Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste water coolers vs air coolers - resultado


Posts recomendados

Dei uma pesquisada melhor, e vi que estavam falando bem do CM Masterliquid 240. Vi que ele é um pouco mais caro do que o Maelstrom 240t. Ele tem o desempenho muito superior? (Qual seria a diferença de temperatura, no caso).

Eu estou indo pelo Maelstrom por causa dos leds vermelhos para combinar com o gabinete, porém se o Masterliquid for bem melhor, vou acabar optando por ele.

 

Muito obrigado pela ajuda, e que a Black Friday chegue com os WCs em promoção hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, femeger disse:

Dei uma pesquisada melhor, e vi que estavam falando bem do CM Masterliquid 240. Vi que ele é um pouco mais caro do que o Maelstrom 240t. Ele tem o desempenho muito superior? (Qual seria a diferença de temperatura, no caso).

Eu estou indo pelo Maelstrom por causa dos leds vermelhos para combinar com o gabinete, porém se o Masterliquid for bem melhor, vou acabar optando por ele.

 

Muito obrigado pela ajuda, e que a Black Friday chegue com os WCs em promoção hahaha

 

Cara, eu acho difícil o MasterLiquid 240 ser melhor do que o 240T. Eu estou com ele (Masterliquid) e não me impressionou. Ficou na faixa do H45. Então está arriscado de o 240T ser melhor. Pior eu acho que não vai ser. Eles são muito parecidos. A diferença é de 1-2ºC no máximo entre todas essas marcas.

 

Se você já está gostando do led do 240T, não tem por que pagar mais caro no MasterLiquid e ainda não ser led. A bomba do MasterLiquid também tem problemas de ruído (vi muita gente reclamando).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo @Contiusa , sou eu de novo com dúvidas sobre os coolers.... haha

 

Queria saber sua opinião pra escolher o cooler pra minha máquina.

Repetindo aqui a config:

Ryzen 7 1700X

Asus Crosshair Hero VI

16GB DDR4 (2x8gb) LPX

Gabinete é o NZXT S340 Elite

 

A intenção é montar no ano que vem um watercooler custom (pensando em eficiência e estética), mas ainda preciso estudar sobre o assunto e me preparar, ou seja, não tenho uma data definida (pode ser no meio do ano ou só no final, por exemplo).

 

Pretendo fazer OC no ryzen, até 3,8ghz que é onde tem mais estabilidade forçando menos...

 

Inicialmente tinha decidido em pegar o Gammaxx 400, pensando no custo x benefício dele.

Sairia por volta de R$ 130,00 (valor com frete).

 

Vi seus testes do Lucifer V2 e que você gostou bastante dele, ai o preço iria pra R$ 215 (também com frete).

 

Já que fui pra faixa dos R$ 200, vi você recomendando também o Maelstrom 240t, que vai sair por volta de R$ 280,00.

 

Portanto, essa é a dúvida: devo pegar o Gammaxx 400 mesmo que suportaria essa configuração "provisória" ou vale mais a pena investir em um cooler superior, com possibilidade de vende-lo futuramente?

Fiquei tentado a pegar o Maelstrom 240t, mas gostaria de saber a sua opinião!

 

Obrigado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luizmont pega o Maelstrom 240T porque o Lucifer você teria que comprar um adaptador no ML por mais de $30 com frete. Também não pode ser qualquer um, tem que ser o anúncio do adaptador para o Lucifer (pergunte ao vendedor). E montar water cooler custom para o Ryzen é besteira. Ele sequer passa de 4Ghz. Qualquer water cooler closed loop do mercado segura.

 

Espere o Black Friday porque a Pichau talvez volte a promoção do 240T por $230.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Contiusa disse:

@luizmont pega o Maelstrom 240T porque o Lucifer você teria que comprar um adaptador no ML por mais de $30 com frete. Também não pode ser qualquer um, tem que ser o anúncio do adaptador para o Lucifer (pergunte ao vendedor). E montar water cooler custom para o Ryzen é besteira. Ele sequer passa de 4Ghz. Qualquer water cooler closed loop do mercado segura.

 

Espere o Black Friday porque a Pichau talvez volte a promoção do 240T por $230.

@Contiusa  Obrigado pela ajuda!

Como ainda faltam algumas peças pra serem compradas, vou esperar a black friday sim!

 

Sobre o adaptador pro Lucifer, mesmo minha placa tendo furação AM3 é necessário esse adaptador? (perguntando mais por curiosidade mesmo, pois devo pegar o Maelstrom).

 

O water cooler custom como eu disse seria também por estética, mas isso fica mais pra frente.....

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Contiusa disse:

@luizmont é aquela placa-mãe com furação AM4 e AM3? Porque você está falando de Ryzen. Se for, não precisa do adaptador. Mas o problema é que essas placas-mãe novas vem com dissipadores igual arquibancada de estádio. Não sei se o Lucifer caberia.

@Contiusa  Isso mesmo, é a placa com as duas furações!

 

Sobre as duas "arquibancadas" que tem na placa, realmente os dissipadores são BEM altos...

Mas como eu disse, acabou sendo mais curiosidade mesmo, vou pegar o maelstrom!

 

Obrigado pela ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, luizmont disse:

@Contiusa  Isso mesmo, é a placa com as duas furações!

 

Sobre as duas "arquibancadas" que tem na placa, realmente os dissipadores são BEM altos...

Mas como eu disse, acabou sendo mais curiosidade mesmo, vou pegar o maelstrom!

 

Obrigado pela ajuda!!!

 

Nada, tamos aí :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Contiusa, 

 

Possuo um H60 e utilizo em um 8700k, utilizo as configurações de fabrica e mesmo assim noto uma temperatura muito alta, poderia explicar melhor a técnica utilizada para melhorar a fixação?

 

Talvez um vídeo tutorial por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DanilOnTheSky eu fico preocupado de fazer isso (tutorial) e o usuário fazer errado e afundar a CPU, quebrar o soquete. Então eu evito. Você pode dar uma olhada nesse post que outro usuário fez e deu certo. Mas tome cuidado. Também pode não ser isso. Pode ser defeito da bomba, pode ser falta de fluido, pode ser bomba rodando abaixo do especificado, etc. Até core voltage alto da CPU, ainda que os Coffee Lake parecem ter vindo mais controlados. Water cooler é chato mesmo.

 

Nesse post aí embaixo, veja o que eu falei sobre onde a bomba está plugada. Ela precisa rodar a 100%.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Contiusa disse:

@DanilOnTheSky eu fico preocupado de fazer isso (tutorial) e o usuário fazer errado e afundar a CPU, quebrar o soquete. Então eu evito. Você pode dar uma olhada nesse post que outro usuário fez e deu certo. Mas tome cuidado. Também pode não ser isso. Pode ser defeito da bomba, pode ser falta de fluido, pode ser bomba rodando abaixo do especificado, etc. Até core voltage alto da CPU, ainda que os Coffee Lake parecem ter vindo mais controlados. Water cooler é chato mesmo.

 

Nesse post aí embaixo, veja o que eu falei sobre onde a bomba está plugada. Ela precisa rodar a 100%.

 

 

 

Bom, este WaterCooler eu comprei usado e já estou pensando em substitui-lo por um H100i V2 ou um DeepCool Captain 240 EX (Inclusive se tiver alguma recomendação entre os modelos mencionados seria bom).

 

Atualmente meu 8700K está rodando em 3.7GHz com core voltage em 1.0 ou até 0.9, o que não deveria gerar muito aquecimento.

 

Atualmente ele mantem temperaturas nesta configuração em 37ºC em IDLE e chegando até 84ºC em MAX (Temperaturas máximas obtidas através do RealTempGT)

 

Se eu subo o clock dele para o turbo (4.7 em 1.20) ai já começa a ficar pior a situação, mantendo 44 em IDEL e até 90 em MAX.

 

Gostaria de usar-lo no modo turbo (nada mais justo) porém no momento ainda vou ficar com o H60 (até janeiro), por isso gostaria de dar uma curiada sobre o processo de fixação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, DaniloSky disse:

@Contiusa nos H100i V2 também tem esse problema de encaixe? 

 

Eu acho que os modelos da Asetek não sofrem desse problema, como o H100i V2, só os da CooliT, como o H60, H110i V2, mas não posso garantir. Pode comprar também um Maelstrom 240T. Está barato e vai ser parecido com o H100i. Não tem todas as perfumarias do Corsair, mas é um bom water cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DaniloSky como está o clock da CPU nesse teste do AIDA? Se estiver em stock, por volta de 4.4Ghz, não está mal. A bomba está no Chassis#4, correto? Se for isso, está legal.

 

Se for isso aí que eu falei, ele está esquentando por causa da GPU em jogos. O seu gabinete deve estar mal ventilado. Inverta também a posição do fan do H60 (coloque soprando para dentro). Coloque um ou dois fans no teto para tirar o ar que entra do radiador. Vai cair bastante as temperaturas jogando. É fácil de trocar a posição também. É só desaparafusar o fan e virar de lado. Não precisa nem mexer no radiador (isso se o radiador estiver instalado primeiro).

 

Faz isso e veja como fica no AIDA. Mas é em jogos que você vai notar mais diferença, pois a GPU não vai mais influenciar nas temperaturas do water cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Contiusa disse:

@DaniloSky como está o clock da CPU nesse teste do AIDA? Se estiver em stock, por volta de 4.4Ghz, não está mal. A bomba está no Chassis#4, correto? Se for isso, está legal.

 

Se for isso aí que eu falei, ele está esquentando por causa da GPU em jogos. O seu gabinete deve estar mal ventilado. Inverta também a posição do fan do H60 (coloque soprando para dentro). Coloque um ou dois fans no teto para tirar o ar que entra do radiador. Vai cair bastante as temperaturas jogando. É fácil de trocar a posição também. É só desaparafusar o fan e virar de lado. Não precisa nem mexer no radiador (isso se o radiador estiver instalado primeiro).

 

Faz isso e veja como fica no AIDA. Mas é em jogos que você vai notar mais diferença, pois a GPU não vai mais influenciar nas temperaturas do water cooler.

Negativo, este teste está com clock de 3.7, jaja posto um teste descente, acredito que seja o Chassi4 mesmo, pois na placa-mãe está como AIO_PUMP.

adicionado 40 minutos depois

@Contiusa

3.7.PNG

4.0.PNG

adicionado 45 minutos depois

E esta é a direção dos FANS

airflow.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DaniloSky o rapaz do post que eu linquei usou papelão. Dá uma pesquisada. Só não use nada de metal, pois vai dar curto ou afundar a placa-mãe. Também não é para encher de buchas. Você pode fazer por incrementos. 1mm primeiro, depois 2. Acho que não mais do que isso. 2 eu acho que já é meio puxado. Se você não tiver manha, pode danificar o soquete / CPU.

 

Se não melhorar com 1mm de bucha, nem tente colocar mais porque não vai melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala @Contiusa, beleza? Tenho um 4790k e as temps dele jogando passam fácil de 80º, minha cidade é bem quente, mas mesmo com o gabinete aberto passa fácil dessa temperatura, e eu acho meio alto, mesmo ele sendo esquentadinho kkkk, tava pensando em um H80i, o que você acha? Vou no h80i mesmo ou tem algum outro mais barato e até melhor? Vi você falando aí em cima do 240T, mas faz tempos que não dou uma olhada no mercado de WC então, to desatualizadasso, ultima vez que eu tava "atualizado" era com os H100 sendo novidade :D.

obs: aí no spoiler o hwmonitor, abri o cs:go rapidinho só pra dar uma ideia de como fica, ali na máxima, isso só jogando um deathmatch, GTA V sobe e fica lá nos 84º direto....

(obs2: acho os H80i lindos demais, e mais "jeitosos" que os H1xx, mas enfim, aceito indicações hahaha)

Spoiler

image.thumb.png.4c62b7351ad41474b540d5f8c25d6a3a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DaniloSky, sei que perguntou ao @Contiusa, mas lhe respondendo: de forma objetiva, achei meio caro quando comparado a preços da internet. Comprando os dois, separadamente, talvez você fechasse em R$800, mas se considerar que pagaria frete e demoraria a receber devido o recesso dos Correios, acho que valeu a pena. Botar na conta frete e prazo de entrega importa, para mim, na hora de comprar.

 

Outra coisa, que é da minha opinião pessoal - o h100i é bem vendido, mas é extremamente caro para a performance que dá. Ele funciona, mas eu prefiro certos modelos de air coolers que farão a mesma coisa que ele (dependendo, faz melhor) custando menos (as vezes, metade) e sem determinados riscos, tais como: queimar a bomba depois de um tempo, vazar mangueira etc. Mas, como lhe disse, essa situação é a minha, particular. Mas como estamos aqui para compartilhar opiniões e experiências, é isso aí!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, marianoazevedo disse:

@DaniloSky, sei que perguntou ao @Contiusa, mas lhe respondendo: de forma objetiva, achei meio caro quando comparado a preços da internet. Comprando os dois, separadamente, talvez você fechasse em R$800, mas se considerar que pagaria frete e demoraria a receber devido o recesso dos Correios, acho que valeu a pena. Botar na conta frete e prazo de entrega importa, para mim, na hora de comprar.

 

Outra coisa, que é da minha opinião pessoal - o h100i é bem vendido, mas é extremamente caro para a performance que dá. Ele funciona, mas eu prefiro certos modelos de air coolers que farão a mesma coisa que ele (dependendo, faz melhor) custando menos (as vezes, metade) e sem determinados riscos, tais como: queimar a bomba depois de um tempo, vazar mangueira etc. Mas, como lhe disse, essa situação é a minha, particular. Mas como estamos aqui para compartilhar opiniões e experiências, é isso aí!

 

Abraços!

Sei que existem air coolers melhores e mais baratos, porém esteticamente o WC fica muito mais bonito.

 

Comprei em loja exatamente pelo fato do frete, iria ficar caro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...