Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que frequente de fps (gtx960 + fx8120)


Posts recomendados

Eu recentemente troquei a minha placa de video, tinha uma GTX650 e troquei por uma GTX960 4GB. Tive uma melhora significativa no FPS de todos meus jogos, porém vem ocorrendo uma queda absurda de frames. Ja realizei varios procedimentos e nada, alguem saberia me dizer o que pode estar acontecendo? Abaixo segue os procedimentos que eu ja fiz e minha confif atual.

 

Procedimentos realizados:

- Instalação dos drivers atuais

- Atualização da Bios

- Verificaçao da Temperatura da Cpu (50°)

 

Config atual: 

GTX960 4GB

FX8120 3.1GHZ

M5A97 LE R2.0

8GB RAM DDR3 1333MHZ

HD 1TB SEAGATE 7200RPM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou em casa agora, mas quando chegar eu tiro as prints com o MSI, mas a GPU fica em torno de 30ºC se não me engano.

Os jogos que mais jogo ultimamente são: GTA V, The Division, World of Warcraft, H1Z1, CS:GO... E em todos apresenta essas quedas, principalmente em GTAV e The Division.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
7 minutos atrás, Mateus Felix disse:

Não estou em casa agora, mas quando chegar eu tiro as prints com o MSI, mas a GPU fica em torno de 30ºC se não me engano.

Faça a medição da temperatura em jogos. Em idle não ajuda.

adicionado 1 minuto depois

Qual é o modelo da fonte?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Quando chegar em casa farei os testes certinhos no MSI.

 

@GabrielLP14 Sei que meu processador não é o recomendável para que esses jogos rodem com um desempenho estão alto, só acho estranho ver varios reviews pela internet, com essa mesma configuração e não enfrentar essas quedas de frames D:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Felix Todos esses jogos citados tem um certo peso sobre o processador, GTA V mesmo é super pesado, H1Z1 é muito comum problemas aleatórios com processadores AMD, WoW e CS:GO são jogos MMO (multi jogadores), que também exigem bastante da CPU.

 

Agora vi que utiliza estabilizador, remova o mais rápido possível, porque essas bombas causam muitos problemas aos PCs. Fontes atuais possuem suas próprias tecnologias para trabalham em tensões abaixo ou acima do normal, usar um estabilizador é inútil e perigoso.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que sempre usei estabilizador e nunca tive problemas com isso, mas irei remove-lo sim. Mas creio que esse não seja meu problema (eu acho). 

 

Jogos com WoW por exemplo, eu consigo rodar de boa até uma certa configuração sem ter muito problemas com essas quedas. Agora, como dito antes, GTAV e The Division chegam a momentos que fica impossivel jogar. Tive situações em que o GTA V com tudo no High, pega 70 fps, e cai pra 25 e depois volta. 

Mesmo meu processador sendo mediano, resultaria nessas quedas tão bruscas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Felix Ele não chega a ser mediano, por conta com um clock bem baixo (3.1Ghz), ele pode ser até inferior ao FX-6300 (3.5Ghz), a quantidade de núcleo não faz muita diferença em jogos, são 6 contra 8, até porque jogos em DirectX 11 depende muito do núcleo principal do processador, e o clock interfere no desempenho dele.

 

 

Veja como está a utilização de todos os núcleos da CPU e a temperatura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Chegando em casa eu posto as prints do MSI. Mas ja dei uma verificada, e a temperatura do CPU fica em torno de 50ºC ~ 60ºC. A utilização dos núcleos acaba sendo estranha, pois dentro de alguns jogos todos os núcleos acabam sendo usados da mesma forma... ja em outros, somente 4 núcleos mostram trabalho, os outros 4 mal trabalham.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Felix O trabalho de todos os núcleos raramente são iguais, mesmo no GTA V (um dos jogos mais bem otimizados) um dos núcleos do processador se sobressai, mas isso não é culpa dele, e sim do DirectX 11 que não tem capacidade de dividir corretamente as tarefas entre os núcleos, a maior parte (a parte principal) dela fica em um só. Quando se fala de um núcleo apenas, o clock faz diferença, clock maior = maior desempenho, isso se compararmos processadores baseados na mesma arquitetura (FX-8120 e FX-6300). O desempenho geral pode ser até maior por causa da maior quantidade de núcleos, mas em momentos que exigem mais de um núcleo só e o processador não dá conta, o FX-8120 sofrerá mais do que o FX-6300.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB O que me estranha, é que mesmo sendo inferior ao 6300, não acharia que essa queda seria tão brusca. Até porque, antes de eu criar o tópico aqui, eu fui buscar ajuda em outras fontes, como grupo de facebook por exemplo. Nisso, eu me dei de cara com um rapaz que tinha o mesmo problema que o meu, no qual ele comparava o desempenho do GTA V no PC dele, com o desempenho no PC de um review no youtube, os dois computadores eram a mesma configuração, porém no video, batia la os 80~90 de FPS, ja no computador dele batia uns 70 e com frequente quedas de frames. Tanto o PC dele quanto o PC do video, possuiam uma GTX960 e um FX6300.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Felix Olha, pode até me chamar de hater, mas eu não gosto muito de lidar com processadores AMD, existe muitos, muitos, mas muitos problemas mesmo com eles, por conviver com esses problemas aqui no fórum quase todos os dias, comecei a gostar cada vez menos deles. Certas placas-mãe prejudicam o desempenho do processador, os chipsets antigos, mesmo não sendo adequados, ainda são vendidos como compatíveis, quem fica no prejuízo é quem compra, porque a dor de cabeça começa depois. E o desempenho deles é aleatório, tem vídeos por aí mostrando um desempenho muito bom, mas muita gente reclama que não roda direito, como é seu caso. Eu nem sei o que te dizer, no máximo você pode fazer os testes aí e nos mostrar os resultados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei algumas prints dentro do The Division, e notei algo bem estranho, talvez seja coincidência: Sempre que o FPS cai, a temperatura do CPU cai tambem. Veja nas prints abaixo, espero que consigam ver.

 

Não sei se as imagens irão em sequencia, mas tirei a primeira imagem com uma taxa de frames boa, a segunda imagem vem logo após de virar a rua a esquerda, e a taxa ja caiu bruscamente. As duas ultimas imagens, são mostrando a taxa de FPS no mesmo local, uma mostra o FPS baixo, e outra mais alto.

fpsalto1.png

fpsbaixo1.png

fpsalto2.png

fpsbaixo2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu problema é bem claro: gargalo. Podemos ver que sua placa de vídeo nem está sendo usada ao máximo, mesmo quando os FPS estão "bons", está trabalhando com 65% de sua potência, enquanto isso o processador está no limite, com 90% de uso em todos os núcleos, no momento da queda vemos vários núcleos a 95-97%, ou seja, o limite mesmo.

 

A explicação para as quedas na minha opinião é que o processador está esquentando demais e precisa diminuir o desempenho para esfriar, vi ali um momento que o CPU1 estava a 63ºC, a AMD disse que a temperatura máxima segura dos octa-cores é de 63ºC. Não dá pra ter certeza da temperatura já que os AMD tem um certo problema com os sensores, mostram temperaturas muito abaixo no normal muitas vezes.

 

Um outro detalhe é que suas memórias são meio lentas para seu processador, os mais entendidos de AMD dizem que ele trabalha muito melhor com 1866Mhz, suas são 1333Mhz, isso pode influenciar um pouco no desempenho, mas a única certeza que tenho é que seu processador não dá conta de levar sua VGA nesse jogo, usar no máximo 65% do desempenho dela e ainda causar quedas é um grande problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...