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Teste water coolers vs air coolers - resultado


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Acabei de perceber algo interessante em relação a fan na parte traseira do cooler fazendo a função de pull. 

 

Recentemente aumentei a vcore da cpu e aproveitei pra tirar a segunda fan que estava na parte traseira do meu cooler fazendo o pull. Tirei por razões estéticas, a aparência estava me incomodando e achei que não faria muita diferença. Depois de algum tempo comecei a notar um aumento na temperatura. E também achei que era por culpa da vcore mais alta que coloquei.

 

Antes com 5~10% de uso de CPU e com temperatura ambiente em torno de de 27º~30º, a cpu ficava em 30º. Depois da retirada da segunda fan e nessas mesmas condições ele então passou a variar entre 32º~34º, chegando algumas vezes a 35º e 36º, o que era raro acontecer com uso tão baixo de cpu antes da retirada.

 

Hoje resolvi por a segunda fan novamente pra fazer o teste, e coloquei com tudo ligado para ver se realmente dava alguma diferença. A temperatura ambiente estava 26º e a temperatura da cpu 30º com 5% de uso de CPU. Depois de colocar a segunda fan, de cara a temperatura baixou de 30º para  27º. Também carreguei até 30% o processamento e ele não passou de 33º.

 

Outra coisa que observei foi a velocidade pra reduzir a temperatura após o uso. A queda de temperatura acontece de forma muito mais rápida com o segundo fan. A melhora foi muito substancial. Não sei se isso se deve ao resfriamento do dissipador que ocorre mais rapidamente, se é a condução do ar pra fora que acaba sendo melhor, ou se são as 2 coisas.

 

Não sei se com outro cooler e fans o resultado também seria bom utilizando 2 fans. Mas nesse caso me surpreendeu bastante. 

 

O cooler é um scythe ashura, a fan de push é um Xigmatek XAF-F1454 e o pull é o scythe glide stream. Ambos 14cm. Na parte traseira do gabinete tem um enermaxx vegas duos 12cm.

 

DSC_0182.jpg

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@Ryudo você deve estar vendo um efeito placebo. Em geral, a diferença é de 1ºC ou menos em overclock. Vários vídeos e reviews dizendo a mesma coisa. O que acontece é que você precisa de uma metodologia para poder ter certeza. Não adianta tirar o fan, olhar para um app de temperatura e dizer "ah, subiu 3ºC".

 

Outra coisa é que as temperaturas máximas são absolutamente irrelevantes, como você pode ver nos testes que eu fiz abaixo:

 

 

 

Faça um teste - baixe o OCCT, HWMonitor, Real Temp, HWinfo64 e use o setup abaixo do OCCT. 13 minutos. 

 

No HWinfo64, na aba sensores, você terá a temperatura dos núcleos. O último valor é a média em tempo real. O ícone do relógio, embaixo, faz o reset. 

 

Após iniciar o teste, aos 3 minutos dê o reset no HWinfo64 para zerar a média e começar já com a CPU quente. O Real Temp e o HWMonitor não dê o reset. Deixe correr os 13 minutos.

 

Quando chegar nos 12:00, anote os valores da média e fique de olho para ver se muda até bater nos 13;00. Porque a média vai cair assim que o teste terminar, então você precisa anotar a média que aparece aos 12:59.

 

Anote a média do push pull e a média sem push pull e veja a diferença que dá.

 

Teste rapidinho, de meia hora.

 

Como você viu nos testes de oscilação, se você se basear na temperatura máxima, você teria que fazer pelo menos seis testes seguidos de 13 minutos e tirar a média de todos os resultados para chegar, talvez, em uma oscilação de 0,5ºC.

 

Entende a razão da metodologia?

 

O único resultado que eu vi ter uma diferença significativa, de 2-3ºC, foi com o H75 com um fan, mas a bomba é mais lenta, então a pressão estática deve fazer uma diferença.

 

Abaixo está o setup do OCCT

 

 

OCCT2.jpg

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4 minutos atrás, Contiusa disse:

@Ryudo você deve estar vendo um efeito placebo. Em geral, a diferença é de 1ºC ou menos em overclock. Vários vídeos e reviews dizendo a mesma coisa. O que acontece é que você precisa de uma metodologia para afirmar alguma coisa. Não adianta tirar o fan, olhar para um app de temperatura e dizer "ah, baixou 3ºC".

 

Outra coisa é que as temperaturas máximas são absolutamente irrelevantes, como você pode ver nos testes que eu fiz abaixo:

 

 

 

Faça um teste - baixe o OCCT, HWMonitor, Real Temp, HWinfo64 e use o setup abaixo do OCCT. 13 minutos. 

 

No HWinfo64, na aba sensores, você terá a temperatura dos núcleos. O último valor é a média em tempo real. O ícone do relógio, embaixo, faz o reset. 

 

Após iniciar o teste, aos 3 minutos dê o reset no HWinfo64 para zerar a média e começar já com a CPU quente. O Real Temp e o HWMonitor não dê o reset. Deixe correr os 13 minutos.

 

Quando chegar nos 12:00, anote os valores da média e fique de olho para ver se muda até bater nos 13;00. Porque a média vai cair assim que o teste terminar, então você precisa anotar a média que aparece aos 12:59.

 

Anote a média do push pull e a média sem push pull e veja a diferença que dá.

 

Teste rapidinho, de meia hora.

 

Como você viu nos testes de oscilação, se você se basear na temperatura máxima, você teria que fazer pelo menos seis testes seguidos de 13 minutos e tirar a média de todos os resultados para chegar, talvez, em uma oscilação de 0,5ºC.

 

Entende a razão da metodologia?

 

O único resultado que eu vi ter uma diferença significativa, de 2-3ºC, foi com o H75 com um fan, mas a bomba é mais lenta, então a pressão estática deve fazer uma diferença.

 

Abaixo está o setup do OCCT

 

 

OCCT2.jpg

 

Sim, eu entendo. Mas não é placebo. Eu sou meio neurótico com essas cosia, já faz um tempo que eu deixo aberto direto o aplicativo monitorando com um painel de sensor na área de trabalho. Eu não simplesmente resolvi olhar do nada a temperatura como algumas pessoas. Eu estou sempre vendo as variações. 

 

Um detalhe que esqueci de mencionar é que essa segunda fan não está nem mesmo na velocidade máxima, na velocidade máxima a temperatura baixou pra 26º. Ela está em 800rpm.

 

Depois de algum tempo usando, a coisa mais notável que percebi foi a velocidade com que a temperatura baixa depois do uso. Ele está com uma variação bem maior esfriando bem mais rápido. Talvez essa seja a maior diferença e consequentemente a mínima.

 

Mas realmente não tem como comprovar sem teste. Só compartilhei porque realmente não esperava a melhora. Assim que tiver tempo vou ver se faço os testes que você disse pra tirar a prova dos nove.

 

image.jpg

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As aparências enganam. Eu também tinha vários achômetros desse tipo antes, mas a coisa muda quando começamos a colocar em prática uma metodologia.

 

Outra questão é que você está usando uma CPU AMD. Ou seja, você não pode usar nenhum outro aplicativo de temperatura além do AMD Overdrive. Os apps são todos bugados. Eu tenho analisado a maneira que eles medem a temperatura e chega a ser ridículo. Nada faz muito sentido. 

 

Por isso que não tem nenhum teste sério de cooler usando processador FX. 

 

Os air coolers funcionam basicamente com refrigeração passiva. Eles só precisam do fan para soprar o ar quente. Dois fans não alteram o fluxo, a menos que você tivesse um radiador de um metro de comprimento. Isso não é invenção da minha cabeça, não. Há vários tópicos de engenheiros e ex representantes em sites estrangeiros falando a mesma coisa.

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37 minutos atrás, Contiusa disse:

As aparências enganam. Eu também tinha vários achômetros desse tipo antes, mas a coisa muda quando começamos a colocar em prática uma metodologia.

 

Outra questão é que você está usando uma CPU AMD. Ou seja, você não pode usar nenhum outro aplicativo de temperatura além do AMD Overdrive. Os apps são todos bugados. Eu tenho analisado a maneira que eles medem a temperatura e chega a ser ridículo. Nada faz muito sentido. 

 

Por isso que não tem nenhum teste sério de cooler usando processador FX. 

 

Os air coolers funcionam basicamente com refrigeração passiva. Eles só precisam do fan para soprar o ar quente. Dois fans não alteram o fluxo, a menos que você tivesse um radiador de um metro de comprimento. Isso não é invenção da minha cabeça, não. Há vários tópicos de engenheiros e ex representantes em sites estrangeiros falando a mesma coisa.

 

Ah, entendo. Eu uso o AIDA, e realmente tem uma diferença pro overdrive que fica variando mais rapidamente. A mais precisa acredito ser a temperatura mostrada na bios mesmo. 

 

Então nesse caso nem faz muito sentido fazer o teste com meu processador. E se os engenheiros dizem, quem sou eu pra dizer o contrário !? De qualquer forma vou continuar com o placebo aqui por enquanto, porque ainda acho que tá ajudando de alguma forma, pelo menos a manter mais baixa a temperatura, um pouco que seja em baixo uso. :P 

 

Testes muito bons esses que fez. Muito útil. Tem pouco conteúdo explorando esse tipo de assunto na net.

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17 minutos atrás, Ryudo disse:

Então nesse caso nem faz muito sentido fazer o teste com meu processador.

 

É, cara, eu acho meio perda de tempo. A AMD fez esse aplicativo proprietário (AMD Overdrive) e não deu suporte para nenhum aplicativo como AIDA, HWmonitor, SpeedFan, etc. Muita gente com temperaturas abaixo do ambiente em repouso. O meu FX-6300 fica a 11ºC quando aqui está fazendo 25ºC :P Ou seja, completamente dá pá virada.

 

Outra questão é que só aparece um valor, e não o valor dos núcleos. Não tem como tirar a média, não tem como saber se a pasta foi aplicada corretamente. É uma medição meio "jardim de infância". É bom para o leigo que não entende muito, então um valor só é mais fácil de entender. 

 

Por exemplo, quando eu instalo o cooler para fazer os testes com uma CPU Intel, a primeira coisa que eu faço é ver as temperaturas individuais dos núcleos. Se estiver fora do padrão (os dois núcleos externos mais frios e os dois internos mais quentes), eu sei que a pasta não espalhou corretamente e eu preciso desisntalar e começar tudo de novo. Vai fazer isso com um FX? Simplesmente não tem como. Sério, em termos entusiastas a Intel está anos luz à frente nesses pequenos detalhes.

 

Veremos se eles vão consertar esses bugs com o AMD Zen, mas, pelo perfil e o histórico da empresa, o mais provável é que continue a mesma bagunça.

 

 

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2 minutos atrás, Contiusa disse:

 

É, cara, eu acho meio perda de tempo. A AMD fez esse aplicativo proprietário (AMD Overdrive) e não deu suporte para nenhum aplicativo como AIDA, HWmonitor, SpeedFan, etc. Muita gente com temperaturas abaixo do ambiente em repouso. O meu FX-6300 fica a 11ºC quando aqui está fazendo 25ºC :P Ou seja, completamente dá pá virada.

 

Outra questão é que só aparece um valor, e não o valor dos núcleos. Não tem como tirar a média, não tem como saber se a pasta foi aplicada corretamente (os núcleos precisam ter um padrão de temperatura). É uma medição meio "jardim de infância". É bom para o leigo que não entende muito, então um valor só é mais fácil de entender. Mas, em termos de testes, a Intel está anos luz à frente.

 

Por exemplo, quando eu instalo o cooler para fazer os testes, a primeira coisa que eu faço é ver as temperaturas individuais dos núcleos. Se estiver fora do padrão (os dois núcleos externos mais frios e os dois internos mais quentes), eu sei que a pasta não espalhou corretamente e eu preciso desisntalar e começar tudo de novo. Vai fazer isso com um FX? Simplesmente não tem como. Sério, em termos entusiastas a Intel está anos luz à frente nesses pequenos detalhes.

 

Veremos se eles vão consertar esses bugs com o AMD Zen, mas, pelo perfil e o histórico da empresa, o mais provável é que continue a mesma bagunça.

 

 

 

No aida aparece a temperatura dos núcleos, só que é meio zuado também. Pra ser justo, em relação a temperaturas não tenho o que reclamar desse processador, pelo menos o 8370e, não sei os outros. É bem frio, mesmo com overclock relativamente alto, pode-se sentir simplesmente colocando a mão no dissipador.

 

Mas em termos de precisão pra testes, realmente, cada programa mostra uma temperatura e variação diferentes. :) 

Até o sensor de velocidade de speed da fan é zuado. Tive que instalar o MSI commander pra regular ele.

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@Ryudo Alguns programas mostram os núcleos, mas parece que o FX só tem um sensor, e ele não mede a temperatura física da CPU.

 

http://forums.guru3d.com/showthread.php?t=376926

 

O AIDA mostra os seis núcleos do meu FX, e as temperaturas são quase sempre iguais, e, quando varia, dizem que é bug do aplicativo que está lendo a medição de dois momentos diferentes, por isso a variação.

 

Ou seja, acho que eles fizeram uma maneira simplificada para definir o throttling e simplificar para quem vê, tipo usuários de notes que só querem saber se a CPU está quente ou fria.

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Segunda rodada de testes - Hyper 212X, Maelstrom 120, Thermaltake L32

 

Então, pessoal, com a verba da venda de três coolers dos testes (H75, Lucifer V2 e NH-U14S), eu testei mais três coolers: Hyper 212X, Maelstrom 120 e Thermaltake L32. Então eu farei uma segunda rodada de avaliações. Pode ser que depois eu junte todos os testes em um só gráfico, mas alguns coolers têm o mesmo desempenho e as curvas estão começando a se misturar. Como eu não gosto muito das tabelas de colunas, pois não dá para ver o comparativo da curva do overclock, por enquanto eu acho melhor separar em duas rodadas.

 

Abaixo um resumo dos coolers, algumas fotos e as suas respectivas montagens.

 

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Cooler Master Hyper 212X

 

Hyper212X.jpg

 

O primeiro cooler testado foi o Cooler Master Hyper 212X, mais em função da popularidade que ele tem do que pelo projeto, que já é um pouco antiquado. Se torna uma boa opção de comparativo com o Raijintek Themis Evo.

 

Abaixo as fotos dele montado com a sonda e o resultado da aplicação da pasta térmica.

 

Hyper212X_01.jpg

 

 

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DeepCool Maelstrom 120

Maelstrom120.jpg

 

Depois eu testei o Maelstrom 120, da linha Gamer Storm da DeepCool, meio que para concluir os testes de water coolers padrão de 120mm com radiadores de 22-27mm. Um water cooler que chama a atenção pelo acabamento e a estética agressiva do fan. Eu não escolhi o Seidon 120v por ele já ser um projeto bem antigo. Pelo Maelstrom ser mais novo e pela experiência que eu tive com o Lucifer V2, fiquei interessado para conferi-lo de perto.

 

M120_01.jpg

 

 

Como nota, ele não tem folga no backplate (como o Corsair H60) e a pasta espalha corretamente. Eu ainda testei a montagem com as arruelas (senti que poderia colocar) e o ganho foi absolutamente zero. Foi usada a mesma metodologia dos outros testes. Assim como no teste do H75, eu também usei o elastômero de início, e, como esperado, o desempenho é por volta de 2ºC mais quente do que com a pasta Fusion X1. A diferença chega a 3,6ºC na máxima em overclock de 4.6GHz. Um desempenho pior do que o elastômero do H75, que fica, em geral, abaixo de um grau, mas, para quem usa a CPU em stock e não sabe aplicar a pasta corretamente, perder dois graus não é tão ruim assim.

 

Abaixo a primeira montagem do Maelstrom 120 com elastômero (pasta pré-aplicada).

 

M120_02.jpg

 

 

Segunda montagem, pasta térmica Extreme Fusion X1. Eu experimentei algumas montagens, até mesmo de preaquecer a pasta antes da aplicação (dica dos entusiastas para pastas muito consistentes). Foi-me indicado aquecer a seringa em um ziplock mergulhado em água quente, mas eu não achei um método eficaz, e isso pode diminuir a validade da seringa inteira. Após duas tentativas com o ziplock eu apliquei uma gota de pasta em uma colher e a pousei na água quente (muito mais simples e eficiente). Depois eu raspei a pasta com uma paleta e apliquei na CPU. Mas eu não vi mudança perceptível na temperatura. A melhor temperatura foi com uma gota média, sem preaquecimento, nas fotos abaixo.

 

M120_03.jpg

 

 

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Thermaltake NiC L32

ThermaltakeL32.jpg

 

Para completar esta segunda rodada de testes, eu também avaliei o Thermaltake NiC L32, um cooler que sempre me interessou, especialmente pelo fato de não cobrir as memórias, ser baixo (especialmente a versão L31) e não custar muito caro. Ou seja, uma opção muito interessante e que eu venho sugerindo há alguns anos no fórum, mas ele é um cooler pouco conhecido, até mesmo lá fora. Os resultados foram surpreendentes.

 

Thermaltake-L32_01.jpg

 

Resultado abaixo da aplicação da pasta térmica.

 

Thermaltake-L32_02.jpg

 

 

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O sistema utilizado:

 

Windows 7 64bits

i7-3770K

GA-Z77X-D3H

GTX 770 Lightning

G-Skill 2X4GB (rodando a 1333Mhz nos testes)

Samsung 850 Pro 256GB

Dois HDDs

Corsair RM 750W

Carbide 300R com dois fans Cougar-X 140 na frente, dois Corsair AF140 no teto e um Corsair SP120 High Performance atrás. Todos os fans controlados pelo controlador. Todos no mínimo (400-600rpm) exceto o SP12, que, como exaustor, ficou no máximo (2350rpm). Nos testes de ruído eu abaixei todos os coolers, e eles são inaudíveis em baixa rotação.

 

Foram computadas três temperaturas:

 

Temperatura média em tempo real - uma função que só tem no HWinfo64 (do que eu sei). Não é um valor médio como resultado da temperatura mínima somada com a máxima e dividida por dois, é uma média que vai sendo computada conforme as temperaturas oscilam, em tempo real. Ou seja, os picos ocasionais não tem tanta importância assim. Eu pessoalmente considero a temperatura mais representativa e precisa, pois a repetição do teste tende a apresentar os mesmos valores com uma variação irrelevante, de 0,1ºC a 0,4ºC como mostram os testes de oscilação de temperatura. Isso não acontece com a máxima, que varia bastante de teste para teste, embora a temperatura máxima seja importante para determinar o limite de um overclock, por exemplo.

 

Temperatura máxima média - temperatura máxima média de todos os núcleos registrada nos programas HWmonitor e Real Temp, ou seja somatório de oito valores divididos por oito. Por ser a média, é mais precisa, mas só leva em conta os valores máximos, então também não é uma temperatura representativa.

 

Temperatura máxima - temperatura máxima registrada nos programas HWmonitor e Real Temp. Não é muito precisa, pois ela se baseia em picos de temperatura que podem variar de um a três graus se o teste for repetido. Nos resultados dá para ver algumas inconsistências entre os coolers, possivelmente de picos inesperados.

 

As medições de temperatura foram feitas com o teste de estresse de CPU do OCCT durante 13 minutos, com o reset da média do HWinfo64 no primeiro e terceiro minuto, deixando com isso uma "fatia" de dez minutos da CPU já em carga para tirar a média em tempo real. Foram medidas as temperaturas do ar (intake) no início do teste, aos cinco minutos e ao final, tirando então a média. Foram medidas as temperaturas de cada núcleo pelo Real Temp e HWmonitor (máxima) e HWinfo64 (média em tempo real) e a rotação dos fans.

 

Abaixo vai o gráfico das temperaturas dos coolers tiradas com a pasta térmica Extreme Fusion X1. Como de costume, Eu também coloquei os valores do H60 sem arruelas, como ele deveria ser abordado em qualquer teste. Os valores do H60 com arruelas é mais uma curiosidade do que uma realidade, já que a maior parte do mercado sequer vai saber que o cooler pode ter folga na montagem.

 

Nota - eu não coloquei o Lucifer V2 no gráfico porque a linha seria praticamente a mesma do Thermaltake L32, com uma variação de menos de 1ºC acima ou abaixo. Só na máxima que o Lucifer V2 é 1,9ºC mais frio, mas a máxima é uma temperatura irrelevante como comparativo.

 

Os valores abaixo correspondem à temperatura delta, ou seja, o valor acima da temperatura ambiente (no caso dos testes, temperatura intake). Exemplo, a CPU chegou a 80ºC com temperatura ambiente de 23ºC. A temperatura delta é de 57ºC. Qual a importância disso? Para saber como o cooler se comportaria no seu computador (desconsiderando CPUs diferentes, gabinetes diferentes, etc), é só somar o valor delta dos testes com a temperatura da sua casa que o valor será aproximado.

 

tabela_temperaturas.jpg

 

Os valores abaixo correspondem à temperatura delta, ou seja, o valor acima da temperatura ambiente (no caso dos testes, temperatura intake). Exemplo, a CPU chegou a 80ºC com temperatura ambiente de 23ºC. A temperatura delta é de 57ºC. Qual a importância disso? Para saber como o cooler se comportaria no seu computador (desconsiderando CPUs diferentes, gabinetes diferentes, etc), é só somar o valor delta dos testes com a temperatura da sua casa que o valor será aproximado.

 

delta_media_tempo_real.jpg

 

delta_maxima_media.jpg

 

delta_maxima.jpg

 

 

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Avaliação, observações gerais, montagem, qualidade e nível de ruído.

 

Cooler Master Hyper 212X - eu esperava menos desse cooler, então os testes me supreenderam. O desempenho dele é praticamente igual ao do Raijintek Themis Evo, só que ele tem um radiador menor e só cobre um slot de memória. Em placas-mãe de quatro slots, isso libera espaço para um dual channel com memórias de dissipador alto. No caso do Raijintek, ele cobre dois slots, o que força o uso de memórias de perfil baixo, além de ele ser mais alto. Já que o Hyper 212X agora custa o mesmo preço do Raijintek, se torna uma opção muito atraente.

 

O cooler é muito bem acabado e as peças são de qualidade e robustas. A única ressalva é o sistema de montagem, pré-histórico. Eu cheguei a perder a paciência para montar esse cooler (mas eu montei no gabinete). Chega a ser pior do que a montagem do Zalman CNPS9900 NT. Só que o Zalman é um cooler topo de linha e o esforço vale a pena.

 

Mas, passado o sofrimento da montagem, o Hyper 212X não fez feio, empatando com o Raijintek e o Corsair H60 montado direto da caixa. A operação é silenciosa em carga normal, de Office, internet e filmes, e com carga ele está no nível do Raijintek. Na verdade, nenhum air cooler dos testes incomodou pelo barulho. Pelo fato de o Hyper 212X ser relativamente compacto e baixo, ter um bom desempenho e a pessoa só ter o trabalho de instalar o cooler uma vez, ele se torna uma opção bem interessante.

 

Depois de testar o Hyper 212X e o Raijintek, tudo leva a crer que o Hyper T4 e outros coolers similares, como o Gammaxx S40 e o Venti também devem cair na mesma faixa de desempenho.

 

DeepCool Maelstrom 120 - deixou uma ótima impressão, especialmente porque ele tem um fan ainda melhor do que os fans do H75. Pela experiência que eu tenho tido, o fan é uma peça determinante do water cooler em termos de custo benefício. No caso do Maelstrom 120, o fan tem moldura emborrachada, é muito bonito e tem uma operação muito silenciosa, a exemplo da experiência que eu tive com o Lucifer V2. Acima de tudo, foi o único cooler / water cooler dos testes que superou as especificações de fábrica em tudo. O fan passa de 2200rpm (2242rpm) e a bomba passa de 2200rpm (2419rpm), quando, em geral, os fans e as bombas dos water coolers que eu testei ficam por volta de 50-200rpm abaixo da especificação. Ou seja, ou eu dei muita sorte ou o controle de qualidade da DeepCool é excelente - o que não me surpreenderia, pois o Lucifer V2 também é um cooler muito bem cuidado.  

 

A bomba é praticamente inaudível. Eu fiz o teste de ruído à noite, com a bomba fora do gabinete, plugada na minha fonte AX-750 que está parada. É preciso chegar a um palmo de distância da bomba para ouvi-la trabalhando. As comparações são subjetivas, mas seria mais seguro dizer que o nível de ruído da bomba é igual à do H60, que também é muito silenciosa. A do H75 é um pouco mais audível, mas, instaladas no gabinete, nenhuma das três faz barulho. Isso realmente destrói o mito de que as bombas de water coolers são barulhentas, à exceção da bomba do H45, que parece uma bomba de aquário, simplesmente inadmissível. Como nota, há poucas semanas eu vendi o H75 dos testes para um usuário que tinha comprado um H45 e estava enlouquecido com o barulho, então não chega a ser subjetivo, pois já tem surgido posts na internet sobre o barulho do H45. Se a Corsair repensará o projeto ou fará uma revisão na produção, só o tempo dirá. Mas, da forma que está, eu considero um produto morto.

 

Enfim, a montagem do Maelstrom 120 é muito eficiente. O backplate é de excelente qualidade e muito simples, parecido com o do Lucifer V2. De metal, com grampos de plástico nas pontas para segurar os pinos e isolar o contato com a placa-mãe. Outro ponto positivo é que o bloco só pode encaixar nos pinos em uma posição, justo, sem margem para deslize, o que diminui em muito a chance de a pasta espalhar errado, e isso ajuda na hora de fixar os parafusos. Mas é preciso segurar o backplate para fixar o bloco, então é um trabalho para duas pessoas. Eu tenho a manha de apoiar uma espuma atrás do backplate com a altura aproximada do espaço do cabeamento. Com isso, eu deito o gabinete (sem o painel traseiro) e o backplate continua seguro na placa-mãe por causa da espuma. Eu fiz isso nos testes de todos os water coolers que têm o backplate solto. Mas não recomendo isso para os desavisados. Façam por risco próprio. É melhor chamar alguém da casa para segurar o backplate durante a instalação.

 

A mangueira é igual a do H75, mais flexível e mais fácil de manusear, mas a mangueira do H60 é mais resistente. O bloco tem um led branco no logo da série Gamer Storm, que pulsa a intervalos regulares.

 

O desempenho empata com o do H60 com a gambiarra. Se levarmos em consideração que o H75 é mais caro e o H60 tem um fan de pior qualidade, e possivelmente terá um desempenho medíocre direto da caixa, o Maelstrom começa a se tornar uma opção bem mais sensata. O Corsair H60 só tem a favor os cinco anos de garantia (o Maelstrom tem 2 anos) e as mangueiras, que parecem ter sido feitas para sobreviverem ao Armagedom. Como eu venho dizendo, o ideal seria comprar o H60 e trocar o fan stock, por exemplo, por um ou dois fans Akasa Piranha e possivelmente fazer a gambiarra das arruelas, mas aí ele entra na faixa de preço do H80i, que seria muito melhor negócio. E o usuário que sabe fazer modificação no water cooler é uma parcela muito pequena do mercado.

 

Direto da caixa, o Maelstrom 120 é claramente a melhor opção dos water coolers que foram testados até agora, e sequer seria preciso trocar de fan, que é muito bom por sinal. É o segundo produto da DeepCool que não decepciona, e a impressão é de que não foi coincidência. Ponto para eles.

 

Thermaltake NiC L32 - surpresa total. Eu imaginava esse cooler com o mesmo desempenho do Raijintek Themis Evo, mas, ao dar o reset da média aos três minutos e começar a acompanhar os resultados, eu quase caí para trás. As temperaturas começaram a sair no patamar do Lucifer V2, um cooler mais caro, muito maior e mais pesado, de seis heatpipes, enquanto o L32 só tem três heatpipes e pesa praticamente a metade de coolers como o NH-U14S e o Lucifer V2. O que também surpreende é que o L32 não cobre nenhum slot de memória (com folgas) e só tem 160mm de altura. Ele é muito compacto para o desempenho. Só o Zalman 9900 NT tem melhor percentual de volume por desempenho, mas esse cooler parece ter sumido do mercado.

 

A montagem do L32 é ainda melhor do que a do Raijintek Themis Evo. O backplate tem uma borracha isolante de mais ou menos meio centímetro em toda a superfície. Não percebi a borracha ceder. Os standoffs são de metal trabalhado e com borracha isolante, ao estilo das conexões de water cooler custom. Realmente a nata da nata. A ponte de metal também é melhor do que a usada nos coolers Noctua, Raijintek e DeepCool. O único porém seria o arame para prender o fan. Ele não encaixa no fan como um grampo, com pressão. Prender o fan com o arame solto é uma ginástica, a menos que você esteja fazendo isso com a placa-mãe fora do gabinete. Eu até poderia entortar o arame para que ele prendesse no fan com pressão, mas, como os coolers são para serem vendidos depois dos testes, eu achei melhor não fazer nada - só que o L32 é tão bom e compacto que eu pretendo ficar com ele.

 

O L32 é inaudível em stock e operações de internet, Office e similares. Se a CPU for mais exigida, ele começa a se tornar audível, já que ele tem um fan mais agressivo, de 140mm e 1800rpm, mas os air coolers não têm as trocas de rpm irritantes dos water coolers, ainda vou descobrir por que, então é um barulho perfeitamente aceitável. Caso o gabinete seja grande e as memórias sejam baixas, o Lucifer V2 ainda é uma opção mais "topo de linha" por ter uma operação quase tão silenciosa como a do NH-U14S em carga, mas, como o L32 tem o mesmo desempenho, é mais compacto, não interfere nas memórias e custa um pouco menos, ele se torna bem mais atraente na maior parte dos casos. 

 

A única ressalva do L32 é a largura. Ele cobre a altura do primeiro slot PCI. Em placas-mãe mini-micro ATX / ITX, o L32 ocupará o espaço de uma possível placa gráfica. Daria espaço para placas wi-fi, de som e similares, mas não uma placa de vídeo ou uma placa muito comprida, como um Revo Drive ou um adaptador PCI para M.2.

 

Realmente surpreendente. Um cooler muito bem acabado e robusto. Especialmente em saber que tem uma loja vendendo esse cooler por $ 157,00 à vista (sem frete). É só pesquisar. Ele também está à venda no Mercado Livre e em várias lojas do Boa Dica, inclusive o modelo L31, com fan de 120mm. Algumas lojas fazem entrega fora do estado.

 

Cooler 10, nota dez.

 

 

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Conclusões finais

 

Então é isso, pessoal. Ainda ficaram algumas dúvidas em relação aos air coolers intermediários, especialmente os topo de linha, como alguns da Xigmatek, da própria Thermaltake. Sem contar o NiC L31, de apenas 140mm de altura, que, caso ele tenha o mesmo desempenho do Raijintek e do Hyper 212X, se tornaria "o queridinho" da galera.

 

Sobre os water coolers, nós temos o Maelstrom 120, H60 e H75 com o desempenho praticamente igual, com menos de um grau de diferença. A minha esperança de um desempenho melhor do Maelstrom 120, pelo acabamento, a bomba proprietária e o fan, não se concretizou. O que leva a crer que radiadores com fans de 120mm e 22 e 27mm de espessura e bombas de 2000-2400rpm chegaram ao limite com o H45. O que também leva a crer que modelos como o Seidon 120v, os modelos da Antec, Thermaltake e NZXT ficarão na mesma margem de 1-2ºC de diferença. A DeepCool também tem os modelos Maelstrom 120T e 120K, este último provavelmente com um desempenho próximo ao do 120, mas o 120T, que tem um radiador de 22mm, provavelmente ficará em torno de 2-3ºC abaixo dos outros.

 

A única surpresa foi o desempenho do H75 com apenas um dos fans, com um aumento de temperatura de 2,6ºC com overclock de 4.6GHz. Pelo fato de a bomba ter a rotação de 1500rpm, o fluido permanece mais tempo no radiador e talvez faça com que a pressão de dois fans ajude no resfriamento, pois essa diferença não existe nos radiadores de 27mm com bomba acima de 2200rpm. No Maelstrom eu cheguei a testar o fan stock junto com um Corsair SP120 de 2350rpm ou com dois Akasa Piranha de 1900rpm em push pull (muito fortes em fluxo e pressão estática) sem resultados significativos.

 

Resta  apenas saber como o radiador de 38mm do H80i se sairia nos testes, mas ele talvez não fique muito à frente do H45, talvez um ou dois graus, mas seria mais interessante testar um water cooler de 280mm, como o H110i, e fazer uma conta aproximada para determinar onde ficariam o H80 e o H100. Mas o inverno está acabando, então pode ser que os testes deem uma parada, mas qualquer novidade eu posto aqui no fórum. 

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1 hora atrás, y4g0 disse:

@Contiusa Surpreendi pelo teste em relação ao Hyper 212x. Não fez feio nem a 4.6GHz. Ótimo teste, também achei um @#$#%$# montar esse cooler no meu soquete AM3+ em 90°. Não tem espaço no radiador como o EVO para parafusar. É bem tenso a montagem desse cooler!

 

É, cara, se colocar uma pasta térmica decente e montar direito, eles seguram bem. Antes eu imaginava que esses coolers eram muito fracos, que em overclock eles abriam o bico, isso e aquilo. Tudo mito. Mas muita gente usa Implastec e monta de qualquer jeito. Aí não tem cooler que segure.

 

Putz, a montagem do Hyper 212X é de doer :lol: E o pior é que eles gastaram dinheiro com esse sistema. Tem até chavinha para aparafusar os parafusos do backplate, aqueles parafusos com molas, etc. Aí você pega até um Raijintek que só tem a moldura e a ponte e acabou. Eu realmente não entendo, e parece que foi feito uma revisão... Eles deviam fazer uma pesquisa de mercado, sei lá...

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@Contiusa  Sim, eu então não tenho aquelas chaves philips fininhas. Tive que usar aquelas normais foi o caramba para instalar. Eu empurrava o radiador para tentar parafusar e ficava com medo de amassar ou danificar outra coisa. Mais de fim é um bom cooler. Dele agora vou sair em breve para um WC de 240m.

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  • 3 semanas depois...

Teste do air cooler Xigmatek Loki II

 

Então, pessoal, agora eu testei o Xigmatek Loki II, um cooler barato e bem popular aqui no fórum, já que ele é baixo, parecia ter um bom desempenho, não tem presilha de cooler box da Intel e não bate nas memórias. Veremos como ele se saiu contra os "irmãos mais velhos" Hyper 212X e o Raijintek Themis Evo.

 

Xigmatec-Loki-2.jpg

 

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O sistema utilizado:

Windows 7 64bits

i7-3770K

GA-Z77X-D3H

GTX 770 Lightning

G-Skill 2X4GB (rodando a 1333Mhz nos testes)

Samsung 850 Pro 256GB

Dois HDDs

Corsair RM 750W

Carbide 300R com dois fans Cougar-X 140 na frente, dois Corsair AF140 no teto e um Corsair SP120 High Performance atrás. Todos os fans controlados pelo controlador. Todos no mínimo (400-600rpm) exceto o SP12, que, como exaustor, ficou no máximo (2350rpm). Nos testes de ruído eu abaixei todos os coolers, e eles são inaudíveis em baixa rotação.

 

Foi usado a mesma metodologia da primeira rodada de testes. 13 minutos no CPU: OCCT, gabinete deitado, aberto, com sonda intake e o reset no 3º minuto da temperatura média em tempo real do HWiNFO64. A máxima e a máxima média foram tiradas com o Real Temp e HWMonitor.

 

Abaixo as fotos do backplate e das abas de fixação:

 

instalacao_00.jpg

 

A montagem do Loki II é bem simples, mas o backplate é muito grande e pode encostar em partes metálicas de placas-mãe Mini-ITX, como indicado pelo colega @Menko no post dele. A borracha do backplate é de pior qualidade do que a usada no Thermaltake L32, além de não cobrir todo o backplate e ser mais fina, mas é possível fixar só com os parafusos e arruelas de plástico, como visto no post do Menko.

 

Eu não tive problemas e a instalação foi bem simples, mas é preciso saber quando parar de apertar as roscas standoffs, pois a borracha vai ceder e a rosca vai continuar a apertar. Mas ela precisa estar firme. A fixação do dissipador não é de ponte, mas com abas, ao estilo dos water coolers. O ponto positivo é que só dá para encaixar o dissipador em uma posição nos parafusos. Ou seja, o dissipador não pode deslizar para os lados (até dá, mas pouco) e a pasta vai espalhar de forma uniforme. O ponto negativo é que, no soquete AMD, não vai dar para rodar o dissipador na hora de tirar (a não ser que você desmonte todo o backplate atrás). Dependendo da pasta térmica, você vai puxar a CPU junto (o H45 e o Maelstrom tem esse mesmo sistema) e possivelmente entortar os pinos, uma falha grosseira da engenharia do soquete AMD e que foi perpetuada (incompreensivelmente) no novo soquete AM4, que não será mais compatível com os kits de montagens de coolers atuais. Algumas marcas, como a Noctua, já lançaram um kit adaptador para o soquete AM4. 

 

As roscas para prender o Loki II são de dedo e muito fáceis de instalar. Exceto pelo problema de desinstalar o cooler em um soquete AMD, ou do tamanho do backplate em uma placa-mãe Mini-ITX, o fato de o Loki II não ter presilhas de cooler box é um ponto a favor. Mas, do que eu tenho visto, não existe montagem perfeita, e todo cooler vai ter algum ponto negativo na montagem. De todos os coolers que eu testei, a impressão é de que a montagem ideal seria uma combinação dos pontos fortes da montagem de vários coolers diferentes, coisa que eu ainda não vi.

 

Abaixo as fotos de como a pasta térmica espalhou na CPU e no dissipador: como foi dito, a pasta espalha muito bem, de maneira uniforme. As leituras de temperatura foram muito homogêneas, com uma variação máxima de 1ºC entre os dois núcleos externos e 1ºC entre os dois núcleos internos. Uma das medições mais homogêneas de todos os testes. 

 

instalacao_01.jpg

 

 

Abaixo as fotos do Loki II instalado no sistema e a sonda usada para medir a temperatura intake:

 

instalacao_02.jpg

 

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Temperaturas

Foram computadas três temperaturas

 

Temperatura média em tempo real - uma função que só tem no HWinfo64 (do que eu sei). Não é um valor médio como resultado da temperatura mínima somada com a máxima e dividida por dois, é uma média que vai sendo computada conforme as temperaturas oscilam, em tempo real. Ou seja, os picos ocasionais não tem tanta importância assim. Eu pessoalmente considero a temperatura mais representativa e precisa, pois a repetição do teste tende a apresentar os mesmos valores com uma variação irrelevante, de 0,1ºC a 0,4ºC como mostram os testes de oscilação de temperatura. Isso não acontece com a máxima, que varia bastante de teste para teste, embora a temperatura máxima seja importante para determinar o limite de um overclock, por exemplo.

 

Temperatura máxima média - temperatura máxima média de todos os núcleos registrada nos programas HWmonitor e Real Temp, ou seja somatório de oito valores divididos por oito. Por ser a média, é mais precisa, mas só leva em conta os valores máximos, então também não é uma temperatura representativa.

 

Temperatura máxima - temperatura máxima registrada nos programas HWmonitor e Real Temp. Não é muito precisa, pois ela se baseia em picos de temperatura que podem variar de um a três graus se o teste for repetido. Nos resultados dá para ver algumas inconsistências entre os coolers, possivelmente de picos inesperados.

 

As medições de temperatura foram feitas com o teste de estresse de CPU do OCCT durante 13 minutos, com o reset da média do HWinfo64 no primeiro e terceiro minuto, deixando com isso uma "fatia" de dez minutos da CPU já em carga para tirar a média em tempo real. Foram medidas as temperaturas do ar (intake) no início do teste, aos cinco minutos e ao final, tirando então a média. Foram medidas as temperaturas de cada núcleo pelo Real Temp e HWmonitor (máxima) e HWinfo64 (média em tempo real) e a rotação dos fans.

 

Abaixo vai o gráfico das temperaturas dos coolers tiradas com a pasta térmica Extreme Fusion X1. É importante lembrar que os valores abaixo correspondem à temperatura delta, ou seja, o valor acima da temperatura ambiente (no caso dos testes, temperatura intake medida por uma sonda - vide foto acima). Exemplo de temperatura delta: a CPU chegou a 80ºC com temperatura intake de 23ºC. A temperatura delta é de 57ºC. Qual a importância da temperatura delta? Para saber como o cooler se comportaria no seu computador (desconsiderando CPUs diferentes, gabinetes diferentes, etc), é só somar o valor delta dos testes com a temperatura da sua casa que o valor será aproximado.

 

 

tabela_loki2.jpg

 

 

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Conclusões finais  / Desempenho / Nível de ruído 

 

O Loki II impressionou pela potência, chegando a ser mais forte do que o Hyper 212X em stock (um empate técnico). Depois ele começa a ceder terreno para os outros coolers à medida que o overclock aumenta. No papel, impressionante para um cooler com fan de 92mm, mas o barulho ofusca o brilho que o Loki II poderia ter. Eu tive as minhas dúvidas de que o fan fosse ser silencioso, já que as especificações dizem que ele só tem 28 dBA. Para um fan de 92mm com 2800rpm? Difícil de acreditar, não?

 

Eu fiz os testes de ruído à noite, quando não se ouve praticamente nenhum barulho no meu quarto. O fan que veio com o cooler chega quase a 3200rpm, bem mais do que os 2800 da especificação, mas mesmo acima de 1600-1700rpm ele já se torna audível, e acima de 2000 ele começa a incomodar. No meu i7-3770K, ele começa a fazer barulho a partir dos 15% de uso da CPU. Aos 30% ele já está bem audível, acima de 50% ele já começa a abrir o bico. Em jogos que exigem mais da CPU, sem o uso de fone de ouvido eu acredito que ele comece a incomodar cedo. Para quem faz render, aí não tem como fugir, pois um bom render chega fácil aos 70% de uso da CPU. Em operações de internet e Office ele se torna bem audível ao abrir programas mais pesados. Ao abrir várias abas do Chrome ele chega a incríveis 2500rpm (talvez tão barulhento quanto um cooler box). Depois ele volta ao normal, mas, dependendo do número de páginas, isso pode demorar. Páginas mais pesadas da internet também fazem com que o fan dê uma boa acelerada por alguns segundos.

 

Uma solução seria colocar o PWM em "silent". Então ele se torna muito silencioso em operações de internet e Office e faz um barulho bem aceitável em carga, chegando a 1850rpm no OCCT e 1800rpm fazendo um render de 1080p. A perda de temperatura é de 1 a 3ºC. Mas essa perda começa a fazer diferença no overclock.  Ele não passou no over de 4.4GHz, dando tela azul duas vezes pela instabilidade dos picos de temperatura. Eu não quis continuar, porque eu já vi o que dois ou três graus a mais fazem com o chip. A 4.6GHz ele chega aos 3200rpm e tanto faz estar ou não com o PWM em silent. Resultado, eu não acho seguro usá-lo nem a 4.2Ghz com o PWM em silent, o que talvez possa tirar o Loki II da equação "silencioso" para CPUs com turbo de 4.4Ghz.

 

Apesar de ele ser potente, a questão do barulho é meio que um banho de água fria. Seria melhor comprar um cooler com fan de 120mm e um perfil menos agressivo. O Raijintek Themis tem o mesmo fan de 1500rpm do Raijintek Themis Evo, que tem uma operação quase tão silenciosa como a do Lucifer V2 e do NH-U14S. Mesmo o fan do Hyper 212X, de 2000rpm, tem uma operação silenciosa. Sem contar que existem várias opções de fans topo de linha de 120mm. Então seria fácil trocar o fan original por outro fan de boa qualidade depois de alguns anos. Não só isso, mas air coolers com radiadores maiores podem se dar ao luxo de usar fans de baixa rotação, como é o caso do Lucifer V2 (fan de 140mm e 1400rpm) e Raijintek Themis Evo (fan de 120mm e 1500rpm).

 

Com isso, o Loki II perde um pouco de sentido se comparado aos coolers de preço similar ou um pouco mais caros com fan de 120mm. Pode ser que, com CPUs mais fracas, como os Pentium G, Celeron, i3 e os Semprom e Athlon da AMD, o nível de ruído seja menos agressivo ou a perda em colocar o PWM em silent não seja tão significativa, mas a questão é que um cooler que roda acima de 3000rpm vai passar frequentemente dos 2000rpm. O que também coloca no mesmo barco coolers como o TX3 Evo, que também tem um fan de 2800rpm e ou Blizzard T2, que tem um fan de 2200rpm e conector de 3 pinos.

 

Triste constatação, mas seria muito difícil esperar que fans de 92mm fossem silenciosos acima de 2000rpm. O resultado foi interessante a princípio, mas a partir de hoje eu vou passar a indicar opções de coolers com fans de 120mm. Os fans de 92mm parecem estar em um patamar muito abaixo em termos de conforto.

 

Se alguém aqui do fórum tiver o Loki II com um i5 ou i3 bloqueado e quiser compartilhar o rpm que o fan chega em diversos casos, como um render de 70% ou abrir 25-35 abas do Chrome, ou um render de 50%, seria bem legal. Assim poderemos saber se existe uma diferença muito grande de operação para um i7.

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@Contiusa 

Belo trabalho, muito útil para todos :thumbsup:

 

Acho o Loki II um bom cooler para sistemas medianos, melhor do que o TX3 da Cooler Master e outros que usam fan de 92mm, o radiador dele é bem projetado. Não gosto de sistema de fixação com peças de plástico como o do CM TX3.

O meu está parado, mas usei um fan da Artic Cooler (tem na Waz) e achei melhor e mais silencioso. Um fan da Noctua tambem vai fazer bonito com ele.

Na faixa de R$ 120,00 e havendo limitação de altura ele se justifica plenamente. Instalei uns 4 para amigos e continuo recomendando.

Agora, havendo espaço para um CM 212X , ele custando menos do que R$ 150,00, acho imbatível o custoXbenefício, recomendo fortemente. Veja esse review sobre o modelo anterior, um pouco inferior ao 212X.

http://www.overclockersclub.com/reviews/cm_hyper212_evo/5.htm

 

Gostei de ver as suas impressões sobre o Thermaltake NiC L32, realmente ele é o que você falou, merece o 10.:)

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@Menko pois é, eu gostei do Loki. O bichinho é potente :D Mas eu só usaria com o PWM em silent. Aí ele fica igual aos outros coolers de 120. E o L32 realmente surpreende. Se eu já não tivesse o 9900NT eu certamente usaria ele. Mas eu não tinha reparado na borracha que você menciona no post do Loki (talvez por não aparecer na foto). Existe a possibilidade de a boracha do L32 ceder com o tempo, mas na hora de desinstalar os standoffs eles ainda estavam firmes. Só mesmo com o tempo para saber. 

 

Mas esses air coolers estão surpreendendo bem mais do que os water coolers, que é tudo seis por meia dúzia. Então deve ter outras opções do mercado tão boas e compactas como o L32 e o Zalman ou até melhores. A Xigmatek mesmo tem alguns coolers topo de linha que podem surpreender.

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2 horas atrás, Contiusa disse:

@Menko pois é, eu gostei do Loki. O bichinho é potente :D Mas eu só usaria com o PWM em silent. Aí ele fica igual aos outros coolers de 120. E o L32 realmente surpreende. Se eu já não tivesse o 9900NT eu certamente usaria ele. Mas eu não tinha reparado na borracha que você menciona no post do Loki (talvez por não aparecer na foto). Existe a possibilidade de a boracha do L32 ceder com o tempo, mas na hora de desinstalar os standoffs eles ainda estavam firmes. Só mesmo com o tempo para saber. 

 

Mas esses air coolers estão surpreendendo bem mais do que os water coolers, que é tudo seis por meia dúzia. Então deve ter outras opções do mercado tão boas e compactas como o L32 e o Zalman ou até melhores. A Xigmatek mesmo tem alguns coolers topo de linha que podem surpreender.

 

Acho que você pegou um fan "***** piece", deu azar. Instalei 4 Lokis e não achei barulhento, normal. Instalei nos i5 (não K) da geração 4, e agradou muito, trabalhando com GTX970. Lógico que o fan não é uma coisa extraordinária, mas satisfaz plenamente. Para mim, como de costume eu acabo colocando outro fan, de preferência o Noctua.

A borracha do Loki é, na verdade, um espuminha com pretensões de ser algo acima de sua natureza. Coisa vagabunda mesmo. Conversei com o distribuidor da Xigmatek e ele disse que repassou a sugestão para o fabricante, aquela peça de metal (backplate) poderia ser substituída por uma peça de plástico, ficaria mais leve, mais barato e mais seguro.  Para mim o ponto forte do Loki é o radiador, acho bem projetado, bem feito e muito eficiente.

 

O L32 poderia ser mais barato, o pessoal que traz a Thermaltake viaja nos preços, perdem a oportunidade de popularizar o produto. você precisa ser meio obcecado para comprar um.

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26 minutos atrás, Menko disse:

Acho que você pegou um fan "***** piece", deu azar.

 

Eu vou dar uma olhada hoje a noite com ele fora do gabinete, com o fan instalado no cooler, só que plugado em um sys-fan. 

 

Mas eu acho que o barulho é do fluxo de ar. Ele não faz barulho abaixo de 1600rpm. Mesmo em silent ele fica legal até 1800rpm. Se ele fosse ruim, também não chegaria perto dos 3200rpm (bem acima da especificação). 

 

Mas eu acho difícil de acreditar que um fan de 2800rpm seja silencioso. Os fans de 120 que passam de 1500-1600 já são barulhentos, mesmo o Noctua de 140 faz barulho a 1500rpm. Mas veja só, o cara que eu vendi o meu Noctua NH-U14S queria usar ele a 12v porque disse que não dava para ouvir. Eu já não suportaria o mesmo NH-U14S a 12v. Ou seja... Depende muito do lugar, da pessoa, do micro (outros fans abafando o ruído), etc, etc. 

 

Essa classificação de dBA é meio fajuta também. Hoje eu dou uma olhada. Mas eu já vi pessoas reclamarem que o Blizzard T2 faz barulho. Outras dizem que é inaudível. Enfim. Acho que depende muito da pessoa e do lugar que o micro fica.

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23 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Eu vou dar uma olhada hoje a noite com ele fora do gabinete, com o fan instalado no cooler, só que plugado em um sys-fan. 

 

Mas eu acho que o barulho é do fluxo de ar. Ele não faz barulho abaixo de 1600rpm. Mesmo em silent ele fica legal até 1800rpm. Se ele fosse ruim, também não chegaria perto dos 3200rpm (bem acima da especificação). 

 

Mas eu acho difícil de acreditar que um fan de 2800rpm seja silencioso. Os fans de 120 que passam de 1500-1600 já são barulhentos, mesmo o Noctua de 140 faz barulho a 1500rpm. Mas veja só, o cara que eu vendi o meu Noctua NH-U14S queria usar ele a 12v porque disse que não dava para ouvir. Eu já não suportaria o mesmo NH-U14S a 12v. Ou seja... Depende muito do lugar, da pessoa, do micro (outros fans abafando o ruído), etc, etc. 

 

Essa classificação de dBA é meio fajuta também. Hoje eu dou uma olhada. Mas eu já vi pessoas reclamarem que o Blizzard T2 faz barulho. Outras dizem que é inaudível. Enfim. Acho que depende muito da pessoa e do lugar que o micro fica.

 

Boas colocações.

A "coisa" varia muito. Gabinete com boa circulação de ar, como o Corsair Spec 02 e agora o Riotoro  CR1080 (estou doido prá ver um) ajudam muito a refrigeração e poupam os fans de rotações altas. Nas minhas máquinas eu gosto de superdimensionar a refrigeração para os fans trabalharem o mínimo possível, ajusto tudo na bios. E hoje costumo usar, no gabinente, apenas 1 ou 2 fans fazendo uma leve exaustão. Os processadores novos da Intel aquecem menos e o caminho será cada vez com mais silêncio e menos consumo de energia.

Como você disse, fan a 2800 não pode ser silencioso mesmo. E a posição do fan no gabinete influencia mesmo no barulho, tem coisas a gente não consegue nem entender e nem explicar. Tenho uma fonte Seasonic 360G, sempre fez um barulhinho chato para madrugadas, não era absolutamente discreta. Ficou encostada um tempo e depois instalei no gabinete Antec P50. Devido a posição vertical que a fonte e o fan ficaram acabou reinando o silêncio, se transformou. Vai entender isso....

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@Menko @Contiusa Me corrija se estiver errado por favor, mas acho que as fans em geral funcionam melhor na vertical mesmo. É fácil perceber isso quando você instala uma fan maior, tipo 200mm na horizontal. A fan gira sem estabilidade.

No meu gabinete antigo, eu tinha uma fan de 230mm no topo, e não demorou nada a apresentar barulhos e a parar de vez. Então comprei outra nova, e parou em bem menos tempo que a primeira. Depois de alguma pesquisa vi inúmeros relatos de fans até menores apresentando problemas na horizontal. 

 

Normalmente a própria aerodinâmica da fan já favorece a montagem na vertical. O tamanho e o tipo (sleeve, fluid, ballbearing) também influenciam. Hoje só coloco fans do tipo ball bearing e de no máximo 120mm, na horizontal. 

 

Se fosse montar um desses radiadores enormes pra uso prologado, colocaria na vertical.

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1 minuto atrás, Ryudo disse:

O tamanho e o tipo (sleeve, fluid, ballbearing) também influenciam. Hoje só coloco fans do tipo ball bearing e de no máximo 120mm, na horizontal. 

 

A regra geral é só usar fan sleeve na vertical, pois eles podem fazer barulho ou durar menos na horizontal. Mas depende da qualidade. Tem um veterano de um fórum internacioal que testa e desmonta vários fans e ele disse que tem alguns fans sleeve de boa qualidade trabalhando na horizontal há anos sem fazer um barulho sequer.

 

Mas em geral eu também só usaria fan sleeve na vertical. Todos os testes que eu fiz foram com os fans na vertical, mesmo os water coolers.

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2 minutos atrás, Contiusa disse:

 

A regra geral é só usar fan sleeve na vertical, pois eles podem fazer barulho ou durar menos na horizontal. Mas depende da qualidade. Tem um veterano de um fórum internacioal que testa e desmonta vários fans e ele disse que tem alguns fans sleeve de boa qualidade trabalhando na horizontal há anos sem fazer um barulho sequer.

 

Mas em geral eu também só usaria fan sleeve na vertical. Todos os testes que eu fiz foram com os fans na vertical, mesmo os water coolers.

 

Pois é, esse lance da qualidade que me gera dúvidas. Aqueles corsairs por exemplo, vejo muita gente usando eles na horizontal, e algumas dizendo ter a anos rodando sem problemas. E me pergunto se são realmente indicados pra rodar dessa forma. De qualquer forma, acho que seriam melhor na vertical, se já são tão bons na horizontal como as pessoas dizem.

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@Ryudo eu estou dando uma lida e parece que todos os fans, não importa a engenharia, são projetados para rodar verticalmente. Deitados depende mais da qualidade, mas os sleeve são os menos indicados. 

 

Os hydro também varia muito, e parece que o melhor de todos para todas as posições é o SSO-Bearing da Noctua. A Corsair agora lançou um fan magnético, enfim. Eu tenho dois Corsair AF na horizontal e nunca percebi nada. Já usei dois Cougar na horizontal e também não tive problemas (os dois são hydro).

 

Mas não quer dizer que vá estragar nem nada. Ele só gasta mais rápido e pode fazer mais barulho. Em alguns casos, fans sleeve fazem barulho logo de saída se colocar na horizontal.

 

Uma coisa que eu não sabia que o sleeve é mais silencioso do que o ball bearing, mas deteriora mais rápido.

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@Contiusa Aqui eu uso 2 cougar hidros no topo também. Cougar dual X 120mm, muito boa pelo preço que custa. Fiquei surpreso pela qualidade, borrachas anti vibração, bem sólida, silenciosas. Tem um efeito 3D bonito quando estão girando. Não ventilam tanto como outras, mas eu também não queria nenhuma turbina fazendo barulho, porque o ar quente por si só já faz parte do trabalho. Mas dá pra sentir que estão fazendo o trabalho sentindo o calor na grade do topo da case. Já uso a 1 ano +- e até agora sem problema algum, silêncio total. 

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