Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste water coolers vs air coolers - resultado


Posts recomendados

@Contiusa, sempre tive uma dúvida (que é tb uma desconfiança) com relação ao uso da terceira fan em dissipadores dual tower. Já fiz alguns testes, mas nunca cheguei a um consenso sobre o assunto. Nas minhas experiências com o Raijintek Tisis e o Noctua NH-D14, a terceira fan só deu melhora de 1 grauzinho, tanto em stock como em OC (4790k subindo de 4.0 para 4.5). Nesse caso, acho a terceira fan mais uma utilidade estética do que para desempenho. Entretanto, eu nunca avaliei esse ganho pequeno aplicado a um longuíssimo prazo, com o dissipador trabalhando a todo vapor por um bom tempo.

 

Pelo que você tem estudado e aprendido, essa terceira fan é dispensável mesmo? Por enquanto tenho acreditado que sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marianoazevedo realmente, cara, o terceiro fan não vai dar ganho praticamente nenhum. É mais ou menos o que acontece com o push pull em coolers de uma torre. É mais pela estética, porque o fan só faz o trabalho de soprar o ar quente dos fins, e os radiadores são curtos.

 

Ou seja, só faria diferença mesmo em um radiador muito longo, coisa que não existe. Nem o Lucifer V2, que tem um radiador de quase um palmo, ganha muita coisa. 

 

Então um fan para cada torre acaba sendo o melhor custo benefício.

 

Nos testes de alguns sites eles colocam 2ºC, mas eu acho que eles sequer testam. A impressão é que eles inventam os números e fazem tipo: "com dois fans agente abaixa 2ºC que ninguem vai questionar". Eu vejo vários sites fazerem isso (abaixar 2ºC com o push pull). 

 

O único caso que eu vi dar diferença é o H75 sem um dos fans. A perda chega a quase 3ºC, mas a bomba é mais lenta e o fuido deve permanecer mais tempo no radiador, sei lá. Não descobri por que.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Contiusa disse:

É mais pela estética, porque o fan só faz o trabalho de soprar o ar quente dos fins, e os radiadores são curtos.

 

Ou seja, só faria diferença mesmo em um radiador muito longo, coisa que não existe. Nem o Lucifer V2, que tem um radiador de quase um palmo, ganha muita coisa. 

 

É aqui que percebemos como a indústria nos pega no apelo estético da coisa. Recentemente, comprei o Masterair Maker 8 da Cooler Master (produto caro), mais para testar a famosa Vapor Chamber do que qualquer coisa. Ele realmente é muito bonito e as duas fans FP Silencio de 140mm transmitem todo aquele ar de desempenho indiscutível. Ele é um cpu cooler single tower e é muito bom, de fato, mas não bate outros que tenho aqui. A ideia vendida é que a combinação das duas fans, que é uma concepção estética, dá um grande diferencial no desempenho.

 

Na verdade, quando tirei as fans silencio de 140mm e coloquei duas Noctuas 120mm fp12, ele ficou ainda melhor. rs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa ele praticamente empatou com o Noctua NH-D14 e foi pouco inferior ao Assassin II da DeepCool. Ainda vou colocar ele de frente com o Raijintek Tisis, que tenho aqui. Digo que ele é muito bom porque estou considerando que confronto um single tower com outros que são dual tower. Talvez essa tecnologia "Vapor Chamber" esteja segurando a onda.

 

Tb fiz alterações nele, como lhe disse. Com duas fans NF-P12 da Noctua no lugar das originais (FP Silencio 140mm), ele rendeu mais. Melhorou coisa de 5 graus. A temperatura ambiente não tem variado tanto, mas preciso ver com mais cuidado.

 

Tenho vontade de tirar um dia quente desses e testar todos, formatando uma tabela, mas confesso que dá uma preguiça absurda. kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, marianoazevedo disse:

Tenho vontade de tirar um dia quente desses e testar todos, formatando uma tabela

 

Tem que montar uma metodologia bem legal, senão os testes não saem precisos. Mas 5ºC só com a troca de fans é muita coisa. Tirou uma média ou só viu de olho?

 

2 minutos atrás, Charles Decker disse:

Testes sensacionais! Eu quase ia pegar o h45, mas pelos testes tempXruidos vou partir para o h75 sem medo! Valeu @Contiusa

 

Valeu :thumbsup: realmente, o H45 não vale muito a pena. Ele é muito barato para ter qualidade. Eles fizeram mesmo como water cooler de entrada. Eles devem ter feito para o mercado asiático e latino americano, de baixa renda, pois sequer vende na Newegg. Então já viu, né? As peças devem ser de produção bem barata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Tem que montar uma metodologia bem legal, senão os testes não saem precisos. Mas 5ºC só com a troca de fans é muita coisa. Tirou uma média ou só viu de olho?

 

Só no olho, fazendo testes de stress no Aida 64 e conferindo minimas, maximas e medias no HWMonitor e RealTemp. Talvez eu precise profissionalizar a coisa pra ter dados mais precisos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Contiusa disse:

Valeu :thumbsup: realmente, o H45 não vale muito a pena. Ele é muito barato para ter qualidade. Eles fizeram mesmo como water cooler de entrada. Eles devem ter feito para o mercado asiático e latino americano, de baixa renda, pois sequer vende na Newegg. Então já viu, né? As peças devem ser de produção bem barata.

Realmente, o valor me surpreendeu pelos "reviews" gringos, mas não constava muito sobre o ruído. Porém, como to pensando em um WC para o meu futuro i7 6700k, estou por pegar um PCyes Jaguar pelo isolamento acústico, mas não consagrei minhas dúvidas sobre a eficiência aplicada neste gabinete ainda. E se não confirmado a eficiência, pelo menos um pouco deve adiantar sim, mas com um WC tão barulhento não quero por isso em risco, sendo ainda que é de difícil instalação e de possível baixa durabildiade. E se confirmado a eficiência do isolamento, pretendo por o WC como radiador e por 2 JetFlo ou Akasa Viper na frente refrigerando e 2 no topo extraindo calor, por serem os mais eficientes em termos de CFM, mas que geram grande ruído. Será uma geladeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker como a PCyes só vende gabinete com encaixe para fans de 120mm, a melhor opção seria o Akasa Piranha. Eu tenho dois e eles são muito silenciosos para um fan de 1900rpm. O JetFlo eu desaconselho, pois dizem que é igual turbina de avião  ele não tem uma boa relação entre desempenho e ruído. E entre o Akasa Viper e o Akasa Piranha, eles têm especificações bem parecidas, mas o segundo é mais silencioso.

 

Na verdade, um H75 ou um H60 com dois Akasa Piranha ficaria show. Mas aí o H75 ficaria muito caro (de trocar os fans). Seria melhor comprar o H60 e os dois Akasa Piranha. Ou até um só. Se vier com folga no backplate, não tem muito mistério fazer a gambiarra. Como o seu gabinete será solencioso, talvez não precise nem trocar os fans.

 

Ou pode comprar o Maelstrom 120 (fan vermelho). Ou até um NH-U14S (a Waz encomenda), que é supersilencioso. Pelo gabinete ter 23cm, talvez caiba. Ou um Thermaltake L32, que fica próximo dos water coolers.

 

Várias opções. Mas se for fazer um overclock mais pesado, aí é melhor partir para o H80i para cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, marianoazevedo disse:

@Contiusa, você conhece de perto o CNPS 10x Extreme da Zalman? Se sim, o que tem a dizer dele?

 

Não, não conheço. Mas ele deve ser parecido com 9900NT ou o Max, na faixa do NiC L32 e do Lucifer V2. Mas ele é caro e deve ser barulhento, pois ele chega a 2150rpm. Eu acho bem melhor comprar ou o Luciver V2 ou o L32. Só que o Lucifer V2 está esgotado no mercado. Ainda considero o Lucifer V2 a melhor opção, fora o NH-U14S, de air cooler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Charles Decker disse:

h80i v2

 

Ah, eu acredito que o H80i vai estar em outro patamar de temperatura, talvez 2-3ºC mais frio, o que é bastante coisa. Nos picos de temperatura máxima pode ser ainda maior. Pelos testes dá para ver que cada grupo de cooler fica separado por uns 2-3ºC graus. O H80i estaria mais perto do H100i e do NH-D15 / Assassin II. Já são coolers para um over mais profissa. Mas 4.4Ghz já dá um calor no processador, então às vezes é bom ter uma folga. Ao invés de comprar fans de gabinete por enquanto, melhor usar a grana para pular para um H80i (está barato na Terabyte).

 

E o ruído deve ser parecido, pois são water coolers mais caros e devem vir com fans melhores. Mas nunca se sabe, então é uma loteria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Ah, eu acredito que o H80i vai estar em outro patamar de temperatura, talvez 2-3ºC mais frio, o que é bastante coisa. Nos picos de temperatura máxima pode ser ainda maior. Pelos testes dá para ver que cada grupo de cooler fica separado por uns 2-3ºC graus. O H80i estaria mais perto do H100i e do NH-D15 / Assassin II. Já são coolers para um over mais profissa. Mas 4.4Ghz já dá um calor no processador, então às vezes é bom ter uma folga. Ao invés de comprar fans de gabinete por enquanto, melhor usar a grana para pular para um H80i (está barato na Terabyte).

 

E o ruído deve ser parecido, pois são water coolers mais caros e devem vir com fans melhores. Mas nunca se sabe, então é uma loteria.

Pois é, mas acho que vou pegar o h80i mesmo, pois o gabinete Jaguar é um custo/benefício horripilante comparado ao Noctis 450 que eu estava interessado primeiramente. Fora que daí rende over pra 4,6, já que i7 é pra durar anos, é bom investir num bom WC. E a instalação do h80, o que achas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Charles Decker disse:

E a instalação do h80, o que achas?

 

É a mesma montagem do H75, com bomba Asetek e o mesmo backplate, presilhas. Em geral a montagem dos water coolers é bem simples.

 

A folga do backplate é um problema da Corsair, então não dá para saber. Não sei se é lote feito errado, não sei se depende da placa-mãe, mas volta e meia acontece. Deve ser um detalhe isolado, talvez falha de produção, porque se fosse com alguma placa-mãe específica, aí teriam milhares de pessoas fazendo o mesmo RMA. Ou as pessoas não sabem que está com folga. Enfim, loteria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Olá estou em duvida qual cooler compra e observei que você tem uma boa experiencia no assunto. Eu gostaria de colocar um Overclock meio pesado de 4,6 gHz no i7 6700k, qual cooler você me me indicaria, poder ser Air Cooler ou water cooler, eu estava pensando no Deepcool Gamer Storm Maelstrom 240, o que acha?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/10/2016 às 17:54, Charles Decker disse:

E a instalação do h80, o que achas?

 

Daria, sim. Mas depende do Vcore do seu processador. Mas mesmo que você só consiga com 1.35v eu acho que o Maelstrom 240 daria. Pelo preço que está, acho uma boa opção. Mas se quiser forçar mesmo, o H110i V2 (melhor modelo de H110 / H115) está por $585 na Terabyte, mas eles são grandes (fans de 140mm).

 

Air coolers já fica meio complicado de chegar aos 4.6Ghz, a não ser que seja um NH-D15 ou Assassin II, mas eles são grandes e batem nas memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

4 horas atrás, Contiusa disse:

 

Daria, sim. Mas depende do Vcore do seu processador. Mas mesmo que você só consiga com 1.35v eu acho que o Maelstrom 240 daria. Pelo preço que está, acho uma boa opção. Mas se quiser forçar mesmo, o H110i V2 (melhor modelo de H110 / H115) está por $585 na Terabyte, mas eles são grandes (fans de 140mm).

 

Air coolers já fica meio complicado de chegar aos 4.6Ghz, a não ser que seja um NH-D15 ou Assassin II, mas eles são grandes e batem nas memórias.

Olá pela sua experiencia dentre os water coolers de 240mm qual deles tem o melhor desempenho e qual tem o melhor custo beneficio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jeanjb todos esses de 240 vão ter um desempenho parecido, da mesma forma que os de 120 com radiador de 27mm são praticamente iguais. As bombas costumam ter a mesma rotação, os radiadores parecem ser padrão, etc.

 

Então entra a questão:

 

Estética.

Preço.

RMA.

Fans.

Barulho.

 

Os dois últimos é um equilíbrio entre barulho e desempenho, que pode estar relacionado ao rpm ou a qualidade do fan. Mas fans de 2000rpm para cima são barulhentos, não tem como fugir. Especialmente no radiador de water cooler, que tem uma malha bem fechada.

 

O Maelstrom 240 está por um preço excelente. O Corsair H100i tem um RMA muito bom. Mas no primeiro ano eles vão pedir para você fazer a troca com a loja. Então no primeiro ano todos eles tem o RMA igual. Depois de passado um ano, a Corsair dá 5 anos de RMA (ou seja, mais quatro anos). A DeepCool só dá dois (mais um ano). Acho que a Cooler Master também só dá dois anos (ou três, não sei).

 

Direto da caixa, o Maelstrom 120 deve ser mais silencioso, pois ele parece ter os mesmos fans do Maelstrom 120. O Corsair é loteria. Talvez sejam bons, pois o H100i é um produto mais caro, mas só vendo. 

 

Depois tem as bombas. A da DeepCool se parece com a bomba da Asetek, mais leve, mas ela é mais silenciosa. Tão silenciosa quanto a bomba da Coolit, que é mais pesada. O papo que rola é que a Asetec não fornece bom firmware para o Corsair Link. Então, se for comprar um H100i, eu comprava o da Coolit, mas pode ser preciosismo.

 

Para saber se a bomba é Asetec ou Coolit, basta ver no manual de instalação (tem para fazer download). É só ver na foto embaixo os modelos de backplate e braçadeira. Cada fabricante tem o seu.

 

Agora se você perguntar para mim, eu compraria um Corsair com bomba da CoolIT e trocava os fans. Se eu não tivesse grana, eu compraria o Maelstrom 240. Se quebrar depois de um ano e for muito difícil fazer o RMA direto com a DeepCool, faz parte do risco de quem compra water cooler.

 

Se não quiser correr esses riscos, compre o NH-D15 que a Waz encomenda (acho que demora de 30-40 dias). Mas aí, no caso do NH-D15, você precisa ver as medidas da placa-mãe, do gabinete, e se as memórias são altas ou não.

 

Como eu sempre digo, air cooler só quebra se você der uma marretada em cima. E está arriscado de ele continuar funcionando.

 

Water-Cooler-Pumps.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

2 horas atrás, Contiusa disse:

@jeanjb todos esses de 240 vão ter um desempenho parecido, da mesma forma que os de 120 com radiador de 27mm são praticamente iguais. As bombas costumam ter a mesma rotação, os radiadores parecem ser padrão, etc.

 

Então entra a questão:

 

Estética.

Preço.

RMA.

Fans.

Barulho.

 

Os dois últimos é um equilíbrio entre barulho e desempenho, que pode estar relacionado ao rpm ou a qualidade do fan. Mas fans de 2000rpm para cima são barulhentos, não tem como fugir. Especialmente no radiador de water cooler, que tem uma malha bem fechada.

 

O Maelstrom 240 está por um preço excelente. O Corsair H100i tem um RMA muito bom. Mas no primeiro ano eles vão pedir para você fazer a troca com a loja. Então no primeiro ano todos eles tem o RMA igual. Depois de passado um ano, a Corsair dá 5 anos de RMA (ou seja, mais quatro anos). A DeepCool só dá dois (mais um ano). Acho que a Cooler Master também só dá dois anos (ou três, não sei).

 

Direto da caixa, o Maelstrom 120 deve ser mais silencioso, pois ele parece ter os mesmos fans do Maelstrom 120. O Corsair é loteria. Talvez sejam bons, pois o H100i é um produto mais caro, mas só vendo. 

 

Depois tem as bombas. A da DeepCool se parece com a bomba da Asetek, mais leve, mas ela é mais silenciosa. Tão silenciosa quanto a bomba da Coolit, que é mais pesada. O papo que rola é que a Asetec não fornece bom firmware para o Corsair Link. Então, se for comprar um H100i, eu comprava o da Coolit, mas pode ser preciosismo.

 

Para saber se a bomba é Asetec ou Coolit, basta ver no manual de instalação (tem para fazer download). É só ver na foto embaixo os modelos de backplate e braçadeira. Cada fabricante tem o seu.

 

Agora se você perguntar para mim, eu compraria um Corsair com bomba da CoolIT e trocava os fans. Se eu não tivesse grana, eu compraria o Maelstrom 240. Se quebrar depois de um ano e for muito difícil fazer o RMA direto com a DeepCool, faz parte do risco de quem compra water cooler.

 

Se não quiser correr esses riscos, compre o NH-D15 que a Waz encomenda (acho que demora de 30-40 dias). Mas aí, no caso do NH-D15, você precisa ver as medidas da placa-mãe, do gabinete, e se as memórias são altas ou não.

 

Como eu sempre digo, air cooler só quebra se você der uma marretada em cima. E está arriscado de ele continuar funcionando.

 

Water-Cooler-Pumps.jpg

Valeu obrigado por todas as informações.

Qual  Corsair vem com bomba da CoolIT, o H100i ou o H100i v2?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, jeanjb disse:

@Contiusa

Valeu obrigado por todas as informações.

Qual  Corsair vem com bomba da CoolIT, o H100i ou o H100i v2?

 

 

O V2 é da Asetek e o H100i é da CoolIT. Para não errar, o código do com bomba da CoolIT é CW-9060009-WW e o da Asetek é CW-9060025-WW. Porque treve uma troca de nomes recentemente (briga judicial entre a CoolIT e Asetek) e ainda tem modelos antigos no mercado com outros nomes (mais comum na série H110).

 

O H100i (CW-9060009-WW) também tem fans mais fortes, então você tem mais opções de curva no Corsair Link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...