Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Canal esquerdo do receiver hk 3480 distorcendo/chiando


Posts recomendados

Prezados, preciso de auxílio.

Tenho um receiver HK 3480, 2 canais stéreo, de 120W por canal, que ficou um tempinho guardado, mas bem acondicionado. Fui botá-lo para funcionar esses dias, mas constatei que os canais esquerdos, tanto do Speaker 1 quanto do Speaker 2, estão gerando distorção e chiado. A música até que se escuta bem o conteúdo, mas sempre sai distorcido (arranhando). Não há ruído/distorção nenhuma se não tiver música tocando. Testei os mesmos alto-falantes (com impedância compatível com o receiver) com os mesmos cabos no canal direito, tanto do speaker 1 quanto do Speaker 2, e som está saindo limpo,  perfeito. Igualmente testei todas as entradas (vid1, vid2, vid3, cd) e em todas os canal esquerdo está distorcendo.
Pesquisando em uns fóruns gringos vi um cara que tava com um problema similar mas em outro aparelho e com as discussões verificou que era o fusível da canal esquerdo que estava estourado.

Sei praticamente nada de eletro/eletrônica e acústica, mas nesse caso sairia algum som do canal esquerdo mesmo com o fusível estourado?

Já vi gente comentando que pode ser resistor ou capacitor.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Até consegui o esquema elétrico do receiver na internet caso ajude alguém a desvendar o problema. 
Agradeço imensamente qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Se tivesse com fusível queimado, não sairia som nenhum.

Se quando ele foi guardado ele funcionava perfeitamente, o que pode ter ocorrido é um desgaste de algum capacitor!, Esses mesmo sem uso podem secar o líquido interno e perder por completo suas características...

Resistores e transistores não se degradam com o tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande @Bcpetronzio, extremamente agradecido pelas informações. É, fiquei pensando pela lógica e não teria sentido mesmo o fusível queimado e sair som do canal. 

O receiver não é tão velho, de 2005, e esteve guardado, bem acondicionado desde 2010/2011 aproximadamente, então será que poderia ser mesmo o capacitor, esse tempo seria suficiente pra ele se degradar.

Outra coisa que fiquei pensando, será que pode ter algo a ver com aterramento? Ou se fosse isso o ruído sairia nos dois canais? 
Não sei se a casa tem o devido aterramento, sei q ela é nova, com as tomadas no novo padrão, mas o plug do receiver não tem os três pinos.

Se fosse o aterramento, como poderia resolver? Um filtro de linha daria conta?

Valeu

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, se fosse problema de aterramento, o ruido/distorção sairia nos dois canais e não apenas em um.

Uma dúvida!, o cabo que você liga ele (Receiver) aos outros aparelhos é o mesmo?

Você pode estar com o cabo danificado em uma das vias! troque ele antes de verificar o aparelho internamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É testei ligando em uma extensão que tem 3 pinos mas continuou na mesma. Sim Bc, o cabo de conexão dos falantes é exatamente o mesmo, se mudo ele pro canal direito, toca perfeito. Igualmente, testei-os em um receiver multi-canal q tenho eestou usando no momento e tá tocando perfeito todos os falantes com os cabos testados. É acho q é caso pra um técnico, profissional mesmo. Tens ideia de qto deve sair em média os reparos se forem os capacitores? Valeu, parceiro!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@fwafloripa, Isso é um caso dos mais complicados para julgarmos!

Capacitores, como acredito que seja seu problema, são muito baratos! De centavos (muitos) a R$20,00 (muito poucos), o preço do reparo fica em praticamente na mão de obra da oficina! Nessa, não podemos mensurar pois existem muitas variantes!...

Como esse receiver seu não é nada comum! (Básico / Fraco), aqui no interior de Minas Gerais, o pessoal cobraria algo em torno de 100 Reais de mão de obra!

Já na sua região não sei mensurar! 

Lembrando que seu receiver esta custando algo em torno de US$449,00 (Pouco mais de R$1.400,00)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio, desculpe a demora em responder...as correrias da vida..... Enfim, levei a uma eletrônica aqui em minha cidade e hoje me avisaram que eram os transistores de saída que estavam com problema e que não havia a peça no mercado, nem na internet, mas que talvez conseguiriam arrumar uma equivalente, por importação, mas os reparos sairiam por volta de R$ 500,00.  Achei muito caro e levei a outro técnico que irá avaliar... Vamos ver. De qualquer modo, posto, futuramente, aqui a solução. 

Desculpe a ignorância, mas uma dúvida que me surgiu quando vi a fatura de luz desse mês (deu aproximadamente R$ 25,00 mais caro): alto falantes mais potentes, ligados ao mesmo receiver/amplificador que funcionava anteriormente com alto falantes mais fracos (esses de home theater), em nível de volume similar, irão gerar um consumo de energia maior e, por consequência, um gasto maior? Ou seria o mesmo gasto em razão da potência igual do receiver? (Foi mal mudar o foco do tópico, só pra que eu não tenha q abrir um novo tópico.....rsrsrsrsr)

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pelo valor em Reais não dá para você saber, olhe o consumo em KWh, mas já adianto que a simples troca das caixas não geraria um consumo significativo na conta de energia, isso esta mais por conta de chuveiros ligados no inverno (maior consumo) por mais dias que em outros meses mais quentes, ou pelo simples fato da leitura ter abrangido uma quantidade de dias maior, que a leitura do mês anterior... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...