Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transmissor de fm


sam.cpp

Posts recomendados

Pessoal!

Os simuladores têm um problema em relação ao mundo real.

No mundo real, montar um oscilador, funciona porque existe ruído inerente nos componentes. Parte deste ruído é amplificado, já que o loop do oscilador tem ganho um pouco superior a um, depois de n loops, o sinal satura e a tensão máxima se estabiliza oscilando.

O estado de uma saída nos osciladores pode ser tanto um lógico, como ciclo positivo de um sinal analógico, ou zero lógico como ciclo negativo. O simulador não sabe que o circuito é um oscilador. Conclusão. Ele não sabe como iniciar a simulação, por isso ele não simula.

Nós, como meros mortais, de algum modo, temos que informar ao simulador que ele deve iniciar a simulação com algum parâmetro que permita eliminar a dúvida do simulador. Um meio de fazermos isso é informar uma ou mais CONDIÇÃO INICIAL. Essa tal condição inicial pode vir como tensão preexistente em capacitor, ou corrente preexistente em indutor. Tanto o capacitor como o indutor devem fazer parte do circuito efetivo do oscilador.

Por exemplo, observe o capacitor C4 do circuito de uma fonte flyback. Inseri a condição inicial (Initial Condition) IC = 50 (volts).

Observem também C6.

MOR_AL

osc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente como eu disse antes, eu simulei  o circuito proposto pelo @sam.cpp onde as duas portas Nand da frente devem ser reconhecidas como um flip flop RS. Na vida real uma porta realimenta a entrada da outra e elas se estabilizam ficando uma em zero e a outra em um. Já o simulador reconheceu a realimentação de maneira diferente se comportando como se fosse um oscilador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso bastante o Proteus, e quando tenho de simular circuitos com simetria, tipo esses que vocês postaram, eu "desequilibro" o circuito, tipo mudando um pouquinho o valor de um dos capacitores, ou então acrescentando um resistor em algum lugar para forçar um desequilíbrio inicial maior.

 

Na montagem real sempre existe uma pequena diferença entre os componentes, e os circuitos funcionam....

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...