Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

Problemas de sintonia de canas em tvs lg

Recommended Posts

Visitante

Acredito que muitos que tem essas TVs LG já tiveram problemas de sintonia de canais ao fazerem buscas automática, onde uns são bem sintonizados e outros tem recepção fraca, acabando em imagens instáveis e sumindo ou paralisando. Eu mesmo tenho 3 TVs LG, de 37, 47 e 60", todas de nova ou última geração, que vai de 3D a 4K e esse problema segue em todas, não tem jeito.

 

Sempre um outro outro canal fica ruim ou mal sintonizado, mesmo tendo-se sinal de intensidade forte, além de qualidade de 100%. Eu mesmo num fica a sintonia excelente como na Globo e noutra, mesmo ligado na mesma antena externa, fica com sinal ruim e fraco. Já liguei ele no mesmo cabo da TV de sinal boa e nada adianta. O problema é justamente no seu sistema de sintonização/busca automática, pior ainda nas TVs mais novas sem qualquer configuração do sinal, absurdamente removida  pela LG, só mostrando a qualidade/intensidade do sinal no modo manual (manual do quê?). Parece que se faz a sintonia de forma aleatória, alocando bem um canal e outro não. Vai se entender essa lógica "doida" de disposição/alocação digital de canais. Uns bem sintonizados e outros não (não é bem isso: ver a seguir).

 

A solução é simples: nunca se poderá ter todos os canais bem sintonizados, é claro, falando de canais de sinais fortes, na intensidade e qualidade, descartando os fracos, distantes e ruins, geralmente pequenos canais e potência baixa de transmissão. Portanto, a solução é nas tentativas de sintonia automática. Isso mesmo, vai se tentando sintonizar várias vezes ate se conseguir sintonizar bem os "poucos" canais que se deseja. É claro que a grande maioria de canais acaba bem sintonizado, mas um ou outro que muito se quer, como Globo, SBT, etc, acaba sendo um dos mal "sintonizados" e se percebe isso no modo manual, nas barras de intensidade de sinal.

 

Para ser mais exato, na verdade TODOS os canais são bem sintonizados, os sinais de uns ou outros acabam OSCILANDO muito, ou seja, um exemplo é um canal ter intensidade de sinal alta de 70%, mas acaba oscilando/variando de 65% a 75% num único minuto e só por isso perde-se a imagem ou fica ruim, etc, isso apenas pela simples oscilação. Na verdade o distante  transmissor/antena não fica oscilando seu sinal, nenhuma emissora faz isso, mas sim problemas do próprio aparelho de TV, no seu sistema/sintonizador falho de canais. Infelizmente a LG nunca resolveu isso, falando-se exatamente de estabilidade, de estabilizar a oscilação do sinal, apesar de existir estabilizadores de sinal a venda, mas aí se acaba tendo equipamentos externos e misturadores como em condomínios e acabando em usar sinais por cabo, como antena coletiva.

 

Portanto a solução é essa mesma: tentativas de sintonia automática ate se ter os canais que se deseja sem oscilação, uns ficando bem ou mal e vice-versa, não há outro jeito. Taí a dica, diante das poucas informações disso na web, ate mesmo falta dessa exata informação da LG, inclusive no seu site e seus técnicos negando tudo isso e pondo a culpa na antena, distância da transmissão, local baixo, etc, mesmo lhes alegando de ter 3 TVs dessa marca, duas pegando bem e outra não em certos canais e no mesmo cabo de antena. Nem adianta brigar ou apelar a garantia. Me parece que outras marcas também tem algo parecido.

 

Essa é uma das soluções.

 

OBS:

1-Foi consultada a LG via fone e nega qualquer defeito pois pra ela defeito é simplesmente o sintonizador todo falhar, não pegar nenhum canal

2-Foram consultados 3 assistência técnica e uma opina diferente da outra: todas tem interesse na troca do sintonizador por motivos óbvio. Mas além disso uma delas declara opinião igual a LG, de só ser defeito se nada pega de canais,

3-Outra de que realmente ocorre problema de sintonizador, raro mas ocorre,

4-E uma me deu uma informação interessante: de que o sintonizador das TVs 4K são diferente das 1080i pois estão preparadas, em frequência, para futuramente receberem possível transmissão em 4K, daí a eu assimilar algo sobre tal sensibilidade e instabilidade de sinal, como por exemplo sair do ar, pular a imagem ou saltitar ou quadrinhos quando há variação de sinal como saltos de intensidade de 70% para 65 ou 60 e apagar a imagem, contra essa mesma variação em modelos anteriores e nada de instabilidade ou mudança na imagem.

Vai entender! Só ligando ela a TV a cabo, única solução (e lá se foi o uso de antena externa nessas novas: vai ver que a fábrica acha que a TV por seu porte e preço, só é adquirida por quem usa TV a cabo.

5-algo que não citei antes sobre a imagem e configurações como noutro tópico: quem tem TV de modelo anterior, vai sofrer e muito nas configurações de imagem dessa 4K (brilho, cor, etc) pois a tela, além de ser muito diferente das 1080i, muito mais resolução, ate diferentes cores e brilho, como apontam suas propagandas no site da LG (funções diferentes e chamadas "avançadas" e nomenclaturas estranhas),no meu caso "apanhei" muito na configuração para chegar a um equilibro de imagem como nas anteriores mas sem sucesso, como se mudar o brilho ou contrastes para ter boa imagem equilibrada e o escuro fica escuro demais e se o reconfigurar, o branco fica claro demais e ofuscando o demais e vice-versa, isso incluso em configurações do "controle avançado", "opção de imagem", seu filtros, etc, em tudo, tudo mesmo mexido exaustivamente e sem bom resultado como nas anteriores. Vai ver que o"modo automático" da LG não se acertou nessas 4K,uma novidade nada dominada pela LG. Ou vai precisar uns 20 anos pra isso como precisou nas 1080i desde sua criação (se alguém conseguir configurar ela, dizer que teve sucesso no equilibro de imagem e sem exagero nenhum, sem aleatoriamente, numa única cena de 10s, aparecer algum desequilíbrio, como escuro demais ou branco demais, isso testado em todos os canais ou vídeos, que passe aqui a formula para os outros testar e verificar sua veracidade). O duro é pagar por algo tão caro e ter essas enormes variações (enormes mesmo em comparação aos modelos anteriores muito mais estáveis no equilibro de imagem). Triste para a maior marca de TVs do mundo (a Samsung é a maior em celulares/vendas)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trabalho numa autorizada LG e não temos este tipo de reclamação.

Me parece que voce se refere a sintonia analógica,caso seja esta,não tem lógica reclamar de um sistema que vai se descontinuado.

Sintonia digital não tem variação,a imagem ou congela ou não, e provavelmente voce deve ter testado sua TV no balcão de alguma autorizada para confirmar sua reclamação.

A oscilação de nível de sinal é absolutamente normal,voce mesmo deve ter um celular e nunca verá o nivel de sinal sempre no máximo,e isso no sinal digital tem tolerância sem interferir na imagem.

A TV não faz o nível de sinal,mas sim o ambiente de sua casa,voce não citou suas conexões e ambiente onde fica a TV.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  •    13
    Visitante

    Amigo, muito pelo contrário: tenho excelente antena externa. Já que voce é da LG, explique isso, da pergunta que fiz a LG com video anexo comprovando isso e nunca me responderam:

     

    "Comprei a poucos dias a TV 60UF8500 e sua sintonia é péssima: apesar de eu ter sinal fortíssimo na Globo, (qualidade 100% e intensidade 70%), a intensidade fica oscilando de 68 a 71% e estraga a imagem, a cada 5 minutos de variação. Absurdo pois tenho duas outras (47LA6600 e 32-LV5500) e testei no mesmo cabo de antena externa, apesar de mostrarem intensidade bem menor (18% e 25%), não mudam nada, nada treme e nada desfaz a excelente imagem, isso por longo periodo. Procurei aqui no site e nada achei sobre isso ou como estabilizar a imagem com sinal tão forte, nem no manual, me forçando a devolver a TV nova ainda dentro do prazo de 7 dias de compra."

    adicionado 2 minutos depois

    voce poderia me alegar defeito no sintonizador e necessidade de troca da TV?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Não,como citei não especificaram se o problema é na sintonia digital ou analógico.

    Na sintonia digital a variação de sinal não altera a imagem.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  •    13
    Visitante

    já pedi a devolução mesmo dessa TV, o que leva dias pra virem buscar. Mas estranho tal técnico acima não saber bem sobre sintonia das TVs LG led, ou digitais ou 4K, onde nesta minha com problemas de sintonizador de canais, além de eu ter dito acima o termo "canais digitais" na última linha do 2o paragrafo, o tempo todo só falei sobre "intensidade de sinal", em % e barras, coisa nas LG só existente para canais digitais, onde nem a cabo e nem uhf/vhf se mostra isso. Alias, um absurdo da LG  tal "opção" nas 4K de config canais/sintonia/manual/antena-tv e nada, absolutamente nada aparece na tela pra mexer, função inutil. Na opção digital pelo menos se vê as barras, mas em todas nada se faz, extintas tais funções do passado.

     

    É o pior: agora todos os canais dão as vezes esse "chilique" doido de cair ao zero na intensidade e voltar a 100% em 5 segundos, como se a emissora desligasse o transmissor e religasse, já que nada elétrico tenho na antena do telhado (pura) e instalada a 6 meses por empresa. E realmente, Na sintonia digital a variação de sinal não altera a imagem, coisa vista nas outras duas TVs e só nessa 4K tem disso. Explicação: defeito.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    É! Sem dúvida ela veio com defeito no seletor, depois que efetuarem a troca dela, dê-nos um retorno...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    voce é livre para escolher outra marca e modelo...

    Aconselho também a sempre ler o manual do equipamento que deseja comprar, antes de comprar para tirar suas duvidas  e caso compre um produto com problema,use o código de defesa do consumidor que é a garantia de uma solução tanto do consumidor como do fabricante,lembrando que os prazos são estipulados pela lei.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  •    13
    Visitante

    Novidades sobre a LG e suas assistências têcnicas: soube por técnicos de lojas de assistências, mas não tinha acreditado muito, daí a sequer mencionar  antes, de que a LG, via web/wifi dos seus produtos, atualiza sim seu software de TVs, mas eu achava que era sobre seu browser interno e só, nunca algo a mais. Mas me informaram (ainda eu desacreditando), de que também atualiza seus chips de hardware, do tipo drivers, onde reparam muitos erros, problemas e sistema, como as atualizações que se faz num computador, como drivers de video como da Nvidia, ou som, controladores, dispositivos, etc. Eu pensava que era só do sistema web, tal qual atualizações do windows. Por dúvidas ou não, nestes dias que aguardo a devolução desta TV por problemas de sintonia, que já faz uma semana que reclamei pra marca, ainda com detalhes e video enviado, não é que os problemas de recepção estão diminuindo sem eu ter feito nada! Vai saber! Mas ainda sou cético nisso. Nem acreditei que estas novas TV, preparadas para recepção 4K não só via web/youtube, mas também via Hdmi como testei por notebook/Hdmi/youtube, onde ao saber do técnico, de que o sintonizador também está preparado para futuras transmissões 4K e daí a ser muito mais sensível que os anteriores, pegando ate interferências de outras transmissões como radio amador, de polícia, outras rádiofrequencias e transmissões justamente por ter uma faixa maior de recepção e maior que das TVs anteriores, de que esta sofre interferencia de tudo. Mas daí a atualização "reparar" um sintonizador o blindando de interferências, queda de estabilidade de imagem, ou conflitos de Hdmi como também tive com o VLC e notifiquei, aí é demais pra acreditar. Mas deixo aqui tal estória de "papai noel" ou "mula sem cabeça" pra quem quiser acreditar.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×