Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste water coolers vs air coolers - resultado


Posts recomendados

@DULLAHAN cara, então compre o 9900 MAX mesmo. Os outros dois não devem caber na placa-mãe. Se de para colocar com o turbo, coloque. Se no verão a temperatura passar dos 75ºC, aí você tira o turbo. Vê aí. Esse cooler é bom e 160 está por um preço bem camarada.

 

Só veja se cabe no gabinete. Ele é bem baixo (152mm eu acho), mas é bom conferir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueça Air cooler pra sexta e sétima geração de i7 amigo. Não adianta ir na fé e se arrepender depois. Tu poderia ter 7 fans com mais de 2k rpm que seria práticamente inviável. Fora que vai aquecer muito e baixar o clock dando uma lagueira legal nos jogos. Pega o 240t e já eras, aproveita que pegou o i7 em conta e capricha no resfriamento. Entendo que tem a questão de vazamentos, mas é bem difícil acontecer. Eu mesmo queira um WC pro meu 4770k mas não tô muito afim por este motivo, mais pra mim a questão é mais econômica e como quarta geração pra baixo não é muito grande o aquecimento estou entre o Max e o L32.

adicionado 39 minutos depois

@Contiusa alguma informação deste cooler?

https://www.kabum.com.br/produto/64539/cooler-para-processador-raijintek-ereboss-amd-intel-140mm-op105250?origem=3&gclid=Cj0KEQjwmIrJBRCRmJ_x7KDo-9oBEiQAuUPKMv94q6cCDXlDxMESNR_Q9JdeXBHXfLNlhCQZVEDtp5oaAoCy8P8HAQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker o Ereboss é muito grande. Não acredito que ele seja melhor do que esses três que estamos comentando. Ele deve estar na média dos três, só que ele é enorme. Por isso que eu não recomendo. Eu até pensei em testá-lo, mas o fato de ele ser muito grande se torna proibitivo para a maioria dos sistemas.

 

Sobre o air cooler, eu não acho que seja tão radical assim. Acredito que o 9900 MAX dê para levar o i7-7700K no geral, especialmente se for feito um ajuste de core voltage. Já os de 6ª geração não tem problema, pois o turbo é bem mais fraco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, conheço um vendedor que vende muito barato peças usadas e semi novas, ele está vendendo um h90 por 220 e negociei por 200, vale nesta faixa de preço o h90 em vez de um max na minha situação?

Ah, e lá no tópico dos fans de 120mm deixei uma dúvida faz dias e ninguém deu sinal de vida, se puder me dar um help lá.. grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker se ele estiver funcionando perfeitamente, acho que sim. Mas saiba que ele pode dar defeito e você só vai ter a garantia com esse cara, pois a da Corsair não é transferível. Mas ele tem mais área de refrigeração e deve regular com o H80.

 

Depois eu vejo lá o tópico dos fans.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker ganho em relação ao MAX? Duvido muito. 10ºC é um abismo em termos de refrigeração. O H90 deve regular com o H80 e o H45, por volta de 2-4ºC mais frio do que o MAX.

 

Sobre o barulho, ele deve ser bem silencioso, pois ele tem fans de 1500rpm. No PWM ele deve chegar aos 1300rpm em load com a CPU em stock. Deve ser mais silencioso do que a maioria desses water coolers de 120.

 

O H100 seria mais forte, mas é o modelo da Asetek ou CoolIT? Bomba quadrada? Se for da Asetek, tem menos risco, pois a CoolIT é mais nova no mercado e teve alguns modelos antigos bugados, mas o fluido pode criar lodo com o tempo de qualquer maneira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi ele fica pau a pau com h80i. Achei um h80i, seidon e maelstron 120t os 3 entre 160 a 200. Quais deles seria melhor que o Max?

Todos semi novos em ótimo estado e realmente bem baratos. Tem um até com NF ainda com 1 ano de uso. Mas o h90 não vai rolar no gabinete mesmo porque é só 120.

Segue imagem do h100:

Screenshot_2017-05-23-09-50-18.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker esse H100 é da CoolIT. O lance é perguntar se ele está 100%. Como já é usado, se fosse para dar pau, a chance é de que já teria dado pau. O 120T eu acho que vai ser igual ao MAX. O H80i é uma boa opção se os fans estiverem em boas condições, pois são dois e vai sair caro se você precisar trocar.

 

O H100 seria o mais forte, mas esses fans de pá pequena costumam ser barulhentos. Se desempenho não for tudo para você, o H80i seria a melhor opção em termos de desempenho e barulho. Só tem que ver se cabe, pois ele é largo e pode bater no soquete se o gabinete for apertado (o fan não ficar muito afastado da parte de trás).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Charles Decker disse:

Tem o Master liquid também.. 

Bom o negócio então fica por conta do Max e h80i mesmo.

 

O H80i é melhor jogo do que o MAX. O Masterliquid é de 240, usado? Porque o novo está 350 e poucos. Aí acho que o H80i é melhor. Se for o de 120, eles são todos iguais - H60, H55, H75. Os radiadores são todos OEM e as bombas seguem o mesmo projeto da Asetek.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fan padrão da aerocool pondo a mão pra sentir a corrente de ar, tem um CFM parecido com meu antigo Akasa Viper. Dá aquele ventão. Acho que deixarei como radiador mesmo já que o importante é tirar calor e não pôr ar frio. Vô comprar um pra radiador no teto e um pondo ar frio ou na tampa lateral ou na frente. Ou dois, aí dois tirando e 2 pondo. Não sei se precisa de fan especialmente pra HD pra ser sincero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa   @Charles Decker Obrigado pela ajuda de vocês, o 9900MAX chegou ontem e fiz a instalação, cooler lindo demais, gabinete ficou parecendo um reator nuclear kkkkk

 

Em relação as temps fiquei impressionado, em idle fica em torno de 24° - 27° contra 35° do T2. No teste de stress do CPU-Z medindo a temp com o real temp e com o core temp, não chegou em momento algum a 60° (20min de teste), a temperatura estabiliza em 50 e fica dando umas variadas até 55°. Ingame por 2h (witcher3 e watchdogs 1 q força bem a CPU) ficou em torno de 50° ~ 55°, antes batia fácil os 75° chegando até a 80° com 1h de jogo. 

 

Resumindo: o MAX conseguiu segurar o i7 7700k sem turbo com vcore em 1.136 e clock a 4.2 em 50 ~ 55°. Com o turbo ligado ficou entre 55° ~ 60° (minha Mobo em turbo não deixou passar de 4.4 GHz e Vcore cravado em 1.2, lembrando que minha placa é B150 e não consigo mexer em nada de Vcore ou Clock, ela faz tudo automático).

 

Fiquei realmente muito contente com o resultado do MAX, e todas essas temps foram medidas com o meu gabinete sem nenhum cooler exaustor, apenas um cooler na frente jogando ar para dentro, pois como tinha um i5 6600 e as temps não passavam de 55° não vi necessidade de exaustão. Na próxima semana chegam meus coolers de 120mm pra fazer o correto fluxo de ar no gabinete e creio que reduzirei ainda mais essas temps. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, DULLAHAN disse:

@Contiusa   @Charles Decker Obrigado pela ajuda de vocês, o 9900MAX chegou ontem e fiz a instalação, cooler lindo demais, gabinete ficou parecendo um reator nuclear kkkkk

 

Haha! Esse cooler é show mesmo :thumbsup: São os que eu uso aqui em casa. Fiz a maior besteira de tentar trocar pelo Noctua NH-U14S, "famoso" e coisa e tal. O 9900 fica logo ali, é bem menor, muito mais bonito e mais barato. Já até vendi o Noctua :D

 

Ótimas temperaturas :thumbsup: e o seu core voltage está bem baixo. Deu sorte, porque às vezes vem alto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Realmente dei sorte nesse Vcore, aliás, a Asus que fez um bom trabalho na atualização mais recente da bios que deu suporte a 7° geração.

 

Cara você já viu algo assim (foto abaixo)? Quando fui tirar o T2 pra colocar o Max a pasta térmica tanto no processador quanto no dissipador estava toda queimada o-O ...Trabalho com infra a 15 anos e nunca tinha visto isso, nem com as pastas vencidas que os estagiários usam aqui na empresa rsrs..essa pasta era uma FNEW prata. 

 

 

e8562123-0e0d-4375-acc5-11e897c04248.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-5-25 às 07:35, DULLAHAN disse:

@Contiusa   @Charles Decker Obrigado pela ajuda de vocês, o 9900MAX chegou ontem e fiz a instalação, cooler lindo demais, gabinete ficou parecendo um reator nuclear kkkkk

 

Em relação as temps fiquei impressionado, em idle fica em torno de 24° - 27° contra 35° do T2. No teste de stress do CPU-Z medindo a temp com o real temp e com o core temp, não chegou em momento algum a 60° (20min de teste), a temperatura estabiliza em 50 e fica dando umas variadas até 55°. Ingame por 2h (witcher3 e watchdogs 1 q força bem a CPU) ficou em torno de 50° ~ 55°, antes batia fácil os 75° chegando até a 80° com 1h de jogo. 

 

Resumindo: o MAX conseguiu segurar o i7 7700k sem turbo com vcore em 1.136 e clock a 4.2 em 50 ~ 55°. Com o turbo ligado ficou entre 55° ~ 60° (minha Mobo em turbo não deixou passar de 4.4 GHz e Vcore cravado em 1.2, lembrando que minha placa é B150 e não consigo mexer em nada de Vcore ou Clock, ela faz tudo automático).

 

Fiquei realmente muito contente com o resultado do MAX, e todas essas temps foram medidas com o meu gabinete sem nenhum cooler exaustor, apenas um cooler na frente jogando ar para dentro, pois como tinha um i5 6600 e as temps não passavam de 55° não vi necessidade de exaustão. Na próxima semana chegam meus coolers de 120mm pra fazer o correto fluxo de ar no gabinete e creio que reduzirei ainda mais essas temps. 

Opa, tamo aí. Pegarei daqui uns 2 meses pro meu 4770k

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, li o tópico e decidi comprar o 212x... Que negócio ruim de instalar! Problema é: Acho que fiz errado. A coisa com o X lá é muito confuso e ninguém explica direito nos vídeos, ela fica solta mesmo? Tentei fazer a coisa do abrir e fechar ela em cima do buraquinho lá, mas ela continuou solta. E Quando fui prender na placa-mãe foi bem difícil pra prender os parafusos. Pelo amor de Deus, alguém me explica direito como funciona aquilo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Beatriz.V :D é um inferno mesmo, quase fiquei maluco! Mas quando você fala solto, quer dizer pendurado, não? Não estou mais com esse cooler, mas acho que tem um pino no X e um buraco no dissipador (ou vice versa). Mas fica solto mesmo. Toda presilha de cooler fica solta na hora de instalar, mas elas não são complicadas como essa do 212X. Mas tem que estar encaixado no pino.

 

O lance é apertar um pouco dois parafusos (que estiverem opostos diagonalmente) e conferir se está encaixado direito. Se estiver legal, colocar os outros e apertar tudo.

 

Está fazendo no gabinete ou com a placa-mãe solta? Se a placa-mãe estiver solta, fica mais fácil de ver, mas aí tem que desmontar o micro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...