Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon R9 270x - Monitor dando crash aleatoriamente


Posts recomendados

Ola, estou tendo problemas com o meu novo monitor Benq XL2411z. Aleatoriamente ele da um crash e a tela fica preta cheia de linhas verticais, e depois disso acontecer, quando tento usar o teclado e/ou mouse os dois perdem a conexão (as luzes apagam) e tenho que reiniciar o PC. Esse problema pode acontecer desde nenhuma vez no dia ate varias, sendo completamente imprevisivel. Essa descriçao do problema foi um pouco diferente da ultima vez que ocorreu, em vez de ficar com listras verticais ele mostrou uma grossa linha vermelha no meio e depois apagou. Tentei utilizar minha televisao com o cabo HDMI e deu o mesmo problema, o que parece ser uma pista que o problema nao é do meu monitor em si, mas algo como driver. Nao tenho certeza. Gostaria de saber a opiniao de vocês e como consertar esse tipo de problema.

 

 

As especificaçoes do meu PC sao:

sistema operacional: Windows 10 Pro

placa de video: Radeon R9 270x

processador: Phenom II X6 1090T

novo monitor: Benq XL2411z

versao do driver de video atual: 14.501.1003.0

 

Uma nota em relaçao ao driver: eu tinha atualizado o driver para poder utilizar no windows 10 mas o driver de video continuamente ficava "crashando" de 5 em 5 segundos. Procurando sobre o problema, vi que varias pessoas falavam que o driver de video da AMD para o windows 10 nao estava funcionando e que esse tipo de problema era resolvido utilizando um driver de windows 8.1 e mais especificamente vi pessoas falando sobre essa versao 14 do amd catalyst para instalar o driver. E o dito problema principal (o do inicio do post) acontecia mesmo antes de atualizar o driver para o windows 10, depois de atualizar e, continua, depois de fazer esse downgrade para a versao do win8.1.

 

O que vocês acham que pode ser? Pode ser um defeito no monitor? Ou algum problema com a placa de video e o seu driver?

 

Agradeço antecipadamente a colaboraçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zakt4n É mais ou menos isso o que acontece? 

 

44538d1402146216t-problem-graphic-card-p

 

Tive problemas semelhantes com a minha R7 por conta de um overclock...
Os clocks da sua VGA estão nos padrões de fábrica?
Mas você está utilizando o Catalyst? 
Baixe o Crimson e teste (Versão mais atual é a 16.7.3, senão me engano)

E no mais, poderia postar sua configuração completa? Incluindo marca/modelo da fonte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu problema parece ser bem diferente do meu, pois o meu sao linhas verticais cinzas e o seu parece ser linhas horizontais que estão distorcendo a imagem, o meu perde completamente a imagem que estava sendo apresentada antes. Nao sei se esses problemas tem mesma natureza.

 

Mas nao modifiquei o clock, então espero que esteja nos padroes de fabrica. E estou utilizando o catalyst, tentei usar o crimson, mas na obtive diferença (o problema continuava) e voltei pro catalyst por dois motivos: utilizar um driver mais antigo, ja que o ultimo disponivel para windows 10 fica dando crash de 5 em 5 segundos, e percebi que o antigo catalyst me dava mais opções de configuração, como resoluçao e escolher a taxa de atualizaçao do monitor a ser usada de acordo com o maximo do monitor.

 

A minha fonte é a corsair cx500.

 

Obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2016 às 18:55, zakt4n disse:

Procurando sobre o problema, vi que varias pessoas falavam que o driver de video da AMD para o windows 10 nao estava funcionando e que esse tipo de problema era resolvido utilizando um driver de windows 8.1 e mais especificamente vi pessoas falando sobre essa versao 14 do amd catalyst para instalar o driver.

 

Esse problema estava incomodando os usuários no período de lançamento do Windows 10, a versão atual do Crimson é a 16.7.3 e não há mais problemas desse tipo com os drivers atuais.

 

Em 02/08/2016 às 18:55, zakt4n disse:

E o dito problema principal (o do inicio do post) acontecia mesmo antes de atualizar o driver para o windows 10, depois de atualizar e, continua, depois de fazer esse downgrade para a versao do win8.1.

 

O que vocês acham que pode ser? Pode ser um defeito no monitor? Ou algum problema com a placa de video e o seu driver?

 

 

Essas listas que você está observando com posterior travamento da máquina é o típico defeito em placa de vídeo, evidentemente que o problema já acontecia antes de você instalar o Windows 10 e seus respectivos drivers, isso em nada tem haver com o problema, a tendência com o passar do tempo é piorar cada vez mais, se você se sentir mais seguro pode testar a placa em outro computador e esperar até o problema ser reproduzido mas essa placa aí está com defeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Clint Walker disse:

Olhando por este lado, pode ser mesmo algum defeito físico da VGA, tipo solda fria e afins. 

 

Isso provavelmente é o problema que mais assola as placas de vídeo no mundo, a temida solda BGA. Eu posso te indicar um profissional qualificado para o conserto, o reballing vai de custar aproximadamente 250,00 reais. Eu sempre recomendo o Paulo Gomes e várias pessoas do fórum já tiveram placas consertadas por ele, no entanto é precisa ponderar se vale a pena o investimento de acordo com o valor real da sua placa de vídeo no mercado, temos também que confirmar o defeito com o profissional.

 

No vídeo abaixo tem ele no seu canal do youtube fazendo reparos em placas de vídeo.

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Dimitriusbueno disse:

 

Esse problema estava incomodando os usuários no período de lançamento do Windows 10, a versão atual do Crimson é a 16.7.3 e não há mais problemas desse tipo com os drivers atuais.

 

 

Essas listas que você está observando com posterior travamento da máquina é o típico defeito em placa de vídeo, evidentemente que o problema já acontecia antes de você instalar o Windows 10 e seus respectivos drivers, isso em nada tem haver com o problema, a tendência com o passar do tempo é piorar cada vez mais, se você se sentir mais seguro pode testar a placa em outro computador e esperar até o problema ser reproduzido mas essa placa aí está com defeito.

Acho que houve um mal entendido, pois o que quis dizer com aquela passagem foi que o problema acontecia antes de atualizar o driver de video para a versao do driver feita para o windows 10, nao que foi antes da atualizaçao do windows 7 para o 10. E quando eu testei o crimson eu tentei atualizar para a versao mais nova possivel e nao consegui nenhuma atualizaçao e na versao que eu utilizei estava tendo esses problemas, teria algum lugar em especial no site da AMD onde eu posso escolher as versões do crimson a ser instalada?

 

Uma coisa que fiz ontem foi reinstalar a placa de video em outro slot e reinstalei o driver, utilizando a versao do windows 8, testei durante a tarde toda e nao deu problema, mas o teste que fiz foi sem entrar em nenhum jogo pesado, nao sei se isso tem alguma relevancia. 

 

5 horas atrás, Clint Walker disse:

Você tem alguma foto do problema? Assim fica mais fácil de analisarmos. 

Como disse acime, ontem o problema nao aconteceu. Mas assim que der dnv eu tiro uma foto e posto aqui.

 

 

Dnv, obrigado pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, zakt4n disse:

 teria algum lugar em especial no site da AMD onde eu posso escolher as versões do crimson a ser instalada?

 

Olá amigo tem sim! A última versão do Crinsom é a 16.7.3 e eu peço que você instale ele e teste em jogos.

 

http://support.amd.com/pt-br/download

 

Entre no link abaixo, no lado direito da tela selecione a série da sua placa, no seu caso é: Radeon™ séries R9 200, R7 200, HD 8500 - HD 8900 e HD 7700 – HD 7900

 

Após clique na versão do seu sistema operacional, escolha 32 ou 64 bit

 

Feito isso uma nova tela para o download será habilitada, pronto! clique em download.

 

 

t9hbaq.png

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...