Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
sam.cpp

Transmissor de fm

Recommended Posts

@sam.cpp ,

Parece qqr coisa, menos um transmissor de FM, pois a Amplitude tem de ser constante. O que deve variar é a frequência de transmissão, e não a sua amplitude.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu fez isso no paint né? Senoidal nem de perto se parece com isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Simulei no mulltisim.

Será que algum colega poderia fazer a simulação corretamente pra mim aprender?

Compartilhar este post

Link para o post

Multisim tem hora que cria umas ondas muito bizarras mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é mesmo o multisim, ele não consegue simular um transmissor corretamente.

Já fiz diversas mudanças, segui vários esquemas, e no máximo é isto que vocês vêem na imagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas como é esse transmissor?

Mostre pra gente como é. 

Compartilhar este post

Link para o post

Mestre simule um pequeno transmissor qualquer no multisim e me mostre o resultado.

Ficaria muito grato!

Compartilhar este post

Link para o post
20 minutos atrás, sam.cpp disse:

Mestre simule um pequeno transmissor qualquer no multisim e me mostre o resultado.

Ficaria muito grato!

Das vezes que eu tentei simular transmissores, simplesmente deu erro.

Monte na prática que seus resultados serão muito melhores.

Eu já montei alguns circuitos desses, e usei apenas um rádio comum para calibrar a frequência.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois era esta minha dúvida mestre! Já montei vários transmissores pequenos na prática e fiquei muito satisfeito.

Porém no multisim nunca obtive sucesso, no máximo foi aquilo na imagem onde mais parece uma onda

modulada em AM.

Pra mim o tópico está completo;

Compartilhar este post

Link para o post

Pra falar a verdade, nunca obtive sucesso até mesmo com outros tipos de circuitos analógicos.

Já tentei simular alguns circuitos de amplificadores e a onda encontrada na saída é menor que a de entrada, vai entender.

Detalhe que não são projetos inventados a toa, são circuitos de aparelhos que existiam para vender.

adicionado 1 minuto depois

Uso o programa há mais de 10 anos, e em todas versões o resultado é sempre o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, não são todos que dão errado. Já montei outros que deram certo também (amplificadores inclusive).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também, pois na simulação o proteus é bem mais coerente.

Mas eu gosto do Multisim pra fazer esquemas e imprimir, ou salvar no Computador. Acho bem mais simples a forma de desenhar, sem contar que fica mais bonito também.

Compartilhar este post

Link para o post

Montei um parecido (quase igual ao seu, só que a minha maneira). Fiz um painel de Leds vermelhos (4 x 8cm) no lugar dos displays e não usei 60Hz como clock, usei um cristal. Assim o relógio funciona pela bateria quando falta energia elétrica.

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, sam.cpp disse:

Usei 60 HZ a partir da rede como base de tempo, em seguida é aplicado a um divisor

Sim, conheco o sistema. Ia fazer assim a princípio, mas quando decidi que ia colocar uma bateria tive que mudar de ideia. Assim passei a usar um carregador de celular para alimentar.

Como pode ver preferi desenhar no multisim, mas usei o proteus para simular.

Spoiler

relogio.GIF

adicionado 1 minuto depois

Esse circuito adicional abaixo, é algo que inventei. Quando se apaga a luz ambiente os Leds ficam fracos e quando está claro eles acendem fortes.

Compartilhar este post

Link para o post

No proteus tenho tido problemas com o 4011 e o 4001 cmos.

Agora mesmo tô simulando um circuito e o infeliz não quer funcionar de jeito nenhum.

4011.PNG

simulação.PNG

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho esse livro aí, só que de papel. Já vi esse circuito lá mas nunca fiz pra ver.

No Multisim também não deu certo, ele não reconheceu as portas NAND da frente como um flip flop. coloquei um led em uma das saídas e ele fica piscando.

Spoiler

imagem.GIF

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu entendi direito este circuito é um biestável, então uma saída fica alta e a outra baixa.

Acho que consigo fazer ele no multisim, amanhã vou tentar porque hj com o frio que tá por aqui

já é tarde pra mim.

Compartilhar este post

Link para o post

É exatamente isso, quando a gente fecha o contato do botão ele oscila e troca o estado da saída.

Só que no caso ele oscila o tempo todo, o flip flop não trava.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais