RCA3055, uma versão menor dele e que não se achava mais para vender, resolvi o problema colocando uns transistores TIPL790W que estavam sobrando aqui, são Darlingtons mas os parâmetros de corrente e tensão são parecidos. E funcionou perfeitamente, o rádio era do meu tio e ele não tava a fim de gastar dinheiro, já que foi ganhado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Johnny Bravoo disse:

Estranho que os capacitores eu já havia trocado em 2008 ou 2009 se não me engano! Ainda tenho os siemens originais guardados, mas já estão praticamente secos. Vou verificar os transistores e dou um retorno amanhã.

Atualmente os capacitores estão vindo com baixa qualidade. Principalmente dos da china. 

 

Aqueles capacitores da siemens alaranjados de antigamente são os melhores.

Tenho uns aqui que eram de uma TV que foi usada por mais de 15 anos e os capacitores ainda estão bons e muito melhores que capacitores comprados na loja da de eletrônica. 

 

Você só percebe a qualidade do capacitor medindo a ESR dele. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente são capacitores chineses :/ comprei da marca Jackcon que era o que tinha na época, mas todos tem a momenclatura "Low-ESR" que provavelmente seja fake. Disseram que a marca Ost (importada) é boa, mas pelo que vi é bem cara também.

 Uma duvida: não existe mais capacitores Siemens e Daewoo? Aquilo sim era capacitor eterno heheh. Só tenho achado aquela porcaria de EPCOS que não dura nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...