Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Andre Brunelli

Notebook samsung - teclas não funcionam

Recommended Posts

Bom dia!

Estou com um problema em um notebook samsung np300e4a, peguei ele recentemente de segunda mão, e portanto testei várias vezes todas as teclas afim de verificar se estava ok, e estava. Ontem ao liga-lo a maioria das teclas parou de funcionar, dos caracteres apenas as teclas opjklçm e as numericas 890 funcionam, além dessas o enter e esc e shift funcionam normalmente, as demais nem sinal de vida.

Tentei todas as combinações de teclas, assim como alteras as configurações do teclado para ABNT2 e nada.

O interessante foi que quando acesso a bios no campo da senha da bios por exemplo consigo usar todas as teclas, inclusive o backspace que não funciona quando o sistema esta carregado.

Assim posso entender que não é um problema do teclado, e sim alguma configuração.

Essa máquina esta rodando o W7 pro 64 bits, iniciei o linux (versão bootavel) e o problema persiste, o que me deixou mais confuso quanto ao problema.

Gostaria da ajuda de vocês em alguma dica sobre o que pode estar acontecendo nesse notebook.

Agradeço a todos.

Até

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Andre Brunelli Já testou com algum teclado externo? Plugue um teclado USB no notebook e veja se o problema persiste. 

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Clint Walker disse:

@Andre Brunelli Já testou com algum teclado externo? Plugue um teclado USB no notebook e veja se o problema persiste. 

@Clint Walker Boa tarde! obrigado pela resposta. Acredito que com um teclado ira funcionar, no entanto nao tenho agora um em mãos para testar. também não quero usar o teclado USB como solução definitiva (sei que não foi isso que sugeriu). Mas pelo menos queria entender o que pode ter acontecido e se existe alguma solução. se alguem puder me ajudar agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

@Andre Brunelli Disponha rapaz, estamos aqui pra isso. 

Então, não seria solução definitiva, apenas para testarmos. Se o teclado USB funcionar, já sabe que é relacionado ao teclado do note mesmo. Os drivers do computador estão instalados? Proncipalmente o do Chipset? BIOS está atualizada? 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
15 horas atrás, Clint Walker disse:

@Andre Brunelli Disponha rapaz, estamos aqui pra isso. 

Então, não seria solução definitiva, apenas para testarmos. Se o teclado USB funcionar, já sabe que é relacionado ao teclado do note mesmo. Os drivers do computador estão instalados? Proncipalmente o do Chipset? BIOS está atualizada?  

@Clint Walker eu já atualizei os drives e include fiz upgrade do SO para o W10, tentei ate uma distribuição linux e nada. por mais que tudo aponte para um problema de hardware ainda não estou convencido, pois essas teclas funcionam quando estou acessando a BIOS. Falando nisso a BIOS esta desatualizada sim, mas o note esta sem bateria e por isso não consigo atualizar.

Compartilhar este post

Link para o post

@Andre Brunelli Consegue as informações do Gerenciador de Dispositivos? Existe algo lá que indique anomalia?

É de suma importância o teste com um teclado USB (conforme as dicas anteriores). Faça o teste e reporte se acontece o mesmo.

Não acredito ser problemas com atualização de BIOS para este caso.

Quando da instalação do Windows, você fez a escolha correta no início ou fez a alteração para ABNT2 depois de instalado?

Este Notebook passou recentemente por reparos ou limpeza interna?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Spectrum..!! disse:

@Andre Brunelli Consegue as informações do Gerenciador de Dispositivos? Existe algo lá que indique anomalia?

É de suma importância o teste com um teclado USB (conforme as dicas anteriores). Faça o teste e reporte se acontece o mesmo.

Não acredito ser problemas com atualização de BIOS para este caso.

Quando da instalação do Windows, você fez a escolha correta no início ou fez a alteração para ABNT2 depois de instalado?

Este Notebook passou recentemente por reparos ou limpeza interna?

@Spectrum..!! Bom dia, então atualizando as informações!
     Lá no gerenciador de dispositivos não tem na da que indique problema, já atualizei os drives que encontrei disponíveis e

reinstalei o drive o teclado. Estou agora usando um teclado externo USB sem qualquer problema, funciona perfeitamente, ou seja o problema esta somente no teclado do notebook.

Na instalação do Windows optei pelo ABNT e após ver que não solucionou alterei para o ABNT 2 também sem sucesso.

Eu abri o notebook e verifiquei o cabo flat, parece estar bem conectado, como disse anteriormente ao acessar a bios consigo usar em sua navegação essas teclas, no entanto o problema ocorre quando eu carrego o SO, seja qual for.

Uma coisa que notei agora é que aparentemente o FN esta travado, quando uso as teclas de volume ou qualquer outro atalho de deveria funcionar combinado ao fn, estas estão fazendo a função combinada apenas pressionando a tecla.

No entanto já tentei destravar o fn (segurando fn + fn lock) sem sucesso, também de fato não sei se este é o problema.

Até agora agradeço a atenção de todos.

gerenciadordisp.png

Compartilhar este post

Link para o post
42 minutos atrás, Andre Brunelli disse:

Estou agora usando um teclado externo USB sem qualquer problema, funciona perfeitamente, ou seja o problema esta somente no teclado do notebook.

OK, veja nas configurações, no Painel de Controle, se seu teclado, do Notebook está como ABNT2.

E sim, possivelmente, a tecla trava FN pode ser que seja a responsável pelo seu problema. Se não tiver solução para destravar.... infelizmente somente com a troca do teclado do seu Notebook é que as coisas irão para a normalidade.

Quando da instalação inicial de um SO sempre opte por ABNT2.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia @Spectrum..!! e @Clint Walker ! 

Enfim, abri o notebook e limpei a conexão do cabo flat com álcool isopropílico, e tudo voltou a funcionar. Possivelmente alguma sujeira ou algo do tipo estava atrapalhando a conexão.

Agradeço a ajuda e até a próxima.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Andre Brunelli Maravilha! 

Disponha, maninho. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais